FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola projeção
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 6:43 pm    Assunto: Acerola projeção Responder com citação

ola galera estou com algumas duvidas, fiz uma poda drástica ano passado nessa acerola e agora venho tentando uma condução gostaria da dica dos colegas, fiz uma meia ideia mais nem sei se ela seria uma boa ou se teria outra opção melhor.

Confiram.
visão aerea


visão frente



minha projeção duvidosa.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Sou meio lerdo das ideias....rsrsrs Não consegui entender a projeção...rsrsrsrss
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 12:50 am    Assunto: Responder com citação

SEKI - Elio Luis Secchi escreveu:
Sou meio lerdo das ideias....rsrsrs Não consegui entender a projeção...rsrsrsrss


vixi pelo visto meu desenho ficou bem pior que imaginei heh...

bem a ideia que pensei seria baixar mais o galho da esquerda fazendo ele subir novamente próximo do T mais baixando +ou- ate a altura marcada.

do lado direito tem um galho que ja tinha removido mais o danado voltou outro broto no lugar e num foi removido agora fiquei na duvida se removeria ou se faria igual ao lado esquerdo mais direcionando o contrario.

quanto aos círculos não tive muita ideia sobre eles... talvez forçar uma brotação do lado menor para tentar igualar ou remover os 2
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabiano Batista



Registrado: 27/08/14
Idade: 53
Mensagens: 83
Localização: Penha - São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Logo depois da primeira curva do tronco, tem um galho grosso subindo.
Eu cortaria depois desse galho.
E inclinaria a planta para a direita.

O refinamento eu deixo pela opinião dos mais experientes. Rsrsrs

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Smart, bom dia!

Bom revê-lo.

Esta acerola está difícil rsrs. Bolei alguns esquemas, quando der, postarei aqui as projeções.

Abraços,

JP.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Smart!

Você comentou que fez uma poda drástica no ano passado. Qual foi o objetivo? Entendo que devemos fazer podas drásticas quando a planta já alcançou o diâmetro desejado. Se foi este o caso, você não poderia ter deixado os galhos se alongarem tanto para ir formando as ramificações. Eu particularmente, não gosto de plantas que o tronco segue desde a base até mais da metade da altura praticamente com o mesmo diâmetro, com exceção do estilo literati. Vou mais na linha do Fabiano ou mesmo um literati.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2015 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

então... essa muda estava sem conicidade e decidimos reiniciar de baixo, cortando bem baixo onde ficou somente um broto, se conferir ali verás uma marca a +ou- 3cm da base, dando continuidade com esse broto que parece atualmente ser o tronco original. porem eu sou péssimo em projeções, não consigo ver minha planta formada la na frente, logo não consigo um bom foco. esse tronco ainda e bem maleável sendo possível molda-lo como desejar porem não tenho ideia de para onde leva-lo, afinal a meu ver ela esta meio estranha...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabiano Batista



Registrado: 27/08/14
Idade: 53
Mensagens: 83
Localização: Penha - São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2015 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Está muito comprido.
Melhor formar ramificações mais próximas.
Só direcionar o tronco, não vai dar a estetica necessária.
Cortando onde falei, aumentam as possibilidades de encontrar um estilo para direcionar.

Mas como tem que esperar a Primavera, podem surgir mais opiniões.

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 10:21 am    Assunto: Responder com citação

e la vamos nois... então pessoal estive fazendo algumas leituras aqui e no livro que o amigo publicou aqui no forum sobre Miniaturização de arvores eu achei esse exemplar, e pensei acho que da para encaixar aqui tb.

oq podem me dizer a respeito?


Nesta foto podemos ver uma primavera em estilo ereto formal,
muito embora a parte baixa do trono esteja inclinada

fonte:
BONSAI Miniaturização de árvores
João Chaddad Junior
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2015 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, amigo Smart.

Peço perdão pela minha ausência.
Amigo estou usando feríado, fds, tudo para fazer um comodo para minha filha que está para nascer rs
Mas vi que o amigo achou uma foto muito boa para se inspirar. Terá que reduzir a disponibilidade de nutrientes e água pós poda para não dar aqueles entrenós maiores característico da acerola. Mas de resto acho que daria uma boa planta.
Não concordo com o termo ereto formal que como o nome mesmo diz, deveria ser ereto de maneira formal sem qualquer curvatura. Acho que está mais para o ereto informal quase um shakan pelo terço inferior dele.
Na minha mente estava um cascata rs.

Gostei deste modelo.

Abraço amigo Smart.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2015 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

sem problemas João, ta tranquilo aqui ate pq a poda devera esperar mais uns dias, pelo menos em agosto pra ficar mais próximo da primavera. quanto a questão dos entre-nos não observei esses detalhes ainda, mais irei conferi-los tb. outro detalhe e que nesta primavera quero fazer o transplante para um substrato mais adequado pois acredito que este ja esteja saturado, ate pq e terra pura com restos de queima de lixo (folhas e galhos do quintal), então quero muda-lo. bem quanto ao modelo achei no livro e achei interessante mas posso fazer qualquer outro q seja cabível no modelo da planta.

bem pensando nesse modelo da foto fui eu pro paint novamente... espero que fique mais claro que o ultimo heh.





ideias, sugestões, criticas todas serão bem vindas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 11:11 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, Smart!

Acho que agora eu entendi.
O spray preto seria os galhos que você quer eliminar e a curva vermelha é a inclinação desejada da planta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

João Pinheiro escreveu:
Bom dia, Smart!

Acho que agora eu entendi.
O spray preto seria os galhos que você quer eliminar e a curva vermelha é a inclinação desejada da planta?


bingo.... seria basicamente isso, com a poda sobraria o que não esta com o spray
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Smart a sua planta praticamente só tem galhos de um dos lados, do outro lado só tem este pequenino galho que você quer eliminar e depois só um outro galho lá em cima que considero mal localizado por formar uma forquilha. No caso da forquilha se for manter a arvore mais alta um destes galhos precisaria ser eliminado ou eleger um como ápice e baixar o outro.
Uma outra opção para tentar resolver este problema de galhos somente em um dos lados e ainda dar movimento a sua planta seria colocar uma barra de ferro ou de madeira próximo ao tronco e amarrar a planta girando-a em torno deste ferro, com isto os galhos ficariam dispostos de forma radial e em alturas diferentes.
Pelo que vejo na sua foto você tem espaço de sobra para plantar no solo e deixar a planta se desenvolver e engrossar por um tempo, creio que vale a pena pensar nisto também se você quer um bonsai com mais qualidade.
Me desculpa por insistir em diferentes opções, mas tenho que falar o que realmente acho independente se vai ser aplicado ou não..o mesmo vale para as opiniões que recebo das minhas plantas, sempre que alguém dá alguma opinião mesmo que não agrade nos leva a pensar a respeito e isto já pode nos levar a caminhos diferentes ou mesmo reforçar o que já tinha sido planejado.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Ter Jul 14, 2015 11:20 am    Assunto: Responder com citação

ola amigo, não precisa pedir desculpa não, afinal eu estou pedindo opiniões mesmo, e principalmente visões que eu não tinha observado, ate pq sou péssimo nessa parte da projeção.

então vamos lá.
a questão de plantar no chão, eu prefiro a mamadeira posteriormente, apesar de ter espaço aqui eu não gosto muito deles no chão ate pq não tenho ferramentas adequadas para a remoção posterior e acabo prejudicando muito minhas mudas, alem de perder certo controle sobre o tronco, pois na minha visão uma poda drástica fica feia e acaba dando mo trabalho para arrumar aquele corte, já na mamadeira posso ir podando e facilita tb a adubação.

quanto a questão de girar o tronco fazendo-o ficar no mesmo eixo em níveis diferentes, já tinha pensado nisto porem achei complicado pq o tronco não tem a meu ver tamanho para um circulo completo, então ficaria tipo uma curva e acho q esteticamente não ficaria legal, e se vc calcular quando fizer esta curva terei que forçar muito para os galhos superiores não ficarem na mesma direção dos de baixo, ou terei q dar altura maior. mais caso ache que de para fazer e vc tiver um tempinho para fazer uma projeção para eu ter uma ideia melhor sera muito bem vinda.

quanto ao ápice ainda nem pensei nele com tempo pq nem sei para que lado irei mexer na planta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil