FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku, velho ajuda na estilização
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 13, 2015 5:00 pm    Assunto: Shimpaku, velho ajuda na estilização Responder com citação

Estou olhando para esse Shimpaku a 3 dias e não consigo imaginar uma estilização para ele, alguém pode ajudar por favor??

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabiano Batista



Registrado: 27/08/14
Idade: 53
Mensagens: 83
Localização: Penha - São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2015 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Shocked

Difícil!!!

Minha sugestão, seria verificar o Nebari, antes de qualquer intervenção.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2015 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Gustavo! Tudo bem?

Amigo, olhando estas fotos achei seu Shimpaku um pouco debilitado.
Faz muito tempo que ele está neste vaso?

Pediria ao amigo tirar algumas fotos com mais contraste entre a planta e o fundo (pode até usar aquela porta de madeira branca no canto da foto para colocá-la no fundo, visando uma melhor silhueta). Pois devido aos numerosos galhos, fica díficil visualizar com mais critério os mesmos, e assim ter uma opinião mais formada. A foto mais escura da direita, foi a que permitiu entender melhor a planta.

Também pediria paciência para ela! não foi mechida até agora, vamos pensar com calma sobre o que fazer.

Abraços,

João Pinheiro.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2015 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

João, esta árvore esta debilitada mesmo, ela esta num viveiro aqui em minha cidade e me ofereceram ela por R$30,00 quando voltar lá farei a foto que vc me pediu, com mais contraste e tentarei retirar a terra de cima pra ver se aparece o nebari.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2015 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo,

Se não é sua então eu sugeriria que não compre porque não tem brotações na parte de baixo e os galhos são muito curtos. Dificilmente dará um bonsai bonito. Com este dinheiro dá comprar outras plantas melhores, tem que procurar!!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 14, 2015 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Corrigindo: os galhos são muito retos!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 15, 2015 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Valew Pessoal!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2015 9:10 am    Assunto: Responder com citação

E não é um shimpaku, mas uma tua destas de folhas planas normalmente usadas em bordaduras de calçadas ou para formação de cercas vivas. tem a característica de nascerem vários troncos finos da base ao invés de formar um tronco grosso. Não que não possa ser feito bonsai dela, mas é raramente utilizada. Complicado ela oferecer um bom caminho para estilização. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2015 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Acabei desistindo desta árvore, e adquiri uma outra depois posto fotos dela para ver o que podemos fazer, essa outra foi dada e esta um pouco debilitada.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Maio 27, 2015 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Tuia ocidentalis - complicada de fazer bonsai

Mas, se quiser tentar, o primeiro passo a se fazer é realizar um longo ciclo de adubação com ela(1 ano), e expô-la ao sol, para que recupere o vigor. Estando vigorosa e esbanjando saúde, pode escolher um galho central e algum outro com um brotinho baixo. Deixe o central longo e faça a poda acima do broto do galho escolhido, o restante tire fora(no final de 1 ano). Sua planta vai responder em cima do broto escolhido e do galho central longo(+ 1 ano respondendo). Quando o broto mostrar vigor e começar a encher, faça a poda do galho central longo(agosto de 2017), eliminando-o e com os dedos faça a poda dos terminais dos brotos do galho escolhido. No terceiro ano poderá trabalhar a madeira morta e no quarto o transplante para um substrato novo. De outra forma, tipo mexer sem fortalecê-la, pode morrer, seja através de poda ou transplante.

É sem dúvida uma planta "complicada" para transformá-la em bonsai...pois exige mais paciência ainda! Mas não impossível de o fazer!

Para a adubação, o que você dispõe hoje para começar? Seja ela orgânica ou mineral, informe...pois podemos discutir algum procedimento...

Fiquei um tempo afastado do fórum e relativamente dos bonsai, mas como se diz por aqui: é no andar da carroça que as melancias se acomodam...abraço grande Élio Sechi, segue firme no fórum!?
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Marco, eu não tenho experiência nenhuma com Pinheiros e Juníperos, como citado acima acabei não comprando a árvore mas ganhei uma de presente e não sei qual e nem o que fazer com ela, acredito que tb esteja debilitada mas com um tronco mais interessante, aguardo ideia e opiniões, pensei em fazer uma poda drástica no inverno mas li que juníperos não aceitam, então estou perdido. segue foto da folhagem para identificar qual espécie que é e da arvore como um todo.



MarcoBonsaiPoa escreveu:
Tuia ocidentalis - complicada de fazer bonsai

Mas, se quiser tentar, o primeiro passo a se fazer é realizar um longo ciclo de adubação com ela(1 ano), e expô-la ao sol, para que recupere o vigor. Estando vigorosa e esbanjando saúde, pode escolher um galho central e algum outro com um brotinho baixo. Deixe o central longo e faça a poda acima do broto do galho escolhido, o restante tire fora(no final de 1 ano). Sua planta vai responder em cima do broto escolhido e do galho central longo(+ 1 ano respondendo). Quando o broto mostrar vigor e começar a encher, faça a poda do galho central longo(agosto de 2017), eliminando-o e com os dedos faça a poda dos terminais dos brotos do galho escolhido. No terceiro ano poderá trabalhar a madeira morta e no quarto o transplante para um substrato novo. De outra forma, tipo mexer sem fortalecê-la, pode morrer, seja através de poda ou transplante.

É sem dúvida uma planta "complicada" para transformá-la em bonsai...pois exige mais paciência ainda! Mas não impossível de o fazer!

Para a adubação, o que você dispõe hoje para começar? Seja ela orgânica ou mineral, informe...pois podemos discutir algum procedimento...

Fiquei um tempo afastado do fórum e relativamente dos bonsai, mas como se diz por aqui: é no andar da carroça que as melancias se acomodam...abraço grande Élio Sechi, segue firme no fórum!?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Parece ser a mesma que citei...

Ela fica no interior ou no ambiente externo?

Adubação...o que está utilizando?
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2015 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Putz essa tb é ocidentales, rsrsr ela estava no exterior mas na sombra, agora que esta comigo esta no exterior tb, em pleno sol, mas a época é de inverno, então já sabe, adubação pretendo começar um pouco antes da primavera, acho q não estava sendo adubada
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2015 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo já pode começar a pensar como será a planta porque esta espécie não solta brotação interna, então terá que pensar em trabalhar com um dos galhos sendo a continuidade de tronco ou escolher alguns com brotação mais próxima do tronco e tentar densificar para formar os galhos secundários e assim por diante. não deixe os galhos que for utilizar crescerem livremente porque a brotação das extremidades tira o vigor dos localizados mais internamente e estes acabam secando. Por isto que você vê as brotações somente nas extremidades.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 02, 2015 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Hehe, to vendo que vou ter que fazer um bunjin, não curto muito o estilo mas não vejo nada além disso, rsrs penso em fazer um shari no tronco e usar um dos galhos compridos que tenha a melhor massa na ponta para torcer e apontar para baixo, será que vira?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil