|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Seg Jun 08, 2015 8:52 am Assunto: |
|
|
Seria correto então fazer Transplante e Alporquia juntos no inicio da primavera? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Jun 08, 2015 7:01 pm Assunto: |
|
|
Ao fazer o transplante com a troca de todo substrato e principalmente se for efetuar a retirada de algumas raízes visando colocar a planta em um vaso de bonsai no futuro o ideal seria fazer também uma poda estrutural. Isto porque durante o período de recuperação do transplante e emissão de novas raízes a planta não está com a capacidade plena para fornecer toda a seiva que a planta precisa, além da planta perder líquidos principalmente pelas folhas. Eu faço desta forma, mas nada impede de fazer sem efetuar esta poda e dar certo do mesmo jeito por uma série de fatores como ex: temperaturas nos dias seguintes ao transplante, regas, tipo de solo, etc,etc,etc...
Como você pretende fazer o alporque e quanto mais seiva circulando de cima pra baixo melhor, ou seja, mais folhas e galhos, maior a circulação de seiva, Neste caso eu faria primeiro o alporque e depois de separado da planta mãe eu aproveitaria e faria o transplante. se você seguir o conselho do Elio e fazer o alporque agora e der tudo certo provavelmente no início da primavera você possa separar e fazer o transplante.
Se decidir fazer o alporque no início da primavera poderia provavelmente separar mais pro fim do verão quando as temperaturas estiverem mais amenas. No fim do verão as temperaturas estão +/- iguais a do início da primavera com a diferença de que a planta teria um tempo para se recuperar e entrar em fase de dormência, se fosse na primavera ela iria se recuperar e passar por 2 ou 3 etapas de crescimento entre a primavera e o fim do verão.
Tudo isto depende de um monte de circunstâncias que não podem ser totalmente previstas.
O básico e que procuro seguir é transplantes com troca total de substrato no início da primavera e os alporques também, mas nunca os 2 na mesma época, mas vamos ver se outros amigos do fórum tem opiniões e experiências diferentes como é o caso do alporque agora que o Elio citou.
É sempre bom a exposição das idéias porque afinal este é o objetivo do fórum.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 09, 2015 8:34 am Assunto: |
|
|
Muito bom Gilson, eu estou pensando mesmo em fazer o Alporque agora, inclusive nesse fim de semana pois pretendo aproveitar de qq situação favorável, ontem descobri um calendário lunar para a seiva de plantas e como vc me disse que a época ideal é quando a seiva esta descendo e segundo o calendário é na lua minguante ou seja de hoje dia 09 ao dia 16, acho que chegou a hora, rsrs
Até hoje só fiz um alporque em um ácer e não deu certo,a minha dúvida é se depois de tirada a "capa" eu devo raspar ou não a parte branca do tronco que esta aparente ou não, alguém pode ajudar? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 09, 2015 7:41 pm Assunto: |
|
|
Gustavo nunca ouvi falar deste calendário da lunar para a seiva das plantas!!!
É preciso retirar a casca do local até ficar na madeira e se tiver algum vestígio que ligue a parte de baixo a parte de cima precisa tirar sim, caso contrário não precisa raspar não, pelo menos eu nunca fiz isto e sempre enraíza. Precisa tomar alguns cuidados após a retirada do mesmo para não quebrar as raízes novas ao replantar, retirar o máximo possível do sphagnum ou do material usado para estimular a emissão das raízes na planta mãe para que as raízes não apodreçam pelo excesso de umidade, cuidados para não expor a planta ao sol pleno logo após o plantio e demais cuidados como em qualquer material recém plantado.
Segue link de um alporque que fiz no ano passado
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24421
O que deu errado com o acer?
abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 10, 2015 10:13 am Assunto: |
|
|
O ácer não brotou raiz, não lembro se foi época errada ou clima que prejudicou, fiz o alporque ontem, fiz mais pra cima como me indicaram, segue fotos, acabei raspando o galho, rsrs, coloquei plástico preto por cima para proteger as raízes da luz agora só tenho dúvida se furo o plástico pra entrar ar ou se deixo assim mesmo bem fechado
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 10, 2015 6:32 pm Assunto: |
|
|
Quando a raíz não brota e há um inchaço do local e início da cicatrização novamente basta raspar superficialmente e fechar novamente que muito provavelmente vai enraizar. O plástico preto serve basicamente para que não entre luz, não sei explicar tecnicamente, mas este ambiente escuro favorece a emissão de raízes. O plástico deve permanecer vedado para manter a umidade que também estimula a formação das raízes, aliás você deve ter umedecido o sphagnum para colocar no local do alporque né? Parece besteira, mas não custar lembrar né para ter certeza!!!! Se você for verificar s as raízes começaram a brotar e perceber que o sphagnum está secando pode afrouxar um pouco o arame, molhar e fechar novamente.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 11, 2015 8:50 am Assunto: |
|
|
Sim, deixei de molho na água com hormônio por uns 20 minutos, só tinha dúvida se precisaria fazer uns furos no saquinho do alporque para o ar entrar ou não, pretendo abrir um cantinho uma vez por semana para ver se o esfagno não secou |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 11, 2015 9:14 pm Assunto: |
|
|
Se estiver bem amarrado não seca fácil assim não, uma vez por mês é suficiente!!!
Abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|