FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba difícil + brindes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Oliveira Filho

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2015 2:18 pm    Assunto: Jabuticaba difícil + brindes Responder com citação

A senhora que me vendeu disse que pegou uma brotação que surgiu de uma raiz de uma árvore grande. Quando tirei o vaso do lugar, surpresa: a raiz já tinha saído pelo buraco do vaso e já estava bem grossa. Estranho para uma planta desse tamanho. Ainda veio com mais 5 plantas no vaso, incluindo duas pequenas mudas de jabuticaba, que eu não separei uma da outra por medo de matar.

Ela tem dois pontos de enraizamento:

Estou com medo de mexer nela agora. Pensei no seguinte: cortar fora esse galho maior e depois separar esses dois pontos de enraizamento. Teria, assim duas plantas. Uma que seria resultado na nova brotação que surgiria ao se cortar as duas metades, e a outra seria a continuação, com o novo ápice sendo esse galho da parte de baixo. O que acham?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 14, 2015 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo

Esta jabuticabeira ainda é uma pequena muda. Se fosse você dava uma aramada no tronco principal para adquirir mais caráter e deixaria crescer livremente por no mínimo 2 anos. se tiver algum galho que estiver crescendo demasiado e correr o risco de perder a forma desejada então você pode ir controlando com podas localizadas.Depois se tiver raízes suficientes no tronco principal então pode cortar, não dá pra ver direito na foto mas se não tiver raízes suficientes você corre o risco de perder planta. Nesta fase inicial é preciso conter a ansiedade para não acabar matando a maioria das plantas.

Já fiz bastante isto!!! kkk

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2015 10:07 am    Assunto: Responder com citação

É mais ou menos por aí mesmo ...rsrsrs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: