FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bougainville Bicolor, será?????
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 2:37 pm    Assunto: Bougainville Bicolor, será????? Responder com citação

Comprei essa bougainville e o vendedor me disse não entender pq ela tinha dois tons de cor, um rosa forte e outro salmão, verificamos o tronco e não tinha enxerto, ele disse acreditar que deveriam ter nascido dois pés e fundido ainda muito pequenos, o que acham, a diferença parece maior quando não é uma foto
Será que fui enganado kkkkkk
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

O que acham dessa ideia?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre a futura condução, apoio a sua ideia de alporque e uso da parte de baixo com o galho mais fino.
Sobre o lance das cores, através de enxerto ou fusão não acontece esta mistura de cores. Vejo duas possibilidades: a primeira de que a diferença de cor ocorre durante a maturação das flores, ou seja as flores abrem de um acor e com o passar dos dias vai mudando de maneira que as mais novas parecem diferentes das mais velhas, mas isso só o amigo aí pode observar. Ver se ao abrir também abrem nas duas cores. Se for isso pode ser o caso de uma mutação. Existe sim primaveras com duas cores. Eu já vi ao vivo uma planta que foi trazida de fora onde a mesma flor é mesclada, parte branca e parte rosa, bem como no mesmo cacho se encontram flores totalmente brancas e flores totalmente rosa. Eu tenho fotos num celular antigo que não consigo postar. Vou ver se consigo novas fotos. Abraço
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 30, 2015 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Vai ficar legal aproveitando a parte de baixo sim!! Como você provavelmente não vai fazer o alporque agora então tenta aramar o galho inferior que vai ser a continuação do tronco para dar mais sinuosidade, está saindo muito reto do tronco. Eu tentaria fazer isto com o mais fino já que é mais fácil de manipular e pelas fotos parece que ele nasce no mesmo galho que você pretende deixar como continuação do tronco, se for isto mesmo é até melhor porque você pode deixar a parte mais grossa e reta como galho de sacrifício e cortar depois que alcancar o calibre desejado. Sobre o alporque o ideal seria você fazer na região mais grossa logo acima porque o nebari fica melhor e porque se fizer na região que você indicou a sua planta vai ter um problema de conicidade invertida já que a região superior é mais grossa que a de baixo.

Boa sorte

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 30, 2015 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado sobre o local do alporque, Gilson! Abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2015 10:07 am    Assunto: Responder com citação

As dicas foram de muita valia, pretendo fazer o alporque mais alto como indicado no inicio da primavera, a época esta correta?
sobre os galhos de baixo vou fazer o seguinte, retirar apenas aquele da esquerda que esta grande mas muito baixo, vou tentar aramar agora o mais grosso, esperar se o mais fino solta brotação e ver se aquela gema que abriu folhas cresce, ai depois que retirar esse alporque, acredito que no início do verão eu faço a escolha do galho do moyogi.
O que acham?
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2015 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

A época certa é na primavera mesmo!! O galho mais fino que eu me referi não é este primeiro de baixo não, e sim o mais fino logo acima que parece ser um galho secundário deste mais grosso que você pretende aramar!!

Abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 8:41 am    Assunto: Responder com citação

Boa Gilson, pelo que entendi é esse galho aqui né, eu só tenho medo que esse galho esteja dormindo demais, rsrs ele não tem nenhum broto, talvez o mais prudente é deixar ele e o que está atrás (que pode ser um galho de sacrifício) e caso ele brote ai sim tirar o detrás e usar ele como galho principal.

Gilson Reis escreveu:
A época certa é na primavera mesmo!! O galho mais fino que eu me referi não é este primeiro de baixo não, e sim o mais fino logo acima que parece ser um galho secundário deste mais grosso que você pretende aramar!!

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Eu usaria o galho de cima, mais grosso para se a continuidade do tronco. Isso daria uma redução de conicidade menos brusca, portanto melhor. Mas depois cortaria ele mais curto do que na sua simulação com o título "futuro moyogi". Veja que na tua simulação "futuro moyogi" você desenhou os novos galhos. O segundo galho da esquerda, (claro depois de haver a nova brotação) seria um ponto ideal para novamente substituir a continuidade do tronco através deste ponto. Assim ocorreriam movimentos naturais do tronco. Como este galho que será podado se movimenta para a direita, o novo broto que sairia para formar o ápice sairia para a esquerda, continuando assim a movimentação do tronco e reduzindo paulatinamente a espessura do tronco, dando uma melhor conicidade. Abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 11:11 am    Assunto: Responder com citação

Entendi Elio, bem observado o ponto dos futuros cortes, quando desenhei não me atentei a esses detalhes mas realmente é assim que devo seguir, a dúvida agora é quando devo fazer o alporque pois acredito que ele seja o primeiro passo, devo esperar a primavera chegar ou posso fazer já nesse início de inverno???

SEKI - Elio Luis Secchi escreveu:
Eu usaria o galho de cima, mais grosso para se a continuidade do tronco. Isso daria uma redução de conicidade menos brusca, portanto melhor. Mas depois cortaria ele mais curto do que na sua simulação com o título "futuro moyogi". Veja que na tua simulação "futuro moyogi" você desenhou os novos galhos. O segundo galho da esquerda, (claro depois de haver a nova brotação) seria um ponto ideal para novamente substituir a continuidade do tronco através deste ponto. Assim ocorreriam movimentos naturais do tronco. Como este galho que será podado se movimenta para a direita, o novo broto que sairia para formar o ápice sairia para a esquerda, continuando assim a movimentação do tronco e reduzindo paulatinamente a espessura do tronco, dando uma melhor conicidade. Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 11:23 am    Assunto: Responder com citação

A maioria das indicações de se fazer alporque é na primavera/verão. Porém eu que já tenho feito várias centenas de alporques, faça em todas as épocas do ano. Pode demorar um pouco mais para enraizar, tudo bem. Mas imagina que se fizer em setembro e demora 2 meses, e fazendo agora se vier a demorar 4 meses, ainda assim estará enraizado antes do que esperar para setembro...rsrsrs E nesta espécie, em se tratando de tronco lenhoso, o período de estaquia seria agora mesmo, ou seja, se fizer o alporque agora já vai formando o calo e com qualquer calorzinho de meio de inverno irá enraizar. Outra coisam, a poda deste galho que vai ser o futuro tronco, também já pode fazer agora. Atente de cortar ao menos 1 cm acima de uma gema, pois pode haver retração de secagem na casca e se o corte foi feito muito perto da gema poderá secar esta e vir a brotar somente numa gema mais baixa. Abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, vou dar seguimento aos trabalhos, rsrs e posto depois como ficou
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 03, 2015 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

A proposta de usar o mais fino era pra facilitar a aramação e com isto conseguir dar mais movimento ao tronco, além de poder deixar o outro como galho de sacrifício enquanto você ia trabalhando com o mais fino se por acaso você quisesse um tronco mais grosso. Se dá pra aramar e imprimir movimento ao galho mais grosso com certeza é um tempo a menos, não precisa esperar engrossar e se como você falou ele provavelmente não irá mais brotar então a escolha é única mesmo. Assim que fizer os trabalhos nele atualiza mesmo!!!

Abraço
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 05, 2015 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Valew Gilson e Élio, agora só tenho mais uma dúvida, ele esta em um vaso de plástico com terra vermelha, qual seria a melhor opção:

1: Transplante e alporquia agora
2: Transplante agora e alporquia na primavera
3: Alporquia agora e transplante no fim da primavera
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2015 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

A época certa para os transplantes com a troca do substrato é no início da primavera quando as raízes finas que são as que alimentam a plantas entram em atividade, as raízes grossas servem apenas para sustentar a planta, mas pode ser que alguém tenha experiências realizadas em épocas diferentes e possam nos contar!!!

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: