|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 20, 2015 4:26 pm Assunto: |
|
|
Legal .. Professor... Piteco jóia... vai ficar da hora... rss
Apenas comentários despretensiosos:
Li que o osmocote posto assim , na superficie do substrato, tem seus efeitos reduzidos, porque quando regamos, libera seus componentes, que em contato com o ar, evaporam, perdendo-se... Sendo o ideal enterrar nas bordas da bacia...etc..etc...
A poda drástica no final do tronco , onde começa o novo apce, o a continuação do tronco( ainda verde).. Depois do acabamento ficou com aspecto de lápis, dificultando a cicatrização... Tb faço assim para tentar disfarçar o corte, mas acredito que a melhor maneira seja manter o corte reto até o novo galho ficar proporcional e durante o processo apenas escarear por dentro do corte...
Quanto a madeira morta, cuida para que tb não tenha a aparencia de lápis... rsrsr o f.. é que madeira tirada não tem volta... tá certo vc indo com calma... rsrs Tambem não retiraria a casca até o substrato... É comum apodrecer ou entrar parasita e doenças pelo contato com a umidade ...
Tenho 3 em bacias e 5 no chão... Se fosse prá fazer estacas a cada poda já estaria com umas 1000 .. eira bichinha que cresce rapido..né??? Ainda acho dificil a ramificação tb... pq os galhos se alongam muito ...No mais ..parabens pela escolha do caminho... foi a melhor... Abraços... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jan 21, 2015 9:26 am Assunto: |
|
|
Olá meu amigo!!
realmente o crescimento dessa espécie é fantástico e invariavelmente os galhos são marcados pelo arame.
Será que essa informação sobre o osmocote procede?
Abraço. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qua Jan 21, 2015 1:04 pm Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Olá meu amigo!!
realmente o crescimento dessa espécie é fantástico e invariavelmente os galhos são marcados pelo arame.
Será que essa informação sobre o osmocote procede?
Abraço. |
Amigos, se me permitem, tenho a impressão que sim!
Alguns dos meus shimpakus que estavam no sistema de Osmocote livre pelo vaso brotaram muito menos do que os que tinham porta adubo.
Assim, resolvi concentrá-los em todas as plantas.
Não sei se a informação da evaporação procede, mas vc percebe a diferença em pouco tempo... _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 23, 2015 9:02 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, uma pequena ajuda com relação ao Osmocote!
1. Nos porta-adubos é onde ele menos libera para a planta, pois só libera n o momento que vc rega.
2. Quando colocado sobre o substrato ele libera um pouco mais pois fica mais tempo úmido do que nos porta-adubo
3. Onde mais libera é quando enterrado no substrato, simplesmente porque fica mais tempo úmido
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|