FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[a] Buxus 3
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andretanure



Registrado: 08/08/11
Idade: 33
Mensagens: 56
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Out 14, 2014 1:08 pm    Assunto: [a] Buxus 3 Responder com citação

Sugestões?











Após poda de manutenção para melhor visualização:

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 6:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Poda de manutenção para melhor visualização? Essa é nova para mim. Rolling Eyes Rolling Eyes

Bem, a poda de manutenção serve, como o próprio nome diz, para preservar algo que já está pronto (manutenção é algo que se faz nesse sentido, promove a preservação e conservação). No caso da sua planta, vc fez uma poda de limpeza, retirando muito material que poderia ser melhor aproveitado. Onde, então, é comum recomendarmos "paciência", muita paciência, antes de meter a tesoura e sair cortando.

Minha sugestão, quanto a sua planta, seria no sentido de usar uma escova de dentes velha, para limpar a base do tronco, retirando aquela crosta verde e outras impurezas, mas isso vc já fez, então agora é passar para o trabalho na planta.

O sistema radicular dela está muito exposto. Mesmo considerando a hipotese de vc querer formar um bonsai no estilo Neagari, terá que rever esse modo de plantio, enterrando as raizes corretamente no solo, para que elas engrossem um pouco mais, antes de querer expor elas nesse estilo. Sugiro, então, o replantio dela em um recipiente de cultivo um pouco mais profundo que o atual, para que isso possa ser concretizado.

A poda de limpeza que fez reduziu em muito a massa verde da planta, então será preciso agora trabalhar visando corrigir esse problema. Por outro lado, com essa redução de folhagem, podemos visualizar que ela tem muitos galhos que podem ser eliminados, restando um mínimo deles com que formatar, corretamente, uma boa estrutura aérea, num futuro não muito distante.

Aparentemente o caule principal se bifurca em dois, então é preciso cortar o que tiver menos galhos, mantendo o que visualizamos na "frente" mostrada pela última foto. Nesse galho, selecione um galho lateral, um de fundo e alguns na parte superior, onde irá formatar então a copa da planta. O restante poderá ser cortado fora, sem medo nem dor. Ao replantar, deixe a planta se recuperar bem por uns dois ou tres anos, para só então voltar a mexer em sua estruturação aérea. Boa sorte.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
andretanure



Registrado: 08/08/11
Idade: 33
Mensagens: 56
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2014 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

certamente poderia ter me expressado melhor.
Realizei apenas uma poda de limpeza dos galhos, para melhor visualizar a planta e escolher o estilo a ser seguido, inclusive para permitir que os amigos do fórum conseguissem ver a estrutura da planta com as fotos postadas.

Quando usei o termo "manutenção", referi-me de fato à manutenção do "estilo" que vinha sendo empregado pelo antigo proprietário.
Se esse estilo é ruim, bom, sem técnica etc., não vem ao caso. Fato é que o antigo dono vinha cultivando a planta seguindo um mínimo de planejamento.

Assim, a "manutenção" que me referi é essa. Não realizei nenhuma intervenção que alterasse o que já vinha sendo feito. Deixei o máximo de opções possíveis, para decidir o futuro da planta somente após as opiniões dos amigos.

Quanto aos galhos removidos, restringi-me àqueles que, a meu ver, não poderiam ser aproveitados em qualquer tipo de projeto. Removi então os secos, aqueles quer cresciam em locais errados (dois galhos na mesma altura do tronco, galho que nasciam em uma forquilha, galho "secundário" que cruzava outro "primário", etc.).
Provavelmente um olhar mais acurado e treinado poderia ter feito essa limpeza de forma diferente, mantendo galhos que eu retirei e/ou retirando alguns que eu mantive. Entretanto, com a foto daquela bolinha ninguém conseguiria sugerir onde realizar a "limpeza".

Outro objetivo da poda foi tentar aproximar as botações do tronco, o que de fato ocorreu. Com a poda, surgiram várias brotações mais baixas, inclusive no tronco.

Portanto, se errei não foi falta de paciência, mas de experiência. E experiência se adquire errando.

Deixarei a planta se recuperar agora enquanto decido (com auxílio dos amigos) o caminho a ser seguido.

Vamos ver se com essas brotações outras possibilidades vêem à mente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2014 7:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Andre, fico particularmente contente em ver que sabe se expressar corretamente, bem como com ótimo entendimento, sobre a maneira como procedeu aos trabalhos em sua planta. Importante esclarecer dessa maneira, justamente para não suscitar dúvidas e permitir que outros, iniciantes ou não, possam também, por sua vez, estar aprendendo a definir corretamente os trabalhos necessários para executarem em suas plantas.

Não digo que tenha errado ao proceder aos cortes nos galhos que, seguindo seu julgamento, achou por bem retirar da planta. De fato, a impaciência a que me referi diz respeito ao modo como a planta ficou, ensejando que por vezes é melhor aguardar do que cortar. Mas o seu discernimento, esclarecido o seu proceder, está certo e agiu corretamente ao fazer isso.

Por outro lado, considero melhor adquirir experiência trabalhando, principalmente com auxilio de outros, do que errando. Os erros, na maioria das vezes, levam não à sabedoria, mas sim à derrota e esta ao desânimo. Vejo isso muito, não apenas nos foruns de que participo, mas no face tb. Muitos iniciantes relatam que, ao cometerem erros tidos por outros como primários e irreversíveis, sentiram-se desanimados a prosseguir na arte, abandonando-a.

Eu sempre busquei o meu próprio aprimoramento e, ao criticar determinadas ações, busco o melhor de cada um, salientando a importância de sermos pacientes, para não cometermos erros. Mas, se porventura cometermos algum erro, sempre poderemos estar aprendendo com eles. Mas aprender com os próprios erros, ou com os erros alheios, não significa estarmos adquirindo experiência. A experiência advém com o tempo, com a prática constante, com a tentativa e com os acertos. Os erros, longe de servirem a isso, levam muitas vezes a mais erros, isso sim.

Mas fico feliz que vc tenha a visão que descreve em seu texto, pois ela é premonitória de que bons e relevantes trabalhos virão dela, permitindo que voce alcance seus objetivos e chegue a um nível considerado excelente dentro do nosso Universo Bonsai. Aprendi bem com suas colocações e espero que as minhas, mais que críticas, sirvam a você no mesmo propósito. Um abraço.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
andretanure



Registrado: 08/08/11
Idade: 33
Mensagens: 56
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2014 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

obrigado pelo incentivo.

Certamente a sabedoria decorre da experiência. E para adquirir experiência eventualmente erramos. O objetivo não é "errar para aprender". Mas no processo de aprendizado alguns erros são inevitáveis. O que não se pode é desistir após qualquer revés.

...


Essa planta em particular precisa de uma mudança grande em sua condução.

Vê-se na terceira foto que seus galhos estão em leque, sendo que os dois de baixo nascem na mesma altura, e os dois de cima também.

Creio que devem ser removidos um de baixo, e outro de cima.

Ainda estou estudando qual a melhor opção. Com as brotações no tronco, talvez surja alguma possibilidade nova.

Vamos aguardar.



Quando passa a ser seguro fazer o transplante?

O solo não está bom. Já está com muitas raízes e o material não é drenante.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil