FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Oque posso fazer?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus Marçal



Registrado: 29/06/12
Idade: 40
Mensagens: 10
Localização: Monte Carmelo-MG

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 12:11 pm    Assunto: Oque posso fazer? Responder com citação

Olá Pessoal,

Comprei esse shimpaku essa semana para iniciar! E agora o que faço com ela. transplanto, podo, aramo, e ai? Ela supostamente tem 3 anos e 21 cm.

http://www.flickr.com/photos/13187909@N06/7467019680/in/photostream

http://www.flickr.com/photos/13187909@N06/7467020042/in/photostream

http://www.flickr.com/photos/13187909@N06/7467021312/in/photostream
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
andre_indaia



Registrado: 06/06/12
Mensagens: 10
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, olhando as fotos eu primeiramente faria o famoso "Toilet", elimitando os galhos indesejaveis e pinçando as agulhas queimadas, para assim que começar a enxergar a linha principal da planta. Isso vai facilitar a definir o estilo que deseja seguir.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
stormridersp



Registrado: 26/06/12
Idade: 43
Mensagens: 17
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Sou iniciante tbm e apesar de não ter nenhuma planta ainda, ja estou no meu segundo livro de estudo e, gostaria de pedir a ajuda dos outros membros mais experientes, que me corrijam, pois assim posso também aprender.

De acordo com o livro da familia Mazakuni, a sua primeira tarefa é criar um novo Nebari, isto é, uma nova distribuição de raizes, realizando assim um transplante, substituindo o substrato que veio por um de mais qualidade, cortando a raiz central para que as laterais possam se desenvolver melhor e por ultimo, seperando as raizes de modo que sejam distribuidas igualmente ao redor dos 360 graus da circunferencia da arvore, sempre buscando o equilibrio.

Em seguida, após realizar o toilet sugerido pelo andré, é hora de definir o lado frontal do bonsai, para então decidir qual o estilo que vai ser adotado para seu bonsai.

Eu só não sei ao certo se agora é o momento certo para realizar o procedimento acima, ou melhor esperar até o final do inverno, logo antes do momento de energia vital maxima da arvore, que representa a estação da primavera.

Espero estar certo e haver ajudado.
abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, amigos

No meu ver, para iniciantes, sugiro pingo d'ouro, ligustro, plantas nativas.
Se vc quer manter seu shimpaku vivo, simplesmente compre uma bacia fure bem ela, e faça um falso transplante em um substrato bem drenante.
Falo isto para o seu bem. Minha primeira planta morreu, e era uma pitanga.
Para vc não ser mais um desiludido na arte do bonsai, pois muita gente começa, e a primeira planta morre e então desiste do negócio.
Sei isto por mim, quando minha pitanga morreu, levei anos para criar coragem e recomeçar, e agora sinto falta do tempo perdido...
Sugiro que por hora, não faça nenhuma intervenção como poda, aramação, transplante para correção do nebari...
Ou a menos que vc se sinta seguro, pois o shimpaku é morredor.
Não estou querendo te assustar, só não quero que vc passe pelo que eu passei.
Adquira mais algumas plantas, pelo menos mais umas quatro. Não precisam ser plantas prontas, bastam ser pré bonsais, mudas, yamadori...

Espero ter ajudado

Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Marçal



Registrado: 29/06/12
Idade: 40
Mensagens: 10
Localização: Monte Carmelo-MG

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Que substrato devo usar para esse falso transplante? Depois desse falso transplante posso deixa-lo no sol ou a sombra? Alguem ai tem pré bonsais, mudas pra seder. Nao minha regiao só encontro mausai em super mercado. Quero algo para trabalhar pra dar uma animada. Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2012 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Bom o substrato que eu utilizo, é Caco ceramico, carvão vegetal, terra preta de floricultura, pedrisco,casca de pinus e ''brita''. Voce pode pesquisar no forum, tem bastante material sobre substrato, inclusive no site do Mario.
Quanto a isnsolação, pode deixar no sol direto o dia todo, os juniperos em geral gostam de sol.
Bom quanto a conseguir plantas p vc, vc pode pegar galhinhos de pingo de ouro e fazer estacas(é bem fácil), estacas de ligustro pegam bem, conseguir material por via de alporquia, e até se vc conseguir ir em algum quintal de um conhecido, sempre tem alguma coisa que pode ser aproveitada.

Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cássio Rodrigues



Registrado: 02/11/14
Idade: 28
Mensagens: 4
Localização: Monte Carmelo-MG

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

Matheus se vc só conseguira um shimpaku de qualidade aqui na região no viveiro araguari entre Uberlândia e Araguari. Ou por encomenda na floricultura d'core, mas com um preço um pouco alto.
Que bom saber de mais um conterrâneo bonsaista.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil