FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Andre



Registrado: 09/04/16
Idade: 44
Mensagens: 19
Localização: Rondonópolis-MT

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2016 11:51 pm    Assunto: Buxinho Responder com citação












Boa noite!! aceito sugestões, tenho essa muda de buxinho e estou com intenção de eliminar alguns galhos, pois fiquei sabendo aqui mesmo através do fórum que o mesmo não aceita poda drástica.

Peço aos amigos que me ajudem por onde eu possa começar, estou começando agora e ainda estou um pouco perdido.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem, Paulo Andre? Smile

Como está pedindo uma sugestão, seu buxinho apresenta uma boa estrutura para alguns estilos, mas o que está mais próximo da realidade dele hoje, seria o Kabudachi (troncos múltiplos).

Sugiro pesquisar na internet e salvar uns modelos para te inspirar no futuro Razz

É uma espécie de crescimento um pouco lento, mas que tolera trabalhos como jin e shari.
Coloco abaixo alguns links que achei sobreo buxinho e que me parecem bem ricos.

http://www.bonsaiempire.com/tree-species/buxus
http://www.bonsai4me.com/SpeciesGuide/Buxus%20Indepth.htm
http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/Buxinho.htm

Ele até aceita uma poda mais drástica, mas é melhor aguardar pelo final do inverno e buscar ser conservador.
O seu parece que foi recentemente transplantado, assim não mecha mais nele até esta época.


Faz tempo que você o tem?

Eu pergunto isto até para você evoluir junto com ele em termos de cuidados. Quando eu adquiro uma planta nova, a observo bem, ficando quase por um ano analisando. Estudo em ramos que quero eliminar, como ele se comporta: podo, vejo como brotam, aramo...é uma dica geral que gosto de dar a quem está começando.

Esperto ter lhe sido útil. Abraços amigo.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo Andre



Registrado: 09/04/16
Idade: 44
Mensagens: 19
Localização: Rondonópolis-MT

MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 1:11 pm    Assunto: Re: Buxinho Responder com citação

Paulo Andre escreveu:











Boa noite!! aceito sugestões, tenho essa muda de buxinho e estou com intenção de eliminar alguns galhos, pois fiquei sabendo aqui mesmo através do fórum que o mesmo não aceita poda drástica.

Peço aos amigos que me ajudem por onde eu possa começar, estou começando agora e ainda estou um pouco perdido.


Bom dia joão!! obrigado pelas dicas vou estudá-las e futuramente estarei postando mais fotos .

Respondendo a sua pergunta estou com essa muda a uns 20 dias, peguei ela jogada no quintal da casa de minha irmã estava só num torrão.

Troquei o substrato, fiz o corte da raiz pivotante e diminui as raizes laterais e também eliminei alguns galhos secos.

Algumas fotos de quando a peguei:





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui no RJ não costumamos retirar todo o torrão de terra do buxus, pois elas simplesmente morrem. Não sei se foi o seu caso, mas fica a dica...
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Andre



Registrado: 09/04/16
Idade: 44
Mensagens: 19
Localização: Rondonópolis-MT

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Willian, acho que não a perdi aqui está a foto dela com uma semana depois da troca do substrato.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!

Seu buxos deu uma espichada! Veja que ficou sem brotações baixas para realizar qualquer tipo de redução e compactação do conjunto.
Tenho umas dicas pra tentar brotações baixas. Só que é um trabalho lento.
Escolha uns galhos, dois ou três pra começar, dê preferência aos mau localizados. Pegue um arame, enrole na altura que queres as brotações e faça um torniquete bem apertado com o alicate, isso vai bloquear a fluidez da seiva e podem acontecer duas coisas: o galho secar ou brotar. Fiz certa vez e deu certo! Até mais!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Andre



Registrado: 09/04/16
Idade: 44
Mensagens: 19
Localização: Rondonópolis-MT

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo!! obrigado pela dica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil