FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ipê Branco Florido - Márcia
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 579

MensagemEnviada: Seg Maio 08, 2006 7:38 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil,


Pelo que sei, um Ipê Branco floresce só depois de "adulto"!!!

Nunca vi nenhuma árvore pequena florida... Nunca vi uma precoce...

Assim, chuto que deva levar pelo menos uns dez anos...

Este tempo pode ser abreviado por alporquia...

Já me falaram até de enxertos...???????????

obrigado,


Cnarita
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Maio 08, 2006 10:06 am    Assunto: ipe Responder com citação

Concordo em parte com o colega Cnarita. Realmente o ipê, qualquer que seja a flor, é um show em sua floração plena. Mas a cerejeira tambem possui seu encanto.
O ideal é principiarmos o cultivo dessa espécie, desenvolvendo bonsai, para que num futuro possamos ter nossos bonsai admirados e copiados, não só pelos japoneses, mas por todos quanto admiram e praticam a nobre arte viva do bonsai. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Maio 08, 2006 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Quem não sente seu coração bater mais forte ao ver plantas tão lindas
que o amigo tem postado, e que nos surpreende cada dia que passa!

Os ipês ainda não são muito divulgados,mas pela sua beleza não existe
dúvida ,serão Bonsai que todos os bonsaístas ostentarão em suas cole-
ções.

10 anos é muito tempo, aceito. O amigo Mário escreve em sua Apostila;
Paciência.Quem sabe pinta algo antes, e eu tanha um ipê florido em 4
ou 5 anos!

Agradeço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 09, 2006 2:16 am    Assunto: ipe Responder com citação

Ivanil, a título de exemplificação, há cultivadores japoneses que logram exito em ter um bonsai de PN a partir de semente em dez anos de cultivo. Não vejo porque não possamos ter ipe, seguindo as técnicas japonesas, em igual transcurso de tempo...
Todavia, há tambem cultivadores que, visando diminuir ainda mais esse tempo, optam pelo Yamadori. Recolhem então uma planta adulta, com boa saúde, e em até cinco anos, formam um bonsai.
Creio que no caso do ipê, este último recurso seria o único modo de se obter um bonsai formado em apenas cinco anos, como sugere o colega. E olhe que ainda assim, terá que se munir de muita paciência, vez que a reação da planta, ao condicioná-la a crescer em um recipiente, mesmo que de tamanho grande, talvez influa em sua floração.
Eu escrevi antes, pois li diversos artigos que fazem referencia a isso, que fruta e flores não são uma finalidade no bonsai. Ainda que ocorram e que contribuam para o bonsai tornar-se ainda mais belo.
Entretanto, creio que no caso de um ipê, a floração talvez pudesse vir a ser induzida, como fazem os floricultores de Holambra com as azaleias e outras florais, abusando indiscriminadamente de hormonios.
Dez anos é muito tempo.... realmente. Mas muitos bonsai antigos do Japão foram iniciados por grandes mestres e perduram ainda hoje graças aos cuidados de mestres que não viram a semente do bonsai que cuidam, germinar... Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 579

MensagemEnviada: Ter Maio 09, 2006 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,


Mais fotos:





Também tirado do Site DIGIFOTO...



obrigado,



Cnarita
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bs_freitas
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/09/05
Mensagens: 371
Localização: salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Maio 10, 2006 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

heheheh,


É possivel ter um florescimento em até 1/2 ano com a planta no chão,pelomenos eu vejo direto plantas novas floridas.
_________________
Bonsai para sempre....

Bruno S.Freitas

Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube

Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/

bs_freitas@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MARCIA PEREIRA DA SILVA



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 10
Localização: ILHEUS - BA

MensagemEnviada: Qui Maio 11, 2006 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Cnarita,

Como vai td bem??? e as sementes de cacau já começaram a germinar??? quero noticias!!!!!!!1

Olha com referencia as 300 mudas estou no aguardo da encomenda rsss, mas se conseguir so umazinha já vou ficar feliz.

Abs

Marcia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 579

MensagemEnviada: Sex Maio 12, 2006 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Márcia,


Sumida!!!!!!!!!!!!

Plantei tão logo pude, mas ainda não germinaram...

Mando notícias...


Abraços,


Cnarita
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Maio 12, 2006 11:43 am    Assunto: Re: ipe Responder com citação

nickyfury escreveu:
Ivanil, a título de exemplificação, há cultivadores japoneses que logram exito em ter um bonsai de PN a partir de semente em dez anos de cultivo. Não vejo porque não possamos ter ipe, seguindo as técnicas japonesas, em igual transcurso de tempo...
Todavia, há tambem cultivadores que, visando diminuir ainda mais esse tempo, optam pelo Yamadori. Recolhem então uma planta adulta, com boa saúde, e em até cinco anos, formam um bonsai.
Creio que no caso do ipê, este último recurso seria o único modo de se obter um bonsai formado em apenas cinco anos, como sugere o colega. E olhe que ainda assim, terá que se munir de muita paciência, vez que a reação da planta, ao condicioná-la a crescer em um recipiente, mesmo que de tamanho grande, talvez influa em sua floração.
Eu escrevi antes, pois li diversos artigos que fazem referencia a isso, que fruta e flores não são uma finalidade no bonsai. Ainda que ocorram e que contribuam para o bonsai tornar-se ainda mais belo.Entretanto, creio que no caso de um ipê, a floração talvez pudesse vir a ser induzida, como fazem os floricultores de Holambra com as azaleias e outras florais, abusando indiscriminadamente de hormonios.
Dez anos é muito tempo.... realmente. Mas muitos bonsai antigos do Japão foram iniciados por grandes mestres e perduram ainda hoje graças aos cuidados de mestres que não viram a semente do bonsai que cuidam, germinar... Wink



Olá Nicky!

Está se aproximando o dia do nosso encontro em Ribeirão. Estou ansioso, principalmente em conhecer os colegas de fórum.

Nicky, coloquei em negrito a parte da tua postagem que eu não concordo muito. E, até para não desestimular bonsaístas novos ( eu tbém sou novo) , tendo em vista vivermos num País tropical, creio que, em determinadas espécies, as flores e frutos são fundamentais, até prioritárias. Veja: O que sería de um bonsai de Azaléia, Bouganvíllea, Érica, Glicínia, sem as flores?? Das cítricas, sem frutos??
Minha modesta opinião!

Grande abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Maio 12, 2006 11:02 pm    Assunto: flores e frutos Responder com citação

Elio, a tríade japonesa clássica: pinus, junipero e acer, são bonsai por excelencia, que não frutificam nem florescem, e nem por isso são menos belos como arvores, concorda?
Mas sou obrigado a concordar com voce, no tocante a esse particular, referente não só às espécies que voce descreveu, como a outras tambem.
Entretanto, mesmo as árvores que emitem flores quanto as que emitem frutos devemos considerar, primeiro, nebari, tronco e copa. Se esses tres itens estiverem bem, a floração ou frutificação será apenas complemento.
De que adianta uma primavera emitir cachos e mais cachos de braqueas(folhas modificadas) se não tiver um bonito tronco ou um nebari e distribuiçã de galhos adequado? As flores não são permanentes. A árvore sim.
Ao cairem frutos e flores, os galhos mostrarão toda a beleza que o trabalho meticuloso de refino e podagem bem feitos legaram para a arvore um esplendor que estará além do alcance das flores e dos frutos.
Foi por isso que fiz a colocação.
Mas realmente, há plantas que se tornam ainda mais belas ao florescerem ou frutificarem. Isso é um complemento para a beleza do trabalho final do bonsaista. Não é o objetivo principal nem a finalidade última. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MARCIA PEREIRA DA SILVA



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 10
Localização: ILHEUS - BA

MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2006 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Cnarita escreveu:
bs_freitas,

É!!!!!!

A M. encomendou mais de 300 mudas!

Pode?


Cnarita


Oi, amigo td bem??? to sumida , sem tempo pra entrar no forum, mas quero noticias da sua roça de cacau (rsss) e ai já colheu quantas arrobas??
Olha a amendoa do cacau organico tá em alta na europa - rsssss

enquanto isso continuo no aguardo de noticias das minhas (300 - 299) mudas de Ipe Branco.

To programando uma visitinha a mata e vou ver se consigo sementes de novas especies - se arranjar alguma coisa nova te mando!! Tem tb uma muda de Pau Brasil que estou guardando pra te enviar

Abs

Marcia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Mensagens: 245
Localização: Santo Andre, SP

MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 12:23 am    Assunto: Responder com citação

Ei! Acho que a primeira foto postada por Cnarita em Maio 9 é na UNICAMP. Tem vários Ipes Brancos lá e as flores caem como neve, forrando o chao. Realmente belo!
_________________
Go Green Growing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MARCIA PEREIRA DA SILVA



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 10
Localização: ILHEUS - BA

MensagemEnviada: Dom Set 03, 2006 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Cnarita,

amigo voltei, espero que estejas bem!! E a roça de cacau, quantas arrobas já colheu????? to aguardando as fotos.

Manda noticias

Bjs


Marcia

ps.: to esperando minhas 300 mudas de ipe branco rssss
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
kaquinho



Registrado: 01/01/06
Mensagens: 13
Localização: Goiânia-goiás

MensagemEnviada: Qua Out 25, 2006 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!
Gostaria de chamar de volta as discussões a respeito dos Ipês não só o branco, inclusive este das fotos com a parte do androseu amarelo, apresentada pela nossa amiga é de difícil cultivo como bonsai, pelo tamanho natural das folhas e exige uma boa pinçagem de redução das mesmas, mas aqui em Goiás particularmente temos o roxo e o Ipêzinho da cerra (o Ipê amarelo convencional) que são ótimos pelo tamanho da folha e pela rápido desenvolviento da maturidade reprodutiva (aprox. 5 a 6 anos para pordução de flores em boas condições de cuidados e sol), tem muitos brancos inclusive estou com uma muda de 2 anos e várias que plantei de sementes e pegou bem.
Acredito que no máximo em 2 anos apresentarei os resultados de meu trabalho em uma muda de ipê amarelo, uma do branco e uma do roxo, espero conseguir, o amarelo e o roxo provavelmente já com flores quando apresentar.

Um grande abraço a todos e acho que é fundamental apresentarmos tambem bonsais com nossa identidade. É motivo de muito orgulho ver colegas apresentado primaveras, jabuticabeiras, siringuêlas, jacarandas e outros espécimes nossos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil