FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pau Brasil bonsai...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2015 10:43 pm    Assunto: Pau Brasil bonsai... Responder com citação

Olá sou Aurora

Será que alguém já tentou fazer um bonsai de Pau Brasil?

Sou iniciante na arte mas mesmo assim me arrisquei a fazer um alporque em um Pau Brasil que tenho em um vaso graande, separei em setembro e agora está assim:



Agradeceria comentários ou broncas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2015 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Este tronco mais grosso está competindo com o da esquerda que tem uma forma mais interessante. Então o eu cortaria este tronco da direita bem rente ao tronco principal, contando com nova brotação mais fina ali para formar o primeiro galho. Aliás, não corta bem rente, corta com cerca de 1 cm de comprimento pois isso ajuda a brotar neste ponto, no futuro com alicate se retira o toquinho que ficou. Pau Brasil é um desafio interessante para bonsai. Ele tem tendência a formar entrenós meio longos, então a tesoura vai ter que trabalhar seguidamente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2015 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Seki
Agradeço a instrução; tinha intenção de diminuir o galho da direita mas estava em dúvida de onde.
Quanto às podas das brotações, sou meio sem noção por isso vou perguntar: pode-se efetuar várias podas seguidas em curto espaço de tempo - isto é - digamos uma por mês (dependendo do desenvolvimento da planta, claro) sem prejudicar?
No caso deste alporque de Pau Brasil, quando separei em setembro, retirei todas as folhas e agora em novembro brotaram as da foto. Será que poderia pensar em cortar as pontas dos galhos já?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil