FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pingo de ouro - buscando orientações
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2014 9:49 pm    Assunto: Pingo de ouro - buscando orientações Responder com citação

Galera, esse pingo de ouro foi meu primeiro yamadori. Tem 4 meses que ele ta nessa bacia, agora não tenho a meno ideia do que fazer com ele. A borracha no tronco mais fino está aí porque na minha ansiedade de incliná-lo eu acabei rachando a madeira. Espero poder contar com ajuda de alguns.

Abraços.



















Espero por opiniões.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2014 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Bem com a planta recuperada está na hora de tomar um rumo no sentido de ver uma futura estilização. Vou colocar aqui uma foto com os locais onde deverá cortar. Na verdade eu cortaria o tronco mais grosso ainda mais curto do que mostrei, pois estamos deixando um galho apenas. Normalmente em pingo de ouro, na hora da poda para obter nova brotação eu não deixo nada. Além disso este segmento de galho acima da curva está meio longo, poderia ser mais curto do que mostrei aí. Porém também não quero ser tão drástico com a planta do amigo...rsrsrsrs
Antes de postar a foto ainda quero dizer que precisa reduzir o tamanho das fotos para postagem se não aumenta o tamanho da página e fica difícil a visualização. As fotos tem que ser em tamanho 640X480 megapixels...


_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2014 2:28 pm    Assunto: Pingo de ouro Responder com citação

Olá Elio, que a boa mão de Deus seja contigo meu brother.

Cara, primeiro obrigado por me ajudar pela segunda vez com suas opiniões, que tem sido valiosas para a minha inexperiência. Também quero agradecer pela dica em relação ao tamanho das fotos, mas, como faço isso, num editor de fotos?

Cara, fiz a intervenção que você sugeriu. Vê se era isso mesmo?


Fiz certo o que vc havia imaginado?







Ainda tenho algumas dúvidas devido a minha leiguice.
E agora, o que a gente faz aqui, deixa emitir novas brotações? Esse galho que está crescendo, devo deixá-lo crescer livremente, ou devo fazer uma poda curta?

Bom, fico no aguardo, e também espero opiniões de outros irmãos no bonsai, se isso não for anti-ético aqui no fórum, é claro.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2014 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Opa. Esta poda ficou boa. Agora tem duas possibilidades. Cortar este broto também loco acima da primeira folha que ele tem, ou deixar ele crescer livremente por um certo tempo a fim de engrossar e fazer o corte neste mesmo ponto que falei, mais adiante. Estou meio na correria, deixa assim por enquanto e assim que possível eu faço uma projeção tabajara de futuro. E quanto a opiniões de outros foristas nem só podem como DEVEM dar outras sugestões que certamente é o que todos nós esperamos. Afinal o fórum é um espaço de aprendizagem mútua, ninguém sabe tudo e todo mundo tem algo a ensinar. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2014 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da projeção do meu xará!!!!!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 18, 2014 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Isso mesmo Élio, os méritos são todos do seu xará. Me ajudou muito.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2014 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Wermeoson, amigo, gostei de ver sua disposição em seguir a risca a dica dada pelo Seki. Ás vezes vemos foristas que pedem opinião, mas na verdade ja decidiram o que fazer. Seguindo dicas dos experts, como Seki, reio que sua planta vai ficar muito linda muito em breve. Ainda não tenho nehuma desta, mas é só surgir oportunidade legal que vou adquirir... Continue nessa humildade com paciência e perseverança.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2014 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Faaala meu brother Sila Lanzieri. Cara, eu não sei neca de pitibiriba sobre as técnicas do bonsaísmo, apesar de de ter um grande amor pelas plantas já há muito tempo. Olho para uma planta que desejo transformar em bonsai e não consigo nem sequer ver um possível estilo, portanto, irei seguir sempre a risca cada instrução edificante que receber de todos os amigos aqui do fórum, principalmente aquelas que vem de pessoas cuja a trajetória mostram o valor de seus sugestões.

Agora estou aguardando o amigo Élio Luiz ter um tempo para mandar o rascunho de uma projeção futura.

Abraços
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2014 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Wermeoson, sou meio maneta em projeções. Eu mal consigo alterar uma foto com uns rabiscos no Paint....rsrsrsrs Então segue a mais tabajara das projeções. Os riscos em verde simbolizam os galhos que serão feitos com a nova brotação que virá. O risco em azul simboliza um galho que vai para os fundos. Conforme a brotação os locais certamente sofrerão alteração. Eu ainda não tenho bola de cristal para dizer exatamente onde vai brotar...rsrsrsrs O risco da copa em Neon verde é mais ou menos um desenho que se poderá buscar. Uma leve inclinação do tranco para a esquerda vai fazer com que o novo ápice fique mais alinhado com a base do tronco. Esta nova brotação possivelmente não sairá agora em função do galho que foi deixado. Eu acho melhor deixar este galho engrossar um pouco e daí fazer a poda dele logo acima do primeiro par de gemas. Mas isso só mais adiante. Enquanto isso se sair alguma brotação no tronco que se possa aproveitar como galho futuro, a gente já vai mantendo...

_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2014 6:01 am    Assunto: Responder com citação

Faaaala senhor Elio! Mais uma vez, muito obrigado pela boa disposição em me auxiliar. Vou guardar essa projeção "tabajara", rsrsrs, com muito carinho e procurar ser zelosamente fiel a ela.
Como já havia sido uma sugestão, eu havia decidido deixar aquele galho engrossar mais um pouso antes de poda-lo.
sobre as novas brotações, algumas já estão surgindo no tronco. Depois tiro algumas fotos e atualizo a "progressao" por assim dizer.
No mais, por enquanto, um grande abraço e vamos esperar a criação realizar a sua parte do trabalho.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil