|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jhonatanzacchi
Registrado: 07/08/12 Idade: 31 Mensagens: 44 Localização: São Paulo
|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 1:32 pm Assunto: |
|
|
então pessoal hoje ela esta assim:
sem nenhuma folha, o substrato parece ter só terra mas é que eu coloquei só terra em cima dps, mas está bem drenado, e a bacia está bem furada, o que acham? será que vai se recuperar? eu replantei nessa bacia dps de um colega bonsaista falar pra replantar com um azulejo em baixo das raizes pra planta não "andar" e agora estava pensando que talvez não tenha ido terra suficiente nas raizes, o que indicam? replanto de novo? |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 4:35 pm Assunto: |
|
|
jhonatanzacchi escreveu: | então pessoal hoje ela esta assim:
sem nenhuma folha, o substrato parece ter só terra mas é que eu coloquei só terra em cima dps, mas está bem drenado, e a bacia está bem furada, o que acham? será que vai se recuperar? eu replantei nessa bacia dps de um colega bonsaista falar pra replantar com um azulejo em baixo das raizes pra planta não "andar" e agora estava pensando que talvez não tenha ido terra suficiente nas raizes, o que indicam? replanto de novo? |
olá Jhonatan, eu aconselho vc olhar alguns galhinhos das pontas se ainda estão vivos... pra ver se estão vivos, vc delicadamente raspa um pouquinho da casca com a unha.. caso esteja vivo, esquenta não que é o stress do transplante... caso contrário é pra se preocupar, porém não se desesperar que alguém mais experiente que eu dará a dica correta no manejo...
Sucesso, Paciência e muita,mas muita mesmo SORTE!!!! |
|
|
 |
Mooh
|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 8:11 pm Assunto: |
|
|
Se ela ainda estiver viva e se fosse minha mudaria para vaso so com areia, como foi indicado pelo Elio. Vi bastantes post sobre isso com bons resultados. |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sex Ago 23, 2013 9:39 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Vc disse que o susbstrato tá bem drenado e que só tem terra ali por cima, certo? Então, o melhor socorro que vc pode dar a tua planta é não mexer nela por enquanto, além da rega diária, caso sua região seja quente, ou a cada 2 dias, caso seja gelada, dado que ainda estamos no inverno. Tô com uma jabu de +/- 1,20 metros e depois de um transplante há umas semanas, e um formigueiro no torrão, ela estressou também, perdendo muitas folhas. O que eu fiz foi fazer um drink prá ela a base de superthrive e no mais tô regando a cada 2 dias. As folhas que ela não perdeu até agora, já começaram a ficar bem marrons e com um aspecto feio mesmo. Além disso, ela estava inteirinha florada no tronco e galhinhos, e as flores estão também sendo eliminadas pela planta como forma de economizar energia para sobreviver. Portanto, fica calmo que se vc a tratar com jeitinho, respeitando o momento de recuperação dela, ela vai te agradecer no futuro com muita beleza e alguns frutos. Vale aqui a velha máxima de todo bom bonsaísta, que diz que:
Quando um bonsaísta adquire paciência para lidar com suas plantas, ele está preparado para dar o próximo passo - adquirir mais paciência!
Abraço e boa sorte com a planta _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
jhonatanzacchi
Registrado: 07/08/12 Idade: 31 Mensagens: 44 Localização: São Paulo
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 10:38 am Assunto: |
|
|
Pessoal, muito obrigado pela ajuda, depois de todo esse tempo hoje ela está assim:
Nunca mais mexi depois de replantá-la, mas agora não sei como podar e se já posso podar, hahahahha. O que faço? |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 4:15 pm Assunto: |
|
|
Prezado amigo jhonatan, boa tarde.
Fico feliz que ela tenha sobrevivido ao tratamento submetido
Como você praticamente fará uma reestruturação/reestilização na mesma e demandará muito da planta, eu aguardaria o mes de julho/agosto para fazer qualquer coisa na mesma.
A jabuticabeira aceita bem desfolha, assim, de saúde reestabelecida, daria para você desfolhar neste período antes dela voltar a brotar, e saber quais galhos manter. Se quiser colocar a foto aqui no fórum dela sem folhas, os amigos poderão opinar melhor sobre ela.
Eu aproveitaria e realizaria o transplante, pois aparentemente ela está no mesmo vaso desde o início do tópico. Mas nada exagerado, corte 30-40% das raízes +- com uma tesoura bem afiada. Não deixe alguma ferramenta "morder" a raíz.
Abraços,
João Pinheiro. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|