FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudinha de romã
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2016 3:05 pm    Assunto: Mudinha de romã Responder com citação

Colegas, tudo bem?

Há quatro meses, sementes de romã que eu havia plantado germinaram e têm se desenvolvido muito bem. Conforme orientações, não tenho feito intervenções nas plantas, que devem ser realizadas apenas a partir do primeiro ano (pode de raízes, principalmente da pivotante). No entanto, acontece que duas dessas mudas começaram a desenvolver flores (que se parecem com pimentinhas no caso das romãs). Achei estranho, meio sem saber se isso faz ou não parte do desenvolvimento natural da árvore nesse estágio. São mais ou menos 5 florezinhas, uma inclusive bem na ponta da muda, que está pesando um pouco e a fez pender levemente para o lado.

Minha dúvida: devo deixar as flores ou removo algumas (ou todas) delas? Como uma planta adulta florescendo consome muita água (sem falar no peso), fiquei pensando no caso da muda. Verifiquei, além disso, que alguns raminhos novos próximos às flores têm secado, imagino que devido à necessidade de água das flores.

Logo abaixo, posto uma imagem de uma dessas mudas no início do mês de abril (ainda sem floração na época). Hoje elas já estão bem mais desenvolvidas, com vários e compridos ramos laterais.

Muito obrigado!


_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2016 6:15 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando as fotos. Acabei cortando a flor da ponta de ambas as mudas, que estavam curvadas demais.




_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2016 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

E a título de curiosidade, posto foto de uma muda de flamboyant, que começou a nascer depois de 2 dias e meio (na imagem está com 10 dias). Pois é, acreditem se quiser... Escarifiquei a pontinha das sementes. Quando começaram a germinar (das 7, nasceram 5), a semente (que é bem grande) estava para fora. Pensei que não tinha enterrado direito, porque fazia muito pouco tempo desde o plantio. E não é que era a planta germinando?


_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil