FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

António Castro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 6:24 pm    Assunto: António Castro Responder com citação

Olá Pessoal sou o António Castro.

Faltam uns dias para fazer 40 anos Confused , Casado e com uma filhota de 14.
Sou sócio Fundador da ALB-Associação Lusitana de Bonsai.

Tenho o mesmo nome, no “nickname” aqui no Fórum
Profissionalmente sou Coordenador de um Departamento “Projectos e Orçamentos”, no ramo de mobiliário de escritório.




Como “hobbie” para além destes tenho leitura/pintura e desporto...e começei hoje a tirar um curso de "Tui Na" (massagem Chinesa) Very Happy o que me obrigou a adiar o nivel 2 de Bonsai Sad ...fica para mais tarde.

Desde a minha juventude, que a cultura asiática sempre me interessou bastante, talvez influenciado até pela pratica de artes-marciais "Taekwon-do" e Full-contact, tendo parado completamente, para cumprir o serviço militar no Regimento de Comandos...e nunca mais quis ter nada a ver com esforço fisico, vá-se lá saber porquê Shocked Very Happy ??

Mais tarde com mais uns anitos Rolling Eyes , devido ao “stress” provocado pela minha profissão, fui obrigado a corrigir alguns aspectos do meu quotidiano.
Assim logo que surgiu a oportunidade, comecei a praticar “Tai Chi", talvez por ser a arte que mais se enquadrava com as minhas necessidades naquele momento.

O Bonsai surgiu-me de uma forma bastante inesperada, embora já tivesse conhecimento da sua existência, nunca me ocorreu vir a ter algum.
De impulse num "hiper" ao parar junto da zona das plantas , a minha esposa ofereceu-me duas “amostras” de Bonsai, uma serissa e uma Sageretia, que acabaram por falecer uns meses mais tarde, embora em períodos diferentes.

Como acontece com a maioria dos aficcionados, comecei por comprar alguns livros acerca do tema, e depressa verifiquei não ser suficiente, assim sendo no mês seguinte, dirigi-me à Luso-Bonsai para um curso.

Tinha aqueles dois Bonsai e com muita ingenuidade, própria de quem começa, pensava que ficava por ali Very Happy Very Happy Very Happy .
Não bastava a “dor” inicial, de adquirir ferramentas e tudo mais, quando dei por mim já tinha uns 4 ou 5 em casa, fora os Potensai.
Actualmente tenho oito Bonsai e uns dez em curso ( futuros Potensai )... já matei alguns, outros morreram sem a minha ajuda....e seguramente que vou continuar a fazê-lo.

Tenho efectuado (como autodidacta) várias experiências, com sementeiras/estacas e alporques, e a intenção é mais pela aprendizagem em si, do que propriamente com o objectivo de as multiplicar, até pelas dimensões reduzidas do espaço que disponho.
Talvez seja esta a minha maior frutração, no que se refere a bonsai.

A média de tempo que gasto neles, será aproximadamente 10 horas semanais (penso eu), uma vez que quando estou com eles, não dou pelo tempo que passa.

Os Fóruns que frequento são: Este mesmo do "Mário Leal" que me faz sentir em casa e entre amigos; o da Luso-Bonsai ; Bonsai Brasil; Nipon Bonsai ; Babadubonsai da "Monique" (embora aqui mais esporadicamente e de visita por causa da barreira da lingua); entre mais alguns outros.

Quanto ao que espero vir a fazer em bonsai, será de certa forma o que já faço hoje, aprender sempre todos os dias mais um pouco.
Tenho em mente que será um objectivo de longo prazo, mas tal como tudo na vida, só o continuarei a fazer, enquanto me der prazer.

Digamos que isto será para mim, como que um pára-quedas de desaceleração e o elo de ligação á “mãe natureza” que tanta falta nos faz.



Site da ALB ( Associação Lusitana de Bonsai )
http://albonsai.no.sapo.pt/home.htm

Abraços

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Castro,

Muito legal conhecer você e a tua estória.

Um abraço.

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Lando

Obrigado Wink tambem gostei de conheçer a tua história, já que as,
fotos já tinha visto em alguns tópicos Very Happy .

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raimundo Sinval



Registrado: 01/09/05
Idade: 65
Mensagens: 67
Localização: Rio das Ostras

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 11:53 pm    Assunto: Re: António Castro Responder com citação

Oi, Antonio,
Também comecei há pouco tempo e o meu espaço é como o seu: uma varanda de apartamento. Laughing
Estou adaptando umas prateleiras, me desfazendo de plantas grandes, do hábito da jardinagem ,que foi como cheguei ao Bonsai, lendo revistas, livros e fazendo um curso de Jardinagem numa escola aqui no Rio. Logo me apaixonei pela arte, e agora o foco mudou das plantas ornamentais para as diminutas, e envelhecidas . Também pratico Aikido há dois anos, e acho uma boa coincidência, pessoas do grupo do Bonsai que gostam de artes marciais, acho que é pela cultura oriental, que abarca todos os assuntos ... Rolling Eyes
Tenho aulas uma x por mes com o Claudio Ratto, e estou aprendendo bastante. Minha mulher tem sempre um ataque , porque toda semana entro com algo novo em casa, uma ferramenta, um saco de terra, adubo, vasos, e a varanda vai enchendo... Laughing
Bem foi um prezer te conhecer, tao longe e com várias afinidades. Um grande abraço,
_________________
R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Out 21, 2005 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Oi Antônio !

Muito legal mesmo saber um pouco da sua história !
Quanto ao seu espaço, o que eu tenho a dizer, é que ele mostra o carinho que tem com o bonsai..........Isso para mim é o mais importante, indiferente dos tamanhos e da quantidade dos bonsai............Então meus parabéns !


Grande abraço,

Ratto
Voltar ao topo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2005 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Very Happy

Raimundo Sinval, peço desculpa por só responder agora...mto obrigado pelos comentários Smile
De de facto é verdade, que existem muitos factores comuns entre todos nós, sendo a passagem pelas artes marciais uma delas... e talvez uma pequena varanda Very Happy Very Happy

Cláudio Ratto, mto obrigado...uma varanda quase "tão grande" como o seu espaço hé, hé, hé...brincadeira Very Happy Very Happy Very Happy
Obrigado mesmo, pena que não dá para mais, tento compensar sendo mais selectivo na espécies...mas ao mesmo tempo, é o meu grande Eden Wink

Abraços

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Opa... legal te conhecer aqui...
Vi que faz pintura, bonsai e gosta da cultura oriental... temos os mesmos hobbies... podemos trocar idéias...
vc pinta tela a óleo? me manda alguma foto... pode ser por email... depois mando de meus quadros... ok?
Se puderes me passa algum material eletronico da cultura oriental. pode ser?
Agradeço, meu Grande Amigo!!!!!
Voltar ao topo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Vhobus Smile

Pintura é efectivamente a minha 1.ª e grande paixão, no campo das artes.
Infelizmente está como que colocada de lado, ou seja antes de exercer a profissão de Desenho Técnico, era mais activo na parte artistica...e a artistica com stress, não resulta, logo com o ritmo profissional que me é imposto diariamente, nem vale a pena começar.

A técnica que mais me inclinei, foi em "Pastel Seco".
Eu, bem que gostaria enveredar um dia pelo óleo, mas com uma casa pequena, o cheiro das telas e da Terebentina, não iria fazer muitos aliados cá nãoVery Happy Very Happy...isso é de facto um dos problemas que me leva a este absentismo. ter que arrumar tudo, ao fim de umas horas para deixar o espaço novamente habitavel.

Quanto ao material electrónico, tenho algum, mas mais direccionado para a cultura Chinesa...precisamente por causa do "Tai chi" e "Tui Na", tal como no Bonsai, é preciso tentar ver/perceber um pouco as origens/filosofia etc, gosto até da própria música.

Li à relativamente pouco tempo, um livro que quanto a mim, foi dos melhores pela sua abrangência e qualidade, chama-se:

"A SABEDORIA DO ORIENTE " escrita por um Espanhol , "Juan Masiá" um Professor de Filosofia ( Jesuita ) na Universidade Sofia de Tóquio e Na U.P. Comillas de Madrid.
Faz um semestre em cada lado, e vive no Japão há mais de 35 anos.

O tema debate, as as grandes vias da espiritualidade oriental:
Hinduismo, Budismo, Confucianismo, Tauismo, Zen e Xintoismo.

Para quem gosta uma leitura a não perder.

Logo que reuna algumas coisas envio, depois logo vês se te interessa ou não...Ok

Não tens que agradecer Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil