FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manakel - Guajuvira Chokkan
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2015 2:01 pm    Assunto: Manakel - Guajuvira Chokkan Responder com citação

Gente! Tudo certo?

Adquiri essa Guajuvira meio debilitada em dezembro do ano passado, no Jardim Botânico de Porto Alegre. Foi praticamente um garimpo, já que paguei só R$ 5, hahaha. Coisa de iniciante mesmo, comprar um monte de mudas baratas e aproveitar só algumas depois (as que não são plantadas em praças e/ou sobrevivem aos procedimentos errados de aprendizado). Comprei-a porque visualizei um Chokkan (ou Chokan).



Deixei ela até agora em uma bacia maior, e hoje, após remover as folhas velhas e alguns galhos, está assim:











A tesoura tem 15cm!

Vocês acham possível eu conseguir a formação de um chokkan nela?
Além disso, poderiam dar sugestões do que fazer?
Vocês tem uma visão mais treinada do que a minha! Very Happy

Me preocupo com duas coisas: o tronco está muito alto e apresenta uma curvatura após certo ponto.

Obrigado desde já.
Abraço!


Editado pela última vez por Manakel em Ter Set 01, 2015 12:13 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2015 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Manakel!

Primeiro é preciso saber qual a altura final desejada para o seu bonsai. Se for algo em torno de 20 a 25 cm eu deixaria crescer por mais um ano antes de fazer a poda do excedente para engrossar um pouco mais o tronco, pela foto estimo que tenha cerca de 2cm de diâmetro, e podaria agora todos os galhos de baixo que pretende manter no desenho final para não engrossarem demasiadamente. Se você quiser um bonsai maior então vai ter que deixar crescer por mais uns 2 ou 3 anos para engrossar bem e ficar proporcional a altura. Seja qual for a altura que deseja seria importante já ir controlando o crescimento dos galhos que formarão o seu futuro bonsai para quando podar o excedente já ter definido o que serão os galhos definitivos. Deixando os galhos distribuídos radialmente, com alturas intercaladas, galhos mais baixos mais grossos e compridos e reduzindo em tamanho e espessura até chegar ao topo.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Ago 27, 2015 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Tudo bem, Manakel?
O Chokkan, apesar de poder parecer simples, acaba sendo um dos estilos mais complexos por toda formalidade envolvida, além do que o nosso amigo Gilson falou. Mais harmonicamente começando com galhos mais grossos que vão se afinando conforme vão chegando próximo do ápice. Boa distribuição em torno do caule. Mas se houver galhos como o seu de acabar tendo um ou outro mais grosso que o anterior, não é necessário ser radical, apenas continue podando o mais grosso e deixe crescer livremente o mais fino que deseja manter. Assim, com o tempo, ele acabará chegando e até mesmo ultrapassando o calibre. Te dou todo o apoio para este estilo, tente mesmo.
Com relação a um destes mais grossos, eu o elegeria como novo ápice. Sugestão:
Veja como a planta se comporta cortando o tronco bem perto de um dos ramos. Se este não secar, você pode aramar para que se torne o novo ápice. Para isto te dou uma dica, comece a fazer um teste no ramo lá de cima, aquele que começa a envergar. Se a planta responder bem, você pega outro como por exemplo o primeiro galho mais grosso da esquerda da segunda foto para esta finalidade.
No livro de John Naka, amplamente difundido pela internet, tem este procedimento em um junípero, vale a pena dar uma pesquisada para entender mais esta técnica, que realiza uma boa conicidade para a planta (ela não fica "retona" do inicio ao fim).
Abraços!
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2015 12:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi gente!
Obrigado por responderem! Dei uma analisada com calma na planta hoje... Essa espécie responde bem a tudo, se eu tiver oportunidade de adquirir outras mudas ou recomendar, com certeza!
Justamente pelo estilo ser todo "certinho" que eu fiquei com receio de tentar. Vou pesquisar um material sobre formação do estilo, proporções e etc pra me basear.

Gilson, vou tentar um bonsai de tamanho grande! Sei que posso reduzir o tamanho das folhas e tal, mas é que são tantas brotações "legais" que dá pena de cortar o tronco baixinho. Vou replantá-la e encurtar um pouco os galhos mais longos, pra tentar equilibrar os tamanhos dos galhos (enquanto os que estão mais finos crescem); principalmente o mais grosso de baixo e os que estão perto do ápice! Se eu vou conseguir manter o equilíbrio de grossura, no sentido de ir ficando cada vez mais fino enquanto vai subindo, eu não sei, hahaha, vocês me assustaram um pouco. Vou deixar desenvolver mais antes de fazer a seleção e aramação/tracionamento.

João, acho que já sei com qual galho vou tentar fazer o ápice. É o menor lá em cima, que tá meio curvado... Os outros já tão muito grossos e vai ser um pouco difícil posicionar. Vou aramar assim que possível! Acho que vai ser tranquilo, posto assim que tiver algum resultado!

Abraço!


Editado pela última vez por Manakel em Sáb Set 19, 2015 7:00 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel, os colega já disseram aí das manhas do chokkan. além das citadas tem a questão do nebari. Neste estilo é praticamente exigido um nebari bom. E a conicidade de tronco também é fundamental. Para conseguir a conicidade de tronco teria que desde já começar a cortar o tronco e substituir o ápice, se possível umas 3 vezes em espaços de 1-2 anos entre cada uma delas. De forma que a primeira poda deveria ser meio baixa mesmo. O amigo falou que quer uma planta grande, mas planta grande precisa tronco grosso. Um chokkan bom não poderia ter altura superior a 5 vezes a grossura do tronco. Até o ideal seria menos. Mas para nós aspirantes a bonsaísta podemos admitir um pouco mais.... Mas realmente se passar de 5-6 vezes começa a ficar pescoçuda. Daí só tem duas opções, ou engrossa o tronco cultivando por alguns anos ou reduz altura através de poda muito drástica. A guajuvira dobra como borracha então o reposicionamento do ápice de forma ereta é fácil. Se fosse minha (mas não é...rsrs) eu cortaria a uns 12-15 cm do chão, logo acima de um galho que seria aramado para cima e colocaria a crescer repetindo este procedimento mais umas 2 vezes como falei acima. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Entendo perfeitamente tuas colocações, Élio. Olhei algumas fotos e realmente a relação de altura e grossura da planta é um ponto que eu não tinha notado.
Então eu teria que definir a frente antes de fazer as podas pra esconder as cicatrizes na parte de trás da planta? Se não, como faço pra melhorar o aspecto dessas cicatrizes?

Transplantei hoje pra dar uma organizada e fazer uma poda nas raízes (tinham muitas se cruzando).



Essa foi a primeira planta que retirei de um recipiente grande, e estou bem satisfeito com o resultado (mais satisfeito do que com os escorredores+mamadeira).

Ainda não criei coragem pra substituir o ápice, fico muito pensativo sobre qual ponto seria melhor... Rolling Eyes
Mas vou fazer isso logo!

Abraço a todos.


Editado pela última vez por Manakel em Dom Out 04, 2015 9:27 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Out 04, 2015 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Em tese os passo seriam os seguintes: Escolher o melhor ponto de visão de nebari, ou seja, em que lado está o melhor nebari. Este local deveria ser a Frente da planta. Se olhando nesta frente os galhos mais fortes não são os mais baixos, deverá prensar em engrossar eles a fim de se tornarem os mais grossos. Também levando em consideração esta frente, deverá ter o primeiro galho para a direita ou esquerda e não para frente ou para traz. Bem, definidas estas situações você já saberá qual o ponto de corte a fim de deixar um galho como novo ápice e que a cicatriz fique para traz. Mas se isso não for possível nada impede que cicatriz fique para um dos lados ou mesmo para a frente pois, em função de você deixar este novo ápice crescer livremente por um certo tempo, a cicatriz deverá fechar facilmente. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2015 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Criei coragem e, após a poda, ficou assim:



Agora é deixar crescer pra melhorar em todos os aspectos (ápice, nebari, grossura dos galhos, etc).

Abraço a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2016 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Melhorei o aspecto da cicatriz - como as ferramentas adequadas fazem falta! Além disso, um dos galhos para o ápice secou e nem precisei escolher (na foto anterior dá pra ver que eram dois arames).

Após algum tempo, o galho está assim:



Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Tá ficando bem legal. Aparentemente parece que a planta está em continuidade, sem a cicatriz... Acompanhando...
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2016 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Dando continuidade!

O ápice está ficando legal, o problema é os galhos que continuam desproporcionais. Já tentei várias coisas, deixar só com folhas nas pontas, etc, mas acho que vai ter que ser na base da paciência mesmo...



Penso que talvez esteja com muitos galhos, mas fico no receio da planta ficar "bidimensional" com poucos galhos. Ainda estou pensando nisso.

Essa é a que mais fica esquecida no meio das outras aqui em casa, hahahah.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2016 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel, devagar e sempre!
Olha com era e como já está e o quanto já aplicou de técnica nesta guajuvira.
Com certeza já aprendeu muito e tem ainda um longo caminho pela frente.
Mas está muito bom até aqui!

Agora na primavera é bombar na adubação.

Acompanhando.
Abraço.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2016 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Manakel, bom dia!

O Renato falou tudo. Paciência, a planta está apresentando ótima evolução em curto espaço de tempo.
Agora, é realmente ruim se acontecer dela ficar bidimensional, parecendo aqueles cactos do pica-pau.
Uma coisa que você pode fazer para induzir o crescimento e engrossamento dos galhos mais finos da base é deixá-los crescer e ir controlando a força dos outros que já estão num calibre mais apropriado através de podas neles, desfolha quando a planta estiver em dormência... tudo isso fará com que a seiva continue indo com força para os que não foram "mechidos". Repare como eu estou conseguindo fazer isto no primeiro galho da minha serissa chinesa. Veja com o tempo, o quanto ele engrossou.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24783

To gostando! Está com boas brotações no ápice.

Abraços,
JP
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2016 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Manakel essa espécie é ótima, tenho várias. Ela aceita desfolha, poda, poda de raízes, é uma beleza. Agora que fez uma seleção de galhos, aguarda alguns meses até ela fechar de folhas adultas novamente. Lá por Novembro/Dezembro você poderá realizar uma desfolha completa, pra ver a arquitetura da planta, escolhendo os ramos melhor posicionados e aramando-os.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2016 9:39 am    Assunto: Responder com citação

[OFF]Arzivenko!!!!!!

Rapaz quanto tempo!
Quero muito ver como está seu viveiro e suas plantas!!
Sempre gostei dos seus pontos de vista e estilizações.
Não some!!
Bom te rever.
[/OFF]
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil