FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Satsuki 1 (Hidaka)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2015 10:41 am    Assunto: Satsuki 1 (Hidaka) Responder com citação

Fala pessoal,

começando para valer...

bom essa é uma das duas Satsuki que vieram do vieiro do saudoso mestre Hidaka. As plantas vieram até mim pelas mãos do amigo Cézar do grupo Bonsai Sorocaba, valeu Cézar!!!

como é minha primeira planta, primeira mesmo, gostaria de contar com a ajuda de vocês para a condução da mesma...

Uma coisa importante que observei foi uma etiqueta metálica que seria a data da planta... são plantas de dezembro de 2012 e que, acredito eu, estão sem nenhum transplante desde então...

Acho isso porque dois sintomas:

A) as raízes estão saindo pela base do vaso
B) as últimas brotações estão muito mas muito fracas, deixaram de ser brotos e ficaram lenhosas sem crescimento vigoroso


Outra coisa que me preocupa um pouco é a questão quantidade de musgo que temos nos galhos e no tronco principal... isso seria um problema para a saúde da planta ou não?


Abaixo algumas fotos para vocês terem uma ideia da planta.

Abraços














Detalhe do fundo do vaso com as raízes saindo para todo o lado...

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2015 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton, boa tarde!

Com relação a esta plaquinha, guarde-a com carinho, é relíquia do nosso saudoso mestre Hidaka. Ele usava partes de latinhas de refrigerante para realizar estas marcações. Simplicidade e efetividade, pois elas resistem ao tempo!.

Com relação ao musgo, em excesso e somente neste caso, ele pode prejudicar a força das brotações segundo o mestre Sérgio Siqueira. Para removê-lo, é só usar uma escova de dentes.

Inicialmente eu me preocuparia em verificar a adaptabilidade dela em seu novo habitat. Passado esta etapa, faça um falso transplante, ela merece para dar mais força e vigorosidade. Não começaria a mecher em uma obra destas... aprenderia mais sobre a mesma antes. E tudo feito com muita calma e muita pesquisa.

Abraços!
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2015 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Fala João,

mais uma vez obrigado pela ajuda!

dúvida... o processo de eliminação do musgo com escova de dente é feito a seco mesmo ou devo umedecer o tronco e galhos que serão limpos?

dúvida... vou proceder com o falso transplante mas, gostaria de saber se não seria interessante remover aqueles galhos que não irão fazer parte do projeto futuro... isso não iria direcionar as energias da planta para os galhos que iremos querer no futuro?

olhando a planta e associando aos estilos que vejo pela net acredito que essa planta possua potencial para se transformar em algo como....





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Calyton, me adiantando ao João...rsrsrs A retirada do musgo é mais eficiente se feita a úmido. Inclusive se deixar a planta no tempo em um dia de chuva em que fique úmida de um dia para o outro, facilita mais ainda. Eu comprei na net uma maquineta que é como um micro lava-jato e é vendida com o nome de Pistola Tira manchas de alta pressão. Ela é fantástica para retirada de musgo de tronco e galhos, bem como excelente para remover madeira podre em casos de plantas com madeira morta. A gente tem que se habituar a distância de utilização pois o jato é forte se chegar muito perto chega a machucar a casca da planta, mas mantendo uma distância é muito segura. Bom, sobre o falso transplante pode sim retirar os galhos que não irão fazer parte do projeto futuro, inclusive vais ganhar tempo com isso. E aproveita para estaquiar estes galhos e fazer novas mudas...rsrs Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qui Set 10, 2015 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

legal saber desse micro lava-jato... no futuro vou investir nisso...

valeu, vou tentar a seleção de galhos e o falso transplante então...

vou tentar o caminho da segunda foto, Han-Kengai, acho que já posso dar uma inclinada no tronco quando for fazer o falso transplante...

com relação a seleção dos galhos, estou em dúvida, olhando a planta vejo duas possibilidades... me perdoe pela qualidade da "projeção"...

Legenda:
linha vermelha = poda
linha azul = projeção tosca de evolução dos galhos
pontos amarelos = local esperado de novas brotações

1ª Opção:
- podar todo aquela junção de galhos acima de dois brotos vigorosos que estão do lado direito da imagem...
- trabalhar um desses brotos como galho principal do Han-kengai...
- esperar uma brotação melhor localizada (pontos amarelos) ou trabalhar aquele galho mais fino do lado esquerdo da planta como um patamar superior acima do galho que será o principal do Han-kengai...

a vantagem que vejo é que teria uma certa conicidade entre o tronco principal e os galhos da descida da planta
a desvantagem é o medinho de praticamente zerar a planta...





2ª Opção:
- podar os galhos mais baixos da planta...
- escolher dois galhos do ponto com vários galhos mais lenhosos e direcionar um para baixo e outro em paralelo acima desse direcionado para baixo...

a vantagem que vejo é que judiaria menos da planta e também conseguiria uma certa conicidade pois a diferença de calibre entre esses galhos e o tronco é grande...
a desvantagem é que praticamente não conseguiria dar movimento nesses primeiros galhos pois, pela idade dos galhos, seria difícil conseguir aplicar esses movimentos...

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2015 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da ideia do han-kengai na primeira opção. Creio que temos que ousar com relação a estilização e isso seria um caminho interessante. Tem a vantagem também que ao inclinar tira a monotonia da saída de tronco, dando certo movimento. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2015 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio, tudo certo?

então,tomei coragem e meti a tesoura... veja como a planta está agora

Já adianto que surgiu uma dúvida cruel... explico nas fotos..









Vamos ao que estou pensando e as dúvidas...

decidi pelo estilo Han-Kengai, como tínhamos conversado...

para mim, a segunda foto é a que mostra o melhor lado da planta...

estou pensando em fazer a semi cascata com um dos dois brotos que começam agora a ficar lenhosos... eram os brotos mais fortes da planta como um todo... deixei os dois por medo de perder um na aramação...

deixei aquele galho mais grosso logo acima dos brotos porque pensei e usa-lo para fazer um patamar de contra ponto a cascata, o que acha?

estou pensando em poda-lo logo com uns 5 cm e esperar brotações para dar origem a esse patamar de contraponto... é uma boa opção no seu ponto de vista?

olhando a planta após a eliminação dos galhos esse me pareceu relativamente bem posicionado para esse fim, além disso, ainda tenho que fazer um corte para eliminar aquele nó que sobrou acima dos brotos que usarei, fazendo esse corte, não sei se sobrará área para o surgimento de um broto bem posicionado para esse patamar superior...

e agora minha última dúvida, talvez a mais básica de todas, como faço o corte para eliminar o nó? em que ângulo eu faço quero dizer?

fiquei com receio de fazer um corte equivocado e prejudicar a evolução da planta....

Agradeço desde já, abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2015 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que tuas intenções estão bem colocadas. Para fazer a semi cascata será necessário e prudente, inclinar toda a planta. A retirada deste caroço que ali ficou terá mesmo que ser feita. Pode ser com um serroto um corte inclinado. Depois de inclinar a planta, mesmo que provisoriamente coloca um calço/cunha de madeira em baixo do vaso até achar a inclinação ideal, daí também vais ter uma melhor visão de como cortar este caroço. Basicamente um corte em diagonal a partir do galho de cima, inclinado para baixo na direção oposta a este galho. Mas se não quiser cortar com serra e tiver a mão um alicate bem afiado, pode ir tirando aos poucos. Eu faria isso com o alicate bola. Mas pela experiência com alicate chinês e japonês, sei que um bom resultado num caso desses só se consegue com um alicate japonês. ali se trata de quase uma cirurgia e isso com um alicate que fica esmagando e massando madeira não funciona. No fim, não tendo a ferramenta adequada o velho serrote ainda faz o melhor serviço, quando bem manuseado, é claro...rsrsrs. E o broto que pretende fazer a cascata já vai ficar melhor posicionado. Sobre o uso do galho superior para fazer a 'copa' da semi cascata, pode ser usado sim, podando uns 3-4 cm e utilizando depois as novas brotações que sairem dele para formar o ápice.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 16, 2015 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio e pessoal,

atualizando as brotações, que são muitas... Very Happy Very Happy Very Happy

com tantas brotações estou até em dúvida sobre usar o galho cortado para formar o patamar superior... espero contar com a visão aguçadas dos mestres...

abaixo as fotos...









Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil