Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Qui Maio 07, 2015 11:33 pm Assunto: Jabuticabeira barriguda |
|
|
Essa jabuticabeira estava num substrato extremamente argiloso. Fiquei com medo de tirar, porque vinham umas bolotas de argila cheias de raízes. Ia terminar matando a planta. Assim, completei com areia de construção e vou tirando aos poucos. Como vocês podem ver, ela tem uma "barriga". O tronco começa mais fino, engorda, e afina de novo. O nebari dela está ainda uns 3 dedos abaixo da terra (eu já cavei até lá e tirei esse excesso de terra). Pensei em meter a serra logo abaixo da bifurcação, o que acham?
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Sex Maio 08, 2015 5:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo,
O tronco está da espessura que você quer? Se estiver pode fazer isto mesmo e depois que brotar novamente vocês seleciona os que vão formar a estrutura da planta. Se você quiser engrossar ainda mais o tronco então deixa crescer livremente sem efetuar nenhuam poda.
Abraço |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Sex Maio 08, 2015 8:49 pm Assunto: |
|
|
Está sim, eu escolhi essa planta justamente por já estar no calibre que eu queria. Minha intenção era cortar mais embaixo, mas com essa barriga aí penso que vai ter que ser logo abaixo da bifurcação, pra não ficar muito esquisito. Antes barriguda que cabeçuda. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2015 9:11 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Maio 19, 2015 4:38 pm Assunto: |
|
|
Ola Paulo !
Mesmo vc estando no nordeste, onde o inverno praticamente não existe, esta poda drástica poderia ter sido feita em agosto/setembro, mesmo porque depois do falso transplante( quando não retiramos todo a substrato antigo) o ideal é esperar que a planta se restabeleça e fique bem adaptada ao novo ambiente ( água, sol, vento, substrato, adubação..etc..) .
Com relação a "barriga" tb conhecido como peito de pombo, com a poda feita nesta altura, vc tornou mais perceptível o problema, posto que mais curto o tronco, o observador fixa o olhar na barriga, sendo num tronco mais longo mais facil passar despercebido.
As jabuticabas, nativas frondosas com tronco de beleza plastica por sua cor de tonalidades variadas de marrom e com produção de frutos justamente no tronco são muito bem aceitas mais altas, inclusive sendo consideradas plantas femininas e muito usadas em bonsai magros e de copa cheia.
Mas como diz um amigo : Agora Inês é morta. Vamos aguardar as brotações e seleção dos novos galhos. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Sáb Maio 23, 2015 2:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela explicação, Bonsérgio. Não que eu vá fazer isso, mas quais são as conseqüências de se fazer uma segunda poda drástica em tão pouco tempo? Pode acarretar na morte da planta? Porque eu perdi uma tamarineira que estava bem adaptada há tempos, e acho que foi isso. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 7:13 pm Assunto: |
|
|
Isto já aconteceu comigo também há bastante tempo, hoje não faço mais intervenções seguidas sem um período de recuperação, a não ser podas periódicas para manutenção da forma. No caso da sua jabu deve sair brotos acima e abaixo da barriga e você vai poder scolher com quais formar a nova estrutura. Sou sempre a favor de árvores mais baixas e com tronco mais grosso, a não ser que seja um estilo literati, mas é uma questão de opinião e de gosto e cada um tem a sua.
Qunado brotar novamente espere os galhos começarem a endurecerem para poder aramar porque quando estão novos eles quebram no local onde nascem no tronco com facilidade.
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 27, 2015 8:51 am Assunto: |
|
|
Como disse o Gilson, agora tem que esperar. E certamente ocorrerão brotações abaixo desta barriga. Eu também esperaria os novos brotos se consolidarem e voltaria a cortar na base da barriga, ainda mais considerando que o nebari está um tanto enterrado. Este corte seria logo acima de um dos novos brotos que nascerão. Bonsai é uma questão de tempo e o broto que ficará no topo do novo corte, se deixar crescer livremente engrossará bastante rápido. A vantagem é que com aramação você poderá ir dando direcionamento a ele conforme vai crescer. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Jun 14, 2015 2:23 pm Assunto: |
|
|
Não dá pra ver bem por causa da cor do novo ramo, mas ele está circulado em vermelho. Pensei em cortar na linha traçada. É perigoso cortar agora?
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 14, 2015 6:22 pm Assunto: |
|
|
Espera a planta se recuperar, não pode ir fazendo podas sucessivas sob o risco de perder a planta. Quando estiver totalmente recuperada você decide quais galhos vai manter ou quanto e onde podar novamente.
Calma!!!
abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 15, 2015 10:11 am Assunto: |
|
|
Correto, espera um pouco aí... O ponto de corte seria por aí mesmo. Mas me parece que logo acima da linha onde você marcou, bem pouco acima tem um broto. Se for isso no futuro poderia cortar mais na diagonal, deixando este broto com ponto de cima deste corte...Mas espera aí, quando os brotos estiverem com uns 10 cm posta foto novamente. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|