|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:20 pm Assunto: acerola |
|
|
gente esta acerola eu ja mostrei aqui porem provavelmente em 2009 nao achei, porem tenho a foto...mais nao vou poder coloca-la aqui...so a atual mesmo..
vou providenciar as mais antigas
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:17 pm Assunto: |
|
|
junin,
é uma espécie boa para se trabalhar. Não é usual termos dois galhos saindo de um mesmo ponto. Nesta planta eu eliminaria o primeiro galho da esquerda deixando o segundo, que pela foto parece mais bem posicionado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 8:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Junin, como disse bem o Edson, corte fora um dos galhos que brotam no mesmo ponto. Ao mante-los, voce corre o risco da planta engrossar muito nesse ponto, causando um defeito que chamamos de conicidade invertida, ou seja, a planta engrossa mais na parte superior do tronco que na base.
A aceroleira é uma excelente planta para ser explorada como bonsai. Em meu viveiro tenho várias, de formatos, tamanhos e grossuras diversas, incluso cascata. Por experiencia, sugiro que voce faça um replantio, promovendo um recipiente maior, mais bem perfurado na lateral e no fundo, para acelerar o desenvolvimento da planta, contribuindo para um engrossamento maior do tronco. Use um substrato bem drentante: caco ceramico, pedrisco, casca porosa de arvore (pinheiro é o ideal), terra granulada (de formigueiro ou cupinzeiro, queimada). Nada de adubação antes de 30 dias do reenvase. Ao iniciar a adubação, use matéria organica, como esterco bovino curtido ou a velha dobradinha: torta de mamona e farinha de osso, que são ótimas para o desenvolvimento de plantas novas.
Os galhos da planta devem ser podados cuidando de cortar fora as brotações que vinguem na parte superior e inferior do galho, mantendo apenas uma das brotações laterais, conduzindo o galho dessa maneira, proporcionando um movimento levemente sinuoso nele. No inverno, ou seja, agora, é a melhor época para desfolhar. Para fazer isso, use sempre uma tesoura de pontas finas, cortando a folha no pecíolo (talinho) ao invés de arrancar com as pontas dos dedos. Dessa maneira, vc preserva as gemas das novas brotações, não interferindo danosamente em seu desenvolvimento.
De resto, muita agua na rega, que deve ser realizada sempre ao final da tarde, uma vez ao dia. Sol pleno, de manhã até a tarde, irão ajudar muito no cultivo da espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
valew gente..!!
mais aqui, esses galhos que saem juntos um esta para fazer a parte de tras da planta....mesmo assim devo cortar? |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Tira foto de outros ângulos, inclusive de cima da planta e com alguma referência.
Tipo, coloca uma garrafa pet ao lado.
Abraço. |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 15, 2013 6:19 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, uma atualizaçao!
Coloquei ela na terra, no fim do inverno, e deixei ela no quintal para dar uma engrossada! Acabou que não dei muita atenção a ela e não continuei o treinamento, resultado: cresceu muito desproporcional!
vamos as fotos!
e ai alguma sugestão? estava querendo tirar o segundo galho da direita da foto.
seria melhor tirar agora no fim do inverno e fazer um reenvase?
ela esta ali tem pouco mais de um ano se nao me engano.
no mais é isso! até |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 04, 2013 6:48 pm Assunto: |
|
|
já pensou em dar uma radicalizada tirando o galho que cresceu livremente para cima e usar o ultimo galho da direita como ápice??
eu faria isso na minha humilde opinião de iniciante... |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 25, 2014 9:28 pm Assunto: |
|
|
galera nao consigo colocar a foto direto aqui! alguem ajuda? |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 03, 2015 8:55 am Assunto: |
|
|
Fico ruim d ver? |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 17, 2015 10:07 am Assunto: |
|
|
Estou fazendo uma alporquia nas raízes...acho q está indo bem! Depois coloco mais fotos! Até logo! |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 14, 2015 1:11 pm Assunto: |
|
|
Preciso tirar ela daqui da casa da minha mãe. Ela está numa bacia furada
Em contato com o solo. Será que dá para tirar sem maiores prejuízos ou espero
A primavera? |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 14, 2015 1:12 pm Assunto: |
|
|
Preciso tirar ela daqui da casa da minha mãe. Ela está numa bacia furada
Em contato com o solo. Será que dá para tirar sem maiores prejuízos ou espero
A primavera? |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jul 14, 2015 4:55 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem, Junin?
Eu fiz alguns transplantes inclusive de frutíferas nesta época e ainda com alguma poda radicular. Claro que uso alguns parâmetros como a observação de sua fase de crescimento: se está com crescimento ativo ou passando por um período de dormência. No caso dela estar mais inativa, eu não teria tanto receio até por ser uma espécie resistente.
Mas colocarei algumas observações:
Para retirá-la do local, eu não tenho idéia da profundidade da bacia. Se for pouca coisa, parta para um jato de água no solo embaixo dela para as raízes aparecerem e ela sair facilmente. Se já estiver mais profunda, faça uma cova com uma boa margem (dependendo da grossura dos furos, por estarem preenchidas com raízes), pegue este "torrão+bacia" e parta novamente para o uso de jato de água para limpar as raízes e permanecer somente a bacia com as raízes do lado de fora dela.
Dependendo das condições, eu gosto de usar um borrifador para mantê-las úmidas durante o procedimento de poda. Use ferramentas bem afiadas e limpas e realize os cortes de maneira limpa, sem "morder". É preferível usar algum tipo de cicatrizante caso a bitola da raíz seja superior ao diâmetro de um cigarro.
Caso haja a necessidade durante o procedimento, corte a bacia com o estilete tomando o devido cuidado no manuseio deste.
Se for remover muito material radicular, a massa foliar deverá ser removida também, uma vez que ela "sustenta" esta parte. Ai te aconselho a remover alguns galhos ou realizar uma desfolha nas folhas mais velhas. Mantenha-o sob luz indireta até as primeiras brotações pós "operatório" rs. Nesta fase gosto de usar a tiamina (vitamina b) na água de rega a cada 3 dias, ela é um ótimo enraizador natural.
Quando ela emitir as novas brotações, estará apta para ser colocada no local definitivo, sempre sob supervisão inicial!
Quanto as fotos, fiz um tutorial simples, pode lhe ajudar a postar as fotos.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24618
Mas na dúvida, opte pelo início da primavera, estação marcada pela vigorosidade das plantas. Boa sorte. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 15, 2015 4:25 pm Assunto: |
|
|
Cara, realmente muito obrigado ajudou bastante..sempre consegui colocar as fotos acho que este dispositivo me em pede. ...
colocarei mais fotos após o transplante que de fato será na primavera... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|