FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fazer ou não fazer?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2004 5:25 pm    Assunto: Fazer ou não fazer? Responder com citação

O que vcs acham dessas fotos abaixo, trata-se de uma laranjeira conhecida aqui como laranja cravo estou pensando em fazer uma poda radical mais não sei se faço agora ou devo esperar pois não achei nada a respeito dela, ela esta com algumas brotações, devo ou não devo fazer a poda radical e se devo em que ponto fazer?


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2004 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Andre,

Em bonsai quando se trata de frutíferas e floríferas, a beleza e o valor residem na produção dos frutos e das flores, é isto que é importante na planta. Verifico através da foto que está em produção não faça nenhuma poda e muito menos radical, pois uma poda na época da produção atrasará a nova safra. Quando cessar a produção faça uma poda leve para dar uma forma mais compacta a planta, se você verificar na natureza verá que as frutíferas são normalmente arredondadas. Qualquer bonsaísta deseja ter uma árvore que produza frutos e/ou flores, pois personifica um ciclo completo, nascer, crescer e produzir (perpetuação da espécie). Mantenha sua planta bem adubada, fruteiras nescessitam de boa alimentação. Caso na época da safra tenha muitos frutos elimine alguns, para que a planta não sofra desnecessáriamente, pois nossa intenção é poder usufruir a beleza da planta.
Espero ter ajudado.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2004 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

As podas radicais eu custumo fazer antes da brotação, quero dizer antes da árvore entrar em actividade (crescimento).

Uma sugestão, não sei se esta espécie enraíza bem através de enraizamento aéreo, caso o faça, eu optaria por o fazer a meio do tronco, isto para aproveitar a copa e ao mesmo tempo aproveitaria tambem o tronco de baixo que tem um bom nebari e que ao brotar poderia refazer uma boa árvore, e assim seriam duas. Isto tudo porque acho o tronco demasiado comprido. Seriam dois espanadores, se o enrraizamento falhasse 1 seria garantido.

Isto é o que eu faria.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2004 10:17 am    Assunto: Responder com citação

Fala André... beleza??

Gosta de frutíferas para Bonsai??
tem essa aí faz tempo?
parece que foi de semente, não é?

Não seria melhor esperar o frio passar?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2004 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Grande Felipe...

Essa planta tem uns 6 a 8 anos meu pai trousse do sitio dele e plantou nesse vaso a uns 2 anos, ela ja frutifica ha uns 3 ou 4 anos não sei se é de semente o exerto mais ela frutifica muito bem cerca de 10 frutos por safra tenho outro exemplar dela aqui em casa so que essa com o tronco muito mais grosso ela tem uns 15 a 20 anos....
cara la no sitio de do meu pai tem um monte dessa planta e na região do sitio tbm não sei se a planta por sementes frutifica bem mais me parece que demora pra frutificar a enxertada é mais rapido acabei de tirar os frutos dela para fazer uma alporquia para diminuir o tamanho do tronco se vc quiser te mando as sementes pois senão irão para o lixo pois essa planta existe em abundancia aqui e não vale plantar sementes e sim coletar na natureza.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2004 7:01 am    Assunto: Responder com citação

André,como vai?

Acho que o Valter Vaz disse tudo... é a melhor solução, não acha??

Curioso, foi que sempre ouvi dizer que o melhor citrus para se fazer Bonsai é o de Limão Galego, por causa do tamanho das folhas... e a Kinkan, lógico. Essa laranja aí tb parece ter as folhas menores, não é?

Não descarte as sementes não... elas serão úteis em um projeto que o Rodrigo e eu estamos planejando aqui para o fórum.

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2004 9:51 am    Assunto: OK Responder com citação

ja guardei as sementes mesmo sabendo que elas são dificeis de germinar e mais deifeceis aida de dar frutos meu pai disse que essa é inchertada ela e plantada de um pe de limão depois exertado um galho de laranja se queser posso arrumar sementes de limão pq iso aqui é muito facil tbm.
ontem fui pegar uma staca de uma figueira e depois eu pegeui dois figos que tinha tirei una sementes miudinhas unas 20 vou ver se elas nascem hehe pq se as escacas não pegarem pode ser que com elas eu consiga é a mesma figueira da ultima reportagem da revista o universo bonsai.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 06, 2004 12:39 am    Assunto: Responder com citação

Fala André...

Acabei de chegar de viagem...
Eu tinha uma figueira dessas... dei para minha mãe de presente na Segunda.

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2004 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

A experiencia e preferencia que tenho, é com citrus calamondini, para além de ter folhas pequenas tem também um fruto muito reduzido, o que dá um excelente bonsai. Tenho exposto um trabalho meu com esta espécie num fórum português, o melhor do meu país, aqui fica, para ver as imagens tem que se registar. Se não der trabalho exprimente.

http://www.luso-bonsai.com/forum/index.php


Tópico do citrus http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=349
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2004 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

ela é de enxerto ou de semente? vi que ela tem frutos ja se ela for de semente então me manda umas ok pois não sei que especie é essa e como é conhecida aqui.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2004 1:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Valter, você poderia postar essa foto aqui, em um novo tópico?
O pessoal iria gostar de ver...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2004 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Andre,

Em Portugal é hábito enxertar uma espécie em outra, o meu citros calamondini foi enxertado em outra espécie mais vigorosa o que vai permitir mais rápido crescimento e fortalecer. Isto para se perceber melhor e como exemplo, um cão de raça pura, é sempre mais frágil que um rafeiro já cruzado com várias raças, basta olharmos para os da rua. Com este tipo de enxerto acontece o mesmo á árvore, a parte de cima é exactamente a árvore que se pretende. No entanto chamo a atenção para o seguinte, podemos adquirir por exemplo um ácer enxertado e cortamos o tronco rente para criar o estilo vassoura e se cortar abaixo do enxerto, vamos ter tudo menos um ácer, é preciso ter muita atenção pois existem enxertos muito dificeis de detectar. No meu citrus tive que disfarçar o enxerto com o alicate côncavo, já está a cicatrizar e vai ficar bom. Quando nasceren as pequenas laranjas vou gurdar as sementes para participar nas vossas trocas e envio com todo gosto.


Felipe,

Ainda não tive o tempo pretendido para tentar colocar fotos, mas já tentei duas vezes e não correu bem. Tenho muitas fotos de tabalhos que vou realizando no outro forum e que mais tarde vou tentar aqui partilharn convosco.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2004 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

OK Valter.

Quando for o momento certo, leia esse tópico antes:

http://forum.bonsai.vserver.com.br/viewtopic.php?t=27

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil