FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização de Pinheiro Negro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thales Costa



Registrado: 08/06/12
Mensagens: 10
Localização: Itabira-MG

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2014 7:57 pm    Assunto: Estilização de Pinheiro Negro Responder com citação

Olá amigos,

comprei esse Pinheiro Negro e, como não tenho experiência com a espécie, preciso da ajuda dos colegas quanto a aramação e principalmente ao trabalho nas agulhas e adubação.

Seguem as fotos:









Grande abraço.


Editado pela última vez por Thales Costa em Seg Out 20, 2014 1:15 pm; num total de 6 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2014 6:34 am    Assunto: Responder com citação

As fotos não apareceram amigo, tente postar novamente!
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2014 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Thales, o trabalho com o pinheiro negro é totalmente diferente do que o trabalho com outras plantas. Primeiramente é necessário seguir um calendário muito preciso de procedimentos anuais. São 4 intervenções básicas anuais e todas devem ser feitas exclusivamente na sua época adequada. De perder a época de uma intervenção, somente poderá executá-la no ano seguinte. As 4 intervenções são denominadas: Hanuki, Metsumi, Mekiri e Mekaki. Não vou ficar descrevendo cada uma delas pois ficaria muito longo e temos inúmeras matérias na net que falam sobre estas intervenções.
Sobre sua planta, algumas perguntas? Ela foi replantada recentemente para este vaso? Foi feita retirada total do substrato antigo ou foi deixado uma parte dele? Foi feito poda de raízes? Este substrato que está aí de que é composto? Só terra? Parece ser pouco poroso...Os PNs precisam substratos muito drenantes...Bom, dependendo do tempo que a sua planta está neste vaso aí, podemos dar novas dicas.... Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thales Costa



Registrado: 08/06/12
Mensagens: 10
Localização: Itabira-MG

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2014 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Élio,

Não tenho certeza mas creio que a planta está nesse vaso a mais de 2 anos. Até que o substrato drena bem, tem areia grossa e terra vegetal. Gostaria de trocar o substrato por 50% de caco de telha, 30% de casca de pínus e 20% de terra vegetal. Mas não sei se seria época no caso do PN. Acho que ele está sem adubação e queria aramar e trabalhar as agulhas, pinça e podar as velas. O que acha? Daria pra fazer isso na primavera? Muito obrigado pela atenção. Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O DRUIDA



Registrado: 05/05/09
Idade: 49
Mensagens: 28
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2014 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Cara,não consegui visualizar direito,mas ta me parecendo lophodermium nas agulhas do teu pinheiro....fica atento,o danado não é brincadeira.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2014 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

O momento para replantio do PN está meio tarde. O ideal seri fazer isso em agosto. As aramações são feitas no inverno. Sobre pinçagem e poda de velas, como eu falei acima. Cada intervenção de uma vez e em que seguir o calendário de cada intervenção. Pesquise os momentos certos e forma de fazer: Hanuki, Metsumi, Mekiri e Mekaki... Fica complicado ficar aqui descrevendo com detalhes estes passos. mas tem bastante material na net explicando...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thales Costa



Registrado: 08/06/12
Mensagens: 10
Localização: Itabira-MG

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2014 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Élio, que adubação eu poderia fazer agora nesse PN? Creio que há muito tempo ele não recebe adubos. Estou estudando sobre os ciclos do PN e está sendo de muita ajuda.

Abraço.
Thales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2014 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Thales, vê se consegue comprar Osmocote. Pode ser pelo ML. Porque é a adubação mais adequada para os PNs e especialmente para quem não tem prática em adubação, pelo fato dele liberar lentamente não ocorrendo o perigo de superdosagem. Além disso ele permanece fornecendo adubação por mais de 6 meses sem reaplicar. Também a dupla torta de mamona X farinha de osso é uma boa opção. Não aconselho o uso de adubos químicos como eu disse, especialmente pelo perigo de ocorrer uma superdosagem.
Nesta época seria o momento de fazer o Metsumi - Poda parcial das velas. Porém seu PN está estacionado, não emitindo velas vigorosas, então não tem o que fazer desta operação. Poderia então aproveitar para fazer a pinçagem das agulhas velhas, que segundo o mestre Hidaka, no Brasil podemos fazer o ano todo. Se você observar é fácil distinguir o que são agulhas novas ou velhas simplesmente pela coloração. então as agulhas velhas podem ser retiradas, simplesmente pegando aos pares e puxando reto, na mesma direção que crescem. Há uma necessidade de trabalho de estilização, poda e aramação a ser feita em seu PN, mas isso somente deverá ser feito no próximo inverno.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thales Costa



Registrado: 08/06/12
Mensagens: 10
Localização: Itabira-MG

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2014 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Élio, obrigado pelas dias. Estudei as fases do PN e fiz a pinçagem das agulhas velhas. Algumas velas que estavam um pouco maiores eu fiz a poda parcial e as que estavam bem pequenas eu deixei sem podar. Tenho osmocote que comprei no ideal bonsai. Posso fazer a adubação com TM +FO no mesmo momento que adubar com osmocote? Abraço

Thales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thales Costa



Registrado: 08/06/12
Mensagens: 10
Localização: Itabira-MG

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2014 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Élio, depois vou postar uma foto de como ficou após a pinçagem.
Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2014 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Se tens Osmocote pode dispensar TM+FO. Use somente o Osmocote. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2014 10:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como bem salientou o nobre amigo Elio Luis, o PN é uma planta sui generis, significando que é bem diferente mesmo o seu cultivo e a maneira correta de lidar com ela, para que ao final tenhamos um bonsai digno de ser assim chamado.

Minha orientação é, quando possível, que o cultivador de PN faça um bom curso presencial com algum professor que conheça bem essa espécie e possa dar todas as orientações necessárias. Essa é a melhor forma de se aprender a trabalhar com a espécie sem incorrer em erros que possam conduzir a perda material, e economica.

Como as vezes nem todos temos condições (financeiras ou não) de fazer um curso presencial com um professor habilitado nessa espécie (Tramujas, Regina Suzuki, Renato Bocabello, Elio Novacki, Elio Luis Sechi, dentre outros), sugiro então a aquisição do excelente livro escrito pelo nobre amigo Mario Garcia Leal: "Osamu Hidaka" - A História de um homem e seus PN.

Mais que contar a vida de Hidaka sensei, esse livro é um grande achado para todos os que apreciam a espécie e têm vontade de aprender a lidar corretamente com ela. Bem explicado, detalhado, com muitas imagens, ele permite que qualquer cultivador, com um mínimo de interesse em aprender, siga sem problemas o cultivo correto da espécie, evitando incorrer em erros comuns a quem prefere apenas a net. Não é um livro caro, e pode ser adquirido facilmente.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2014 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Boa dica do livro, Nicky.
Eu também tenho este livro e seguidamente, quando a memória falta vou me socorrer nele. É só contatar diretamente com o Mário, pode ser por MP aqui no fórum mesmo ele enviará pelos Correios e o custo-benefício é excelente.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2014 11:19 pm    Assunto: e o medo???!!!! Responder com citação

Nick e Elio.... e o medo aonde fica??? kkkk

o livro já li num madrugada.... e a coragem para fazer algo com a planta...!!! hahaha
Porém neste calor e falta de umidade em sp.... tá difícil...

nestes dois últimos dias .... choveu.. (UFA).... mas pelo jeito só devo mexer em junho pra julho.... vou pinçando....

agora.... uma pergunta que serve pra tb ajudar o colega.... do post..... devo tirar com tranquilidade as agulhas novas... do topo.... mesmo em verde viçoso...???

para favorecer os galhos de baixo...?

a minha esta com 70 a 90 cm de altura....

abraços...?

CARLOVICH
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Dez 04, 2014 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a demora no retorno. O bicho pegou por aqui nos últimos dias...rsrsrs Sempre é bom esperar as agulhas amadurecerem um pouco para retirar, não tirar enquanto estiverem muito tenras...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil