FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação - Cápsulas de café
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vtsoares



Registrado: 22/05/15
Idade: 35
Mensagens: 10
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 2:48 pm    Assunto: Adubação - Cápsulas de café Responder com citação

Caros amigos,

Gostaria de tirar uma dúvida quanto a um procedimento de adubação, mas não sei se algum dos colegas conhece ou já fez.

Em um viveiro de plantas que visitei no Rio de Janeiro, me intrigou ver cápsulas de Nespresso em cima do substrato de algumas plantas. O atendente me informou as cápsulas estavam sendo usadas como adubo, o que achei um pouco estranho, mas como ele não soube entrar em detalhes, deixei para lá.

Posteriormente, me peguei em um dilema quanto ao uso de torta de mamona / farinha de ossos, por conta do mal odor, uma vez que as plantas ficam na minha varanda, que dá acesso ao quarto.

Me lembrei das cápsulas de café, e estou cogitando colocar os adubos dentro das de Dolce Gusto usadas, enterrando-as parcialmente. Alguém já fez algo parecido? Sabem se funciona?

Abraços
_________________
"Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz." - Buda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Duas coisas em separado... O uso de "borra de café", ou seja a sobra do café passado como adubo tem fundamento sim. Especialmente em azaléias ela favorece bastante a floração, mas pode ser usado em todas as plantas com vantagens. Quanto ao uso de torta de mamona e farinha de osso você pode enterrar sim a fim de evitar o mau cheiro. Pode misturar na terra e colocar outra camadinha de terra por cima. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 30, 2015 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Vtsoares eu uso estas capsulas para colocar o Osmocote e tem funcionado muito bem. O único inconviniente é não encher até a borda para que não não caia dentro do vaso no momento que for regar. Aliás tem que usar um regador com furos menores para não ocorrer o mesmo.. Eu tiro o filtro da parte de baixo também!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JONES MACHADO



Registrado: 04/06/14
Mensagens: 49
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2015 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá vtsoares,
Já usei e serve como um adubo. Tenho usado as cápsulas juntamente com outros restos orgânicos e tenho tido um bom resultado. Misturo o material das as cápsulas em um grande recipiente com outros restos orgânicos e um pouco de terra do jardim em camadas e vou deixando até ficar totalmente consumido por minhocas, depois utilizo como substrato ou complemento o substrato de algumas plantas.
Com relação a farinha de osso e torta de mamona, o melhor é cobrir ou misturar um pouco do substrato, até para evitar a formação de pequenas minhocas que aparecem na farinha de osso quando esta fica sobre o substrato. Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil