FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manakel - Figueira
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2015 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, obrigado pelas dicas! Vou abrir então um tópico pra cada muda... Tinha pensado realmente eu reunir tudo no mesmo, pra facilitar, mas vai confundir também, hehehe. A Guajuvira tá com uns galhos com mais de 30cm já, como cresce! Pelo jeito vai ficar legal o estilo pra muda que tenho!

As sementes de Sakura não deram certo! Vou tentar comprar um pré-bonsai até o final do ano (talvez até de outra espécie que não seja Sakura, vamos ver).

Sobre a figueira:
Já faz um ano que está no escorredor+mamadeira. Com certeza faz uma grande diferença essa técnica, agora eu percebo e entendo! Tava mais fina que uma caneta, agora tá mais grossa que um dedo Razz. Se olharem as primeiras fotos do tópico dá pra ver a diferença. Pretendo deixá-la beem mais tempo para desenvolver mais, claro, sei que o caminho é longo!

Vou fazer um Hokidachi; e esse galhos saindo do mesmo ponto, não vão me causar um problema futuro de conicidade invertida?



A planta não cresceu igual pra todos os lados, embora eu tenha virado ela pra pegar sol igual... Vou poder escolher entre duas frentes. Essa da foto e o lado posterior. São as que mais valorizam o nebari, também.



Sobre o galho mais baixo e grosso da esquerda e o da direita (os que estão fora do círculo vermelho na primeira foto), aramei para cima pelo fato de estarem saindo pra baixo - em direção ao substrato.
Além disso, estou estudando a possibilidade de colocar musgo ou asfagno em volta do nebari para estimular o crescimento de mais raízes.


Editado pela última vez por Manakel em Sáb Dez 19, 2015 7:50 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 22, 2015 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Eaí gente, tudo bem?

Será que já não está na hora de encurtar os galhos? (e eliminar alguns) Eles já estão quase com o dobro do comprimento do tronco, hehehe.
Também digo isso porque agora, com esse calorzinho no inverno, a brotação da primavera está começando!

Atualizando:



A tesoura tem 15cm!

Abraço!

edit.:
Troquei o substrato pra dar uma olhada nas raízes e fiz uma desfolha parcial. Agora pretendo deixar por 1,5 ou 2 anos nesse substrato novo pra engrossar mais.

Após isso, vou analisar as raízes novamente. Acho que vou ter que fazer um alporque de raízes se elas continuarem do jeito que estão; porque a planta tá com raízes bem grossas e longas (e as raízes mais fininhas somente na ponta das longas, isso é por conta do escorredor+mamadeira?). Não consegui tirar foto, mas o nebari tá beeem mais pra baixo. São umas 4 ou 5 (em forma de polvo) com mais ou menos 10cm cada. Me espantei porque até dava pra fazer raíz sobre pedra se eu quisesse, heheheh.

Dependendo do estado que as raízes e a grossura do tronco estiverem assim que replantar, vou fazer uma poda drástica nos galhos (deixando, sei lá, uns 2cm?) e começar a formar a estrutura aérea da planta. Se não der, espero as raízes dela melhorarem e começo isso no outro ano!

Enquanto isso, vou dar mais atenção pra outras plantas!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Dez 19, 2015 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

Não resisti e fiz uma poda leve. Os galhos estavam realmente muito compridos, tinha uns com quase 30cm. Deu umas 20 estacas que estão no enraizador, heheheh!
O engraçado é ver a primeira foto do tópico e comparar com o tamanho das estacas...





Vou continuar no esquema muito sol, água e adubo!

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2016 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que podei muito cedo... Bom, tava ficando desproporcional!



Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2017 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando... Por mais que eu faça as podas, parece sempre igual, hahahah.



Abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2017 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Manakel! Tudo bem?

Hoje peguei para dar uma lida no seu tópico desde o início e confesso que me vi em você, principalmente no início. Pedrinhas no vaso, depois a alegria de quando chegou o livro "ABC do Bonsai", fazer o primeiro escorredor x mamadeira... e ver a evolução nas perguntas e nas soluções encontradas!

Parabéns caro amigo. Hoje está com uma "carinha" bacana seu ficus. Acredito estar no caminho certo!. Se eu fosse palpitar, apenas falaria para tentar com o tempo, direcionar os galhos para todas as direções, fazendo um belo hokidachi. Eu deixava muito minhas plantas em "2D", e através de um amigo, tomo mais cuidado... buscando um 3D, com idéia de profundidade, volume e etc.

De resto, estou gostando da condução.

Irei acompanhar, grande abraço.


JP
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil