FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ASSOCIAÇÃO NORDESTINA DE BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 4:35 pm    Assunto: Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste Responder com citação

Oi pessoal

Há alguns anos pesquisei e escrevi sobre este assunto...

Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste

O clima nordestino é bem diversificado e um pouco diferente do restante do País. O Nordeste está localizado em uma região que recebe influências desde a Amazônia até a Europa. A proximidade da zona de convergência intertropical, a brisa marítima e os ventos alísios trazem muita umidade para o continente, mas esta umidade não consegue ultrapassar o planalto da Borborema, por isso há muita seca no sertão nordestino e, em certos meses muita chuva no litoral e zona da mata.
Quando pensamos no cultivo do bonsai nesta região, aparece logo uma dúvida na reação das espécies chamadas “tradicionais” com o calor e falta de estações bem definidas. Não acredito numa dificuldade excessiva, contando que não podemos usar o mesmo calendário de procedimentos que é feito no Japão, Europa ou Sul do Brasil. Infelizmente, nesses anos de cultivo ainda não tive (já desisti) e nem vi sucesso, em longo prazo, com pinheiros e aceres como bonsai. Alegra-me que a maioria dos bonsaístas brasileiros está começando a dar valor as plantas tropicais, surgindo assim belos trabalhos que servirão de exemplo e motivação!

As Estações e os procedimentos tomados:
A Primavera inicia no dia 23 de setembro. Essa estação vem acompanhada de mudança no regime de chuvas e temperaturas pelo Brasil. A maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente. No começo desta estação ainda é segura e a desfolha e demais procedimentos na maioria das espécies, com exceção a coníferas. De meados para frente, o calor aumenta e já é necessário proteger todas as plantas dos raios solares entre as 11:00h e 15:00h.

O Verão inicia no dia 22 de dezembro no Hemisfério Sul. Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro. A estação é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de poucas chuvas de curta duração na região litorânea. Os nossos bonsai, em pequenas e rasas bandejas, sofrem bastante se esquecidos ao sol. Não realizo nem indico trabalhos mais pesados como poda radical, transplante, desfolha total, etc. Atenção às regas para que o substrato não fique muito tempo seco.

Em Março, inicia-se a estação do Outono. No extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, se inicia o período mais chuvoso. Nessas Regiões, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC. Já entre o Litoral e Agreste, a chuva atinge valores acumulados superiores a 200 mm. Agora sim! Este é o melhor período para meter a mão nos bonsai! Não é a toa que o nordestino começa a plantar o milho para as festas juninas! Ao final da mesma, que o frio até aparece, certamente é a melhor época para transplantes e podas das coníferas e exóticas.


O Inverno inicia no dia 21 de junho compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto, onde as temperaturas são climatologicamente amenas. Na Região Nordeste, essa estação está inserida na quadra chuvosa, que vai de Abril a Julho. O principal sistema meteorológico atuante é a frente fria que em geral é de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso. Ainda temos as chuvas abundantes na região. Continua sendo a época de trabalhos, principalmente nas coníferas e exóticas, porém no pico das chuvas, deve-se tomar cuidado com o excesso de umidade no substrato.

Espero que estas observações possam ajudar aos interessados, de maneira alguma são verdades absolutas, pois sempre estamos aprendendo com estas árvores maravilhosas e seus cultivadores!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 50
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns Alexandre !!! Esse texto foi de suma importância para um aprendizado melhor da criação de bonsais no nordeste. Wink
Assim como me ajudou demais, espero que outros possam se privilegiar dessa informação.
Mais uma vez, Parabéns !!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Acacio Vasques



Registrado: 20/06/12
Idade: 43
Mensagens: 18
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2013 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pela iniciativa!!!!
Em abril de 2012 plantei umas sementes de juazeiro e dia 25 de maio elas nasceram. hoje já está uma mudinha bem bonita, ela está numa lata dessas de tinta (18L). Como é uma planta da nossa região, queria uma dica de épocas para trabalho.
Eu estou com vontade de fazer uma quixabeira, você tem alguma dica sobre sua germinação?
Desde já agradeço!
_________________
No fim tudo dá certo, se não deu, ainda não era o fim!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2013 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,
muito legal de sua parte resumir as características e associar ao cultivo de Bonsai e trazer à tona para todos nós. Muito obrigado por isso.

Ainda não tinha visto este post desde a data que foi feito. Só vim tomar conhecimento hoje. Existia uma certa dúvida quanto aos dias daqui (nordeste) para se realizar as intervenções. Obrigado mesmo! Very Happy

Parabéns!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Dom Jan 26, 2014 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Muito interessante seu artigo. Bem que você poderia fazer o mesmo com a região norte.

Moro em Porto Velho/RO e aqui temos dois exageros.. calor e chuva. O calor é durante todo o ano, com o tempo um pouco ameno nos meses de junho e julho e o calor extremo nos meses de agosto e setembro (também os meses mais secos). De meados de outubro a meados de maio é muito chuva, sendo que o maior volume de água é de dezembro a fevereiro. Então, aqui, temos de sobra sol e chuva. Com certeza as plantas devem perceber as quatro estações, mas para nós é pouco perceptível.

Ficou meio perdido sobre quais os melhores períodos para transplante, desfolha, poda e adubação.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Att.,
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Eugênio Teixeira



Registrado: 14/09/15
Idade: 40
Mensagens: 7
Localização: OlindA-PE

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2015 7:38 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom o topico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ASSOCIAÇÃO NORDESTINA DE BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil