Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Andre

Registrado: 09/04/16 Idade: 45 Mensagens: 19 Localização: Rondonópolis-MT
|
Enviada: Seg Abr 11, 2016 11:51 pm Assunto: Buxinho |
|
|
Boa noite!! aceito sugestões, tenho essa muda de buxinho e estou com intenção de eliminar alguns galhos, pois fiquei sabendo aqui mesmo através do fórum que o mesmo não aceita poda drástica.
Peço aos amigos que me ajudem por onde eu possa começar, estou começando agora e ainda estou um pouco perdido. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 13, 2016 12:36 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem, Paulo Andre?
Como está pedindo uma sugestão, seu buxinho apresenta uma boa estrutura para alguns estilos, mas o que está mais próximo da realidade dele hoje, seria o Kabudachi (troncos múltiplos).
Sugiro pesquisar na internet e salvar uns modelos para te inspirar no futuro
É uma espécie de crescimento um pouco lento, mas que tolera trabalhos como jin e shari.
Coloco abaixo alguns links que achei sobreo buxinho e que me parecem bem ricos.
http://www.bonsaiempire.com/tree-species/buxus
http://www.bonsai4me.com/SpeciesGuide/Buxus%20Indepth.htm
http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/Buxinho.htm
Ele até aceita uma poda mais drástica, mas é melhor aguardar pelo final do inverno e buscar ser conservador.
O seu parece que foi recentemente transplantado, assim não mecha mais nele até esta época.
Faz tempo que você o tem?
Eu pergunto isto até para você evoluir junto com ele em termos de cuidados. Quando eu adquiro uma planta nova, a observo bem, ficando quase por um ano analisando. Estudo em ramos que quero eliminar, como ele se comporta: podo, vejo como brotam, aramo...é uma dica geral que gosto de dar a quem está começando.
Esperto ter lhe sido útil. Abraços amigo. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Paulo Andre

|
Enviada: Qua Abr 13, 2016 1:11 pm Assunto: Re: Buxinho |
|
|
Paulo Andre escreveu: |
Boa noite!! aceito sugestões, tenho essa muda de buxinho e estou com intenção de eliminar alguns galhos, pois fiquei sabendo aqui mesmo através do fórum que o mesmo não aceita poda drástica.
Peço aos amigos que me ajudem por onde eu possa começar, estou começando agora e ainda estou um pouco perdido. |
Bom dia joão!! obrigado pelas dicas vou estudá-las e futuramente estarei postando mais fotos .
Respondendo a sua pergunta estou com essa muda a uns 20 dias, peguei ela jogada no quintal da casa de minha irmã estava só num torrão.
Troquei o substrato, fiz o corte da raiz pivotante e diminui as raizes laterais e também eliminei alguns galhos secos.
Algumas fotos de quando a peguei:
 |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Abr 15, 2016 6:08 pm Assunto: |
|
|
Aqui no RJ não costumamos retirar todo o torrão de terra do buxus, pois elas simplesmente morrem. Não sei se foi o seu caso, mas fica a dica... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Paulo Andre

|
Enviada: Sex Abr 15, 2016 7:03 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Willian, acho que não a perdi aqui está a foto dela com uma semana depois da troca do substrato.
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 15, 2016 8:10 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos!
Seu buxos deu uma espichada! Veja que ficou sem brotações baixas para realizar qualquer tipo de redução e compactação do conjunto.
Tenho umas dicas pra tentar brotações baixas. Só que é um trabalho lento.
Escolha uns galhos, dois ou três pra começar, dê preferência aos mau localizados. Pegue um arame, enrole na altura que queres as brotações e faça um torniquete bem apertado com o alicate, isso vai bloquear a fluidez da seiva e podem acontecer duas coisas: o galho secar ou brotar. Fiz certa vez e deu certo! Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Paulo Andre

|
Enviada: Sex Abr 15, 2016 9:27 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo!! obrigado pela dica. |
|
|