| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
  | 

Enviada: Ter Jun 06, 2006 3:13 pm    Assunto: Fungicida | 
				     | 

| 

Qual a melhor época para uma aplicação preventiva de fungicida?.... ou melhores épocas...

valeu!!!!! _________________ Rodrigo | 

| 

| 

| 

Fabio Cristiano 3.o PASSO

Registrado: 24/03/06 Mensagens: 484 Localização: Campo Limpo Paulista- SP
  | 

Enviada: Ter Jun 06, 2006 5:15 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Rodrigo,,

Sempre costumo fazer na primavera, mas tbem faço em outras ocasiões, é como vc disse no tópico, a aplicação é preventiva!!!!  ´´E melhor prevenie que remediar!!!!         

Abraços,,

Fábio Cristiano _________________ BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!! | 

| 

| 

| 

Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
  | 

Enviada: Ter Jun 06, 2006 6:20 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Rodrigo,

Eu costumo aplicar no final do Outono (quando as folhas caem), pois no início do inverno as plantas ficam mais propensas a pragas e doenças por terem seu metabolismo lento e suas defesas mais fracas, quanto chegar a primavera estará com toda a força.

Abraços _________________ FELLINI

A Natureza é sábia | 

| 

| 

| 

Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
  | 

Enviada: Qua Jun 07, 2006 8:25 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Rodrigo,

Vou discordar um pouco dos colegas, nunca gostei de aplicação de nenhum tipo de veneno, seja ele funcigida, inseticida ou acaricida, preventivo. É como tomar remédio sem estar doente. Isto pode causar o fenônemo da tolerância, além do mais acabará por se acumular no solo, por exemplo no caso do cobre, e poderá influenciar no desenvolvimento dos fungos benéficos, como as micorrizas . Em meu ponto de vista veneno deve ser aplicado somente na planta que o necessitar, na dose certa e esta planta deve ser isolada até o completo restabelecimento. Como prevenção devemos lançar mão de uma adubação equilibrada, planta saudável é menos sucetível a pragas e doenças, outro fator determinante para a boa saúde de nossas plantas é uma correta insolação. | 

| 

| 

| 

Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
  | 

Enviada: Qua Jun 07, 2006 7:12 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Wilson amigo,

Penso da mesma maneira na forma como vc colocou, por isso uso produtos naturais que não contaminam o meio ambiente nem o solo, nada muito forte também, bem diluído, mas acho que a prevenção é a melhor maneira, pelo menos nas plantas mais novas que certamente sofrerão algum ataque.

Existem casos também, como o da Jabuticabeira, que se for atacada por um certo fungo (não me lembro o nome), ao perceber o ataque não se tem mais tempo para salvá-la. São casos raros, mas possíveis.

Abraços

Fellini _________________ FELLINI

A Natureza é sábia | 

| 

| 

| 

Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
  | 

Enviada: Qua Jun 07, 2006 7:20 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Pessoal,....  Gostei das respostas, das opiniões.. posso ter uma base interessante..  

Valeu!!!! _________________ Rodrigo | 

| 

| 

| 

|