|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 26, 2006 10:21 pm Assunto: Adubo foliar é MITO? |
|
|
Colegas,
Dando uma viajada por um forum internacional,recomendado por André Monteiro encontrei uma discurssão interessante sôbre adubo foliar,em que um tal de Jim Lewis,acho ser administrador do Site,respondendo a uma pergunta sobre o uso deste tipo de adubo diz que é um "MITO"e que o estoma das folhas não tem função absortiva,que é exercida pelas raízes.Vejam o link
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=18431.0
Qual a opinião de vcs a respeito?
Um grande abraço,
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Mar 27, 2006 12:29 am Assunto: |
|
|
Leo,
para ter certeza que a planta está sendo bem adubada é melhor ficar mesmo com o de raíz.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Mar 27, 2006 8:20 am Assunto: |
|
|
Leo,
Acredito que a colocação deste senhor tenha um sentido figurado, ou seja, é verdade que a quantidade absorvida via folha é irrisória, porém é inegável a função de troca com o meio exercida pela folha.
A adubação foliar deve ser vista como um complemento da adubação no solo. Deve ser vista como auxiliar na reposição de micronutrientes, os macros devem ficar sempre a cargo da adubação via solo. |
|
|
 |
stie 1.o PASSO

Registrado: 17/09/05 Mensagens: 149 Localização: Angra dos Reis
|
Enviada: Seg Mar 27, 2006 7:49 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Por coincidência esta semana copiei isso para estudar, achei interessante, não fala sobre bonsai mas folha é folha.
Um abraço.
Stie
http://www.agrosix.com.br/o-produto/manual_tecnico.doc _________________ SOMENTE ESTANDO ABERTO A MUDANÇAS, TERÁ A VERDADEIRA OPORTUNIDADE DE OBTER O MAXIMO DO SEU TALENTO |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 28, 2006 12:17 am Assunto: |
|
|
Realmente Stie, o artigo parece ser intereesante,mas tb parece ser propaganda de um determinado produto.O que o gringo que citei fala, é que os estomas não foram feitos para absorver nutirntes e sim para proteger as plantas de adversidades do meio ambiente(permitindo ou não por exemplo a perda de agua) e que a "mãe natureza" quando criou os vegetais,não imaginava que o homem iria usar adubos foliares.Isso gerou uma discussão acalaroda qdo o mesmo critica o embasamento científico dos autôres de livros sôbre bonsai.Por isso coloquei aqui esse tema,visando ouvir a opinião dos mais experientes, principalmente pq sei que entre os bonsaistas existem biólogos,agronomos etc.Aliás o Claudio Ratto se não me engano é agronomo e me parece ter dito em algum tópico aqui no forum que prefer a adubação orgânica.Sei inclusive que êle produz um excelente adubo,que inclusive já tive oportunidade de experimentar,com muito bons resultados.
Um grande abraço,
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 28, 2006 12:26 am Assunto: |
|
|
Wilson,Concordo com vc,e é por isso que continuarei fazendo as duas.Normalmente adubo minhas plantas de 15 em 15 dias,uma vez foliar ,na outra orgânico(no solo) de modo que a cada mes aplanta recebe 1 vez de cada tipo.Baseado na opinião de Sergivaldo,estou pensando neste ano experimentar,pelo menos nas plantas já em bandeja só usar adubação química,Osmocote no solo e Biofert plus foliar.
Um abraço.
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 02, 2006 8:53 pm Assunto: |
|
|
Bom,
No mínimo esse cara não tem um conhecimento básico de biologia,não estamos aqui para dizer que as folhas absorvervem como as raízes,o que há é uma Difusão dos nutrientes,já que as paredes(vegetais) celulares são permeáveis,ou seja, a salução(nesse casso o adubo foliar que é uma mistura de água e nutrientes,e que tem maior concentração de nutrientes que a folha em sí)passa de um local com mais concetração para um com menos,até que haja um equilíbrio .
P.s Ao meu ver a adubação orgãnica é mais saudável para a planta pois estimula o crescimento de raízes capilares,e consequante mente um almento gradativo do poder de absorção da planta,as a adubação química é importante nos casos em que a planta precisa de uma revigoração rapida,ou até mesmo como uma suplementação.
espero ter ajudado.Abraços!  _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 04, 2006 10:27 pm Assunto: adubação foliar |
|
|
Concordo com a exposição do colega Wilson. O uso do adubo foliar deve ter carater complementar.
Os nutrientes aplicados no solo, principalmente Fósforo e os Micronutrientes, sofrem uma série de reações , assim como a influencia de vários fatores, que reduzem a sua disponibilidade para absorção pelas raízes das plantas, esses fatos são os principais responsáveis pelo sucesso da complementação desses através da adubação foliar, principalmente se fornecidos nos momentos críticos, isto é, nos períodos de maior demanda pela plantas.
No entanto, para se obter sucesso com o uso desta técnica é preciso saber quando utilizá-la, que nutriente aplicar e as épocas e dosagens a serem aplicadas.
Contriariamente do que se pensa, os nutrientes aplicados via foliar são rapidamente absorvidos pelas folhas das plantas, corrigindo as deficiências ou evitando que as mesmas se manifestem. Estimula o metabolismo vegetal devido a rápida absorção e utilização dos nutrientes, o que proporciona estímulo na formação de aminoácidos, proteínas, clorofila,hormônios, etc.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Abr 06, 2006 8:06 pm Assunto: |
|
|
eu aprendi nas aulas de adubação que alguns micronutrientes, são indisponibilizados quando estão no solo, e para algumas culturas, como por exemplo os citros, é necessário a aplicação de adubos foliares. Bom, é o seguinte, os macronutrientes primários (Nitrogênio, Potássio e Fosfóro) e os macros secundários (Cálcio, Enxofre e Magnésio) devem ser aplicados preferencialmente via solo, no caso dos bonsai, via substrato. Já os micronutrientes, esses são também importantes para a planta, mas não são necessitados numa quantidade grande. Acredito que com a aplicação de um adubo foliar nas épocas recomendadas seja o suficiente para suprir a necessidade da planta.
Bom, uma vez eu depois de assistir uma aula na faculdade, que falava sobre micronutrientes, eu pulverizei todas as minhas plantas com um produto que eu havia ganhado de uma empresa que não lembro o nome, resultado, minha sibipiruna, ficus e pau brasil perderam as folhas, logo após isso o pau brasil morreu, só sobrou o ficus e a sibipiruna. Dai fui perguntar para meu professor, ele disse que plantas nativas são sensíveis aos micronutrientes quando aplicados em grande quantidade e que as folhas haviam caído como uma forma de defesa da planta para tentar eliminar o nutriente que no caso estava fazendo mal para a planta.
eu falei falei e acabei dando uma fugida do tema... bom pelo menos serve de alerta para algum desavisado que igual eu evite matar suas plantas com um adubo foliar. Outra coisa, sempre usar uma dose menor do que a recomendada pelo fabricante do produto. Eu uso aproximadamente 1/4 da dose recomendada desses fertilizantes líquidos da ouroverde.
abraços! _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Cnarita 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 06, 2006 9:09 pm Assunto: |
|
|
Deu um nó na minha cabeça!
Tantos prós e tantos contras...
É, mas não é muito... Foi sem ter nunca sido...
Quem dá mais?????????????
Cnarita |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Abr 06, 2006 9:46 pm Assunto: |
|
|
Menininhos queridos !!!!!
Já li muito e conversei mais ainda com várias pessoas sobre adubação e sempre há controvérsias..... nunca se chega a conclusão alguma !!!
Po via das dúvidas eu utilizo Biofert plus foliar bem diluído uma vez por mês e nunca tive problema algum...
Sorte ?????
Não sei !!!
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 07, 2006 6:16 pm Assunto: adubo foliar |
|
|
Nas pesquisas encontradas em links na net, quase sempre há referencia sobre adubação foliar em culturas. Vale dizer, que, nesses casos, não há nada específico sobre o uso de qualquer tipo de adubo próprio para bonsai.
Ao observarmos a espécie com a qual estamos trabalhando, deveremos levar em conta sua ocorrencia em nosso país. Quando cultivamos plantas alienígenas, como PN, Juniperus, celtis, etc, deveremos observar estudos desenvolvidos por pesquisadores, que geralmente escrevem artigos a respeito em revistas especializadas, como a espanhola Bonsai Pasion, ou a japonesa Bonsai Sekai. Se formos apenas pesquisar rótulos de produtos nacionais, observamos que não há nenhuma referencia para o uso em bonsai, vez que esse tipo de cultura não faz parte de nossos cultivares. Aplicaremos, então, como a colega Angela e outros sugerem: menos da metade da dosagem geralmente recomendada.
Ocorre que, em termos de bonsai, ao tentarmos desenvolver plantas nativas, deveremos estabelecer um controle minucioso sobre rega, adubação, solo e cultivo, antes de passar a tratar a espécie como um bonsai. Ao não observar esses parametros, corremos o sério risco de perder todo nosso trabalho.
Ao vermos um bonsai finalizado, em sites especializados, não vemos todo o percurso que seu cultivador teve que lançar mão para finalizar seu trabalho. Geralmente leva-se anos de meticuloso estudo antes de colocar o primeiro arame ou realizar a primeira poda drástica de raízes.
Como brasileiros que somos, não temos a paciência necessária para seguir esses passos. Queremos logo a finalização, para mostrar a todos nosso trabalho. E com isso queimamos importantes etapas do processo. Há bonsaistas que, inteligentemente, cultivam uma mesma espécie anos a fio. Com isso, desenvolvem técnicas e tratos específicos para aquela espécie, divulgando seu trabalho, o que resulta em proveito para todos. Mas nós, esquecendo-nos desse pormenor, aplicamos o resultado a todas as espécies. E quando as folhas caem ou a planta morre, culpamos quem nos aconselhou, e não nossa própria ignorância.
Vale lembrar então, que ao aplicarmos adubação, seja foliar, orgânica ou quimica, se não existir nenhum estudo pormenorizado sobre aplicação de qualquer produto em bonsai, reduziremos ao minimo as quantidades minimas recomendadas, observando e anotando os resultados, por mais infimos que pareçam. Isso servirá de parametro para que possamos obter, gradativamente, o resultado que almejamos. E, claro, compartilharemos sempre esse tipo de trabalho com os demais colegas.
É preciso que nos conscientizemos da importância de seguir todos os passos, um a um, no cultivo da planta, para que tenhamos satisfação com o que estamos fazendo, de maneira a mostrarmos, com orgulho, o resultado de nosso laborioso trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|