FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa e Pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabiobocaiuva



Registrado: 03/08/04
Mensagens: 7
Localização: Pedro Leopoldo-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2004 1:18 pm    Assunto: Serissa e Pitangueira Responder com citação

Srs,

Gostaria de informações sobre bonsai de Serissa e Pitangueira.

-> Serissa:
Adubação, troca vaso (poda raízes), estilos, etc.

-> Pitangueira:
Tenho 3 pitangueiras, 2 extraídas do quintal, com troncos bem desenvolvidos e "baixa estatura". Ambas estão desenvolvendo bem, apesar de apenas 1 1/2 de vaso (mais profundos, devido ao pouco tempo).

Alguém poderia me passar infos sobre estas espécies?

Grato,

Fábio Oliveira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Visitante






MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2004 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Fabio,

De uma olhada no Site do Mario
http://www.bonsai.vserver.com.br

E um dos mais completos e esclarescedores que ja vi, quando comecei passei por ele todo e me deu uma boa tirada de duvidas.
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2004 10:31 pm    Assunto: serissa Responder com citação

em todo caso, colegas bonsaistas, acho interessante falar sobre a serissa. é uma planta ótima para se trabalhar. corta-se um galhinho, estaquia e pronto!rapidinho brota. corta-se a raiz, planta-se e voilá!a raiz tambem brota. pode-se podar a serissa totalmente, pouco tempo depois olha ela de novo, toda cheia de brotação, de galhos disparando em todas as direções.
o bom é planta-la na pedra, na rocha, sobre pedra, raiz sobre rocha. de qualquer maneira que se plante ela desenvolve bem. não gosta muito de sol quente, prefere sombreamento, agua em quantidade maior que pinheiro por exemplo.
adubo as minhas com torta de mamona e farinha de osso. tenho que ficar atento para podar e manter a forma, por que senão haja galho e flor. não é a toa que é chamada de arvore das mil estrelas.
claro, falo tudo isso sobre a variedade conhecida como serissa chinesa. a variegata dá um pouco mais de trabalho e requer maior atenção. a que possui flor dobrada tambem requer mais atenção. mas todas são ótimas.
plantar no chão ajuda a desenvolver um tronco mais grosso num periodo de tempo mais curto. mas pode ser no escorredor tambem.
um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabiobocaiuva



Registrado: 03/08/04
Mensagens: 7
Localização: Pedro Leopoldo-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2004 7:41 am    Assunto: Ae Nicky Responder com citação

Valeu pelas respostas...
A minha é uma serissa variegata....não tive nehum problema com esta espécie; brota muito rápido e estaquia é surpreendente!

Quero adquirir uma espécie chinesa, que florifica esplendidamente!!

Quanto a adubação com farinha de osso e/ou torta de mamona, como é aplicado e qual freqüencia?

Fábio Oliveira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 1:06 am    Assunto: serissa Responder com citação

Nicky, tenho quatro exemplares da serissa japonesa e duas variegata deixo todas em sol pleno pois quando as coloco dentro de kza para adimira-las noto que num prazo não mais que tres dias elas começam a amarelar e perder folhas,e quando mantenho em sol pleno elas me presenteiam com belos brotos e muitas,muitas flores esta diferença de cuidados seria por consequencia dda diferença de clima entre nossas regioes.(Goiania)
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 1:42 am    Assunto: Re: Ae Nicky Responder com citação

fabiobocaiuva escreveu:
Valeu pelas respostas...
A minha é uma serissa variegata....não tive nehum problema com esta espécie; brota muito rápido e estaquia é surpreendente!

Quero adquirir uma espécie chinesa, que florifica esplendidamente!!

Quanto a adubação com farinha de osso e/ou torta de mamona, como é aplicado e qual freqüencia?

Fábio Oliveira



Amigo fabiobocaiuva,

A quantidade de adubo que utilizo aqui é de 1 para 1, ou seja, 1 de Torta de Mamona e 1 de Farinha de Osso a cada 15 dais.


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil