|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
whiteknight
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 8:45 am Assunto: bonsai vindo de sementes não produz? |
|
|
Olá,
Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...' do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??
[ ]'s _________________ ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:19 am Assunto: Re: bonsai vindo de sementes não produz? |
|
|
Whitknight, é um fato que ocorre com algumas espécies, a jabuticaba é uma delas até prova em contrário. As hibridas produzirão! A razão do porque isto acontece não sei dizer corretamente mas penso que pode ocorrer o seguinte: (Pura divagação!)
A planta pode precisar de uma quantidade de algum tipo de nutriente que não consegue ser produzido com uma pequena quantidade de raízes; algum tipo de processamento interno que não metaboliza estes nutrientes, na quantidade ideal, necessários à planta para o desenvolvimento de frutos. Quem sabe?
whiteknight escreveu: | Olá,
Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...' do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??
[ ]'s |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:21 am Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos.
O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação.
As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.
Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc.
Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:48 am Assunto: Jabuticaba |
|
|
Sergivaldo, preciso ver para acreditar. Até hoje não encontrei nenhuma jabuticabeira de semente, como bonsai, produzindo. Nem com 50 anos, como a de um senhor, japonês, aqui de Ribeirão Preto, reclamava pois viu em uma exposição uma árvore que levei cheia de frutos (híbrida)
Sergivaldo escreveu: | Olá amigo,
Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos.
O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação.
As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.
Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc.
Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.
Um abração,
Sergivaldo |
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 12:00 pm Assunto: |
|
|
Grande Mário!!!
"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "
Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.
Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos.
===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 12:14 pm Assunto: Semente |
|
|
Sergivaldo, é que estamos falando especificamente de plantas cultivadas a partir de semente. As jabuticabeiras normais, claro, foram plantadas de semente e produzem. Tenho 4, normais, que plantei há 27 anos e que começaram a produzir com 14 anos. Não é esta a questão.
É o fato de elas não produzirem quando mantidas pequenas desde que nascem. Esta a dúvida intrigante!
Sergivaldo escreveu: | Grande Mário!!!
"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "
Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.
Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos.
===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!
Um abração,
Sergivaldo |
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|