FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

água da máquina de lavar Roupa
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Sex Abr 24, 2015 11:37 pm    Assunto: água da máquina de lavar Roupa Responder com citação

pessoal me bateu uma enorme duvida aki. aqui não estamos em faze de racionamento de água porem ando jogando muita água de lavagem de roupa fora, fiquei com uma certa duvida se posso reutiliza-la como rega para as plantas ate pq tenho uma pequena horta de quintal.

fiz uma pequena pesquisa, mais não achei quase nada convincente, apenas uma matéria que fala que a água da 1 rodada faz mal por causa de X e as restantes fica de boa, mais pode ser prejudicial para certas plantas por causa dos sais e a concentração de PH varia de 7,1 a 7,9 que são aceitáveis.
segue a postagem.

Reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas
Autor: Anita Cid - Data: 03/05/2008

Você sabia que reutilizar a água que sai da máquina de lavar roupas para regar o jardim além de ajudar o planeta ainda pode fazer bem para as plantas? É o que afirma o professor de botânica do Instituto de Biociências da USP, Gilberto Kerbauy em entrevista cedida a revista Super Interessante. "A partir do 2º ciclo de lavagem, a concentração da maioria dos sais está numa faixa que traz benefícios às plantas, principalmente aos gramados", afirma.

O professor analisou os resultados da tese de doutorado da engenheira civil Simone May, também da USP. A pesquisadora quantificou itens como acidez sais, metais pesados e coliformes para 3 enxágües, baseados na lavagem de roupas de uma família tipica. Simone constatou que a quantidade de coliformes fecais no 1º ciclo era de 44mil em cada 100 mililitros. Tendo como base que em uma piscina a quantidade tolerável é 1mil/ml, este enxágüe é considerado muito sujo. Mas nos enxagues seguintes, a concentração abaixa, podendo ser reaproveitada para regas de plantas, já que os valores de pH estão na faixa tolerável para a maioria das plantas (7,9 e 7,1). Kerbauy adverte que eventualmente a concentração de sódio poderia ser prejudicial para algumas espécies e que o reaproveitamento desta água deve ser evitado para molhar hortas.


resumindo, posso ou não posso utilizar essa água do enxague?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 9:12 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, meu amigo Smart2!

Eu nunca vi nada a respeito desta nova idéia. Segundo o wikipedia:

Coliformes fecais
, atualmente chamado de coliformes termotolerantes, são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.

Em outras palavras estão presentes nas fezes.
Lembro-me de ter escutado quando no ensino médio e no cursinho que existem doenças transmitidas pelas fezes, como amebíases, cólera e etc.

Como a finalidade que deseja é para a rega da horta, que posteriormente é para o consumo, eu não o aconselharia.

***

Vou falar sobre um procedimento da minha esposa para lavar minhas roupas do trabalho, que era diferente do que minha mãe fazia para lavar e que ao meu ver, acaba economizando a água.

Ela pega as roupas coloca na máquina com o sabão e deixa de molho. Ocorre a lavagem, a primeira água suja sai. Ai assim que a máquina retira a água suja, ela desliga o aparelho.
Enche uma bacia com água + amaciante. Retira peça por peça da máquina, enxaguá nesta nova água, torce e pendura no varal.
Elas saem limpas e cheirosas, claro que não sujo muito a roupa, mas a água que economizo acaba permitindo o uso sem muito peso na consciência.

****
Eu uso a água da máquina para lavar meu quintal, as vezes até coloco ela em um tambor. Para ela não ficar com mau cheiro, recomendo o uso dela em até um dia posterior.

Funciona comigo rsrs.

Parabéns pela atitude. Acho válido procurarmos novas formas para economizar. Ainda farei uma captação decente da chuva, mas preciso investir em calhas ainda!

Mas vamos escutar mais opiniões/alternativas!

Abraços,

João Pinheiro.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 11:08 am    Assunto: Responder com citação

então amigo, assim como a reportagem falou a primeira água realmente não e recomendada por vários motivos e não somente os coliformes fecais mais varias outras bactérias e germes que estariam misturados, porem no meu caso acabo usando a famosa "Faz-Tudo" que tem 3 siclos, o primeiro vai pro quintal (aqui e terra então apaga a poeira) os outros 2 quando tenho tempo uso nas mudas, em verduras tenho poucas e somente umas cebolinhas e coentros mesmo, porem o meu receio nem e sobra a muda bruta em si, e sim nos pequenos micro sistemas que contem no vaso a começar pelos nossos queridos Musgos que enfeitam nossos vasos, ou a decomposição de matérias orgânicas dos adubos, será que esse respingos de sabão restante não afetaria esses sistemas? pq to jogando muita água fora, cada ciclo completo da maquina e 120l ou seja 40 sujo e 80 razoavelmente limpos. da pra dar aquela aguada sem dó e normalmente se lava roupa na hora do sol quente e acredito que isso ajuda mais ainda, afinal água fria e sol quente combinam...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil