FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira - Ainda da Tempo ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
castor



Registrado: 27/12/04
Mensagens: 27

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2005 9:14 pm    Assunto: Jabuticabeira - Ainda da Tempo ? Responder com citação

Comprei uma muda linda de jabuticabeira com um tronco de 3 cm e uns 60 cm de altura e com ótimos galhos para trabalhar.

Acontece que ela veio em um substrato um pouco ruím, com muita argila, mas daria pra aguentar um tempo.

Também as folhas estão enormes mais com bastante ramificações


Pergunta:

Posso transplantar agora (janeiro) e trocar toda a terra
Posso fazer uma desfolia quase completa para brotar folhas novas e menores

Me parece que a época não é ideal, mas me parece que a jabu é bem resistete

Castor
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 03, 2005 11:29 pm    Assunto: Re: Jabuticabeira - Ainda da Tempo ? Responder com citação

Castor, é até possível transplantar agora com bastante cuidado. A jabuticabeira é muito resistente. O ideal é que você deixe para o período de Inverno. Pode é deve fazer uma desfolha total neste momento.

castor escreveu:
Comprei uma muda linda de jabuticabeira com um tronco de 3 cm e uns 60 cm de altura e com ótimos galhos para trabalhar.

Acontece que ela veio em um substrato um pouco ruím, com muita argila, mas daria pra aguentar um tempo.

Também as folhas estão enormes mais com bastante ramificações


Pergunta:

Posso transplantar agora (janeiro) e trocar toda a terra
Posso fazer uma desfolia quase completa para brotar folhas novas e menores

Me parece que a época não é ideal, mas me parece que a jabu é bem resistete

Castor

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Qual a epoca de desfoliar a jabuticaba??

Pra ser mais generico qual a epoca de desfolia? aqui não posso me basear nos meses
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 10:35 am    Assunto: Desfolhar Responder com citação

Você pode desfolhar em Julho e agora em Janeiro.

Tecnolobo escreveu:
Qual a epoca de desfoliar a jabuticaba??

Pra ser mais generico qual a epoca de desfolia? aqui não posso me basear nos meses

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
castor



Registrado: 27/12/04
Mensagens: 27

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Que tipos de cuidados tenho que ter.

Pode-se lavar as raizes ?? Pois esta com uma argila impregnada, mas a planta esta bem saudavel


Castor
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 6:36 pm    Assunto: Raízes Responder com citação

Castor, espere a época adequada para este trabalho agora, se você tem suficiente experiência...sem problema! Pode lavar as raízes. Faça este trabalho em local sombreado de forma rápida para que as raízes de alimentação não sintam, mesmo que seja no período correto para esta atividade.

castor escreveu:
Que tipos de cuidados tenho que ter.

Pode-se lavar as raizes ?? Pois esta com uma argila impregnada, mas a planta esta bem saudavel


Castor

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 6:41 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

Mario, no Forum da Bonsai Brasil, Mizuno disse que se a planta estiver saudavel pode-se transplantar e desfolhar ao mesmo tempo. Eu discordei disso, vez que a planta foi adquirida em viveiro, não é um bonsai que será transplantado. ainda que esteja gozando de boa saude, creio que ou vc transplanta ou vc desfolha e deixa como está. fazer ambos os tratamentos pode comprometer a muda e até matá-la. o colega disse que as folhas estão grandes e bonitas. isso quer dizer que o substrato em que ela foi desenvolvida esta suprindo as necessidades básicas da planta. cabe então a desfolha. o que vc acha?
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 11:41 pm    Assunto: Re: jabuticabeira Responder com citação

Nickyfury, o Mizuno tem razão veja, quando você transplanta e, neste momento você poda raízes, eliminar uma quantidade de folhas é o ideal para a manutenção da planta. Eliminar uma parte ou todas as folhas, no caso da jabuticabeira, não faz nenhuma diferença. É sempre bom atentar que as plantas nativas tem recuperação muito melhor do que as exóticas. Aclimatadas!


nickyfury escreveu:
Mario, no Forum da Bonsai Brasil, Mizuno disse que se a planta estiver saudavel pode-se transplantar e desfolhar ao mesmo tempo. Eu discordei disso, vez que a planta foi adquirida em viveiro, não é um bonsai que será transplantado. ainda que esteja gozando de boa saude, creio que ou vc transplanta ou vc desfolha e deixa como está. fazer ambos os tratamentos pode comprometer a muda e até matá-la. o colega disse que as folhas estão grandes e bonitas. isso quer dizer que o substrato em que ela foi desenvolvida esta suprindo as necessidades básicas da planta. cabe então a desfolha. o que vc acha?

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 1:18 am    Assunto: Re: jabuticabeira Responder com citação

Concordo plenamente,

pois venho constatando também que no momento em que efetuo o transplante e em seguida desfolho ou a minha jaboticaba ou pitangueira elas se recuperam até mais rapido do transplante do que nas épocas passadas em que eu nao realizava tal técnica, por isso acredito que é um ótimo método, pois assim como o amigo Mario falou diminuindo a quantidade de folhas da planta você terá uma melhor manutenção da mesma ao se recuperar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 6:45 am    Assunto: Responder com citação

Oi Gente !

Moro próximo ao mar, onde sofro com influência de muitos ventos. No verão parece até que ligaram um mega secador de cabelo......

O manejo que eu faço por aqui para as jabuticabeiras seria o seguinte:
No verão, um pouco mais para o final da estação, faço desfolha apenas nas jabuticabeiras que estão num estágio de modelagem que requer uma maior ramificação dos galhos e no inverno faço a substituição do solo. Também faço diversas podas nas margens dos galhos, para correção da forma, em quase todas as estações. Interrompo a adubação no auge do verão e re-inicio no outono parando novamente no auge do inverno, removendo os peletes que não foram consumidos.....
Volto a adubar no final do inverno, respeitando uns 15 dias para aquelas que foram transplantadas e conforme a planta vai pedindo alimento, repondo os peletes quando esta consome por completo os mesmos.
Em suma, um transplante onde faço poda dos galhos e raízes só no inverno, pois se não a planta corre o risco de sucumbir...........então para que correr o risco, não é verdade ?
Outra coisa, é que faço isso sempre deixando um pouco de verde (folhas), para que a planta consiga se re-estabelecer com maior facilidade.......
Galhos fracos não mexo e os demais podo sempre deixando no mínimo um par de folhas.


[]s
Voltar ao topo
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 12:45 am    Assunto: jaboticabeira Responder com citação

N]ao tenho tanta espriência quanto vocês porem em meus pré-bonsai de jabo eu realizo desfplha totala poda de raizes e lavo as raizes trocando todo o substrato por uma mistura de humos 50% 20% de terra vermelha e30%de areia lavada(pedriscos), e venho tendo bons resultados ,possivelmente amanha postarei uma foto de uma delas para avaliação;
Abraços
C.Roger
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Brainner



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 23
Localização: Goiania

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 10:55 am    Assunto: Antes e depois Responder com citação

Castor estou colocando duas fotos antes e depois pra vc melhor avaliar, o resultado que obtive fazendo algumas podas drasticas e desfolhagem total no dia do envasamento, porem tive que aumentar o vaso depois de alguns dias pois achei que a planta nao estava se desenvolvendo bem...

A primeira foi tirada em setembro de 2004 quando fiz as podas drasticas e a desfolhagem, a planta sentiu um pouco por causa do tamanho do vaso eu acho e tive que trocar, coloquei em um outro maior e a segunda foto eu tirei hoje Janeiro de 2005....



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Acho importante salientar o que o Tecno e o Ratto disseram...
Para quem mora à beira-mar e em lugar quente, as estações são pouco definidas e neste caso, o verão geralmente é muito, muito quente...
Nosso amigo Lando pode confirmar o calor que está fazendo por aqui nessa época...

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Oi gente,

aproveitando este tópico vou dar uma dica de mestre Hidaka: quem estiver a fim de fazer estaquia de jabuticaba a época ideal é agora.
Escolham plantas que já estejam produzindo e façam estacas de pontas de galhos. É batata, pegam todas!!!

A escolha de plantas já produzindo é para que os filhotes produzam mais rápido.

Abração a todos
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil