FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaléa!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 11:34 am    Assunto: Azaléa! Responder com citação

Peguei ontem uma muda de Azaléa, não sabia o que fazer então botei em um vaso improvisado. Gostaria de dicas do que eu devo fazer com ela.



[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3995_2.jpg[img]

Obrigada pela ajuda Wink

Abraços,

Camila CS[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Camila,

Sua muda está sem um bom formato para dar início a um bonsai. Faça o seguinte: plante-a no chão ou na mamadeira para desenvolver mais rápido... Enquanto ela vai se desenvolvendo, você pode adquirir novas mudas e pode ler um pouco sobre bonsai em revistas e nos tópicos dos fóruns e sites especializados - existem muitas dicas e também passo-a-passo que irão esclarecer suas dúvidas. Eu apredi bastante.

Não se esqueça de postar fotos de sua azaléa no estágio de desenvolvimento para que possamos opinar.

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Lando, também to achando ela sem cara de bonsai, vou tentar bota-la na mamadeira para ver no que dá.

Abraços,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

corta o ápice dos ramos (só a pontinha) assim vai estimular as brotações laterais e com o tempo essas brotações vão acabar sendo novos galhos. O principal de tudo é a paciencia, coloca na mamadeira essa plata ai, e espere!
abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ops, desculpa Doolombo, mas não entendi onde você pediu pra mim cortar. Tu que dizer que é pra mim cortar o "topo" da planta onde tem mais folhas?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 8:52 pm    Assunto: azaléia Responder com citação

Camila,

Vc. realmente mergulhou de cabeça na arte. Em poucos dias já enviou fotos de 3 plantas! Parabéns pela obstinação.

Qto. à azaléia e a última jaboticabeira, vc adquiriu apenas mudas, muito jovens, portanto levará, talvez, alguns anos para pegar forma. Para a jaboticabeira, na minha opinião, eu tentaria fazê-la brotar a uns 10 cm acima das raízes, cortando-a e protegendo com pasta cicatrizante. logo ela brotará. e passaria para o escorredor na "mamadeira".
Para a azaléia eu cortaria um centímetro acima da forquila mantondo o brotinho da esquerda e o mais comprido da direita, para auxiliar o desenvolvimento do tronco. Com o desenvolvimento da planta vc pode trabalhá-la de acordo com seu gosto.
Te aconselharia a adiquirir mudas mais antigas nos potes de floriculturas ou retirar do chão plantaas com o tronco mais grossos e sinuosos. Uma dica é procurar em casas que estejam renovando o jardim. Lá vc pode encontrar primaveras, buxinhos, caliandras, azaléias com , às vezes,mais de 20 anos. Depois é só reduzir seu tamanho através de podas. Mas aí vc vai ter que estudar um pouco nos sites voltados para o bonsai, ou pedir ajuda p/ o pessoal do fórum.

Abraços.

Jackson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Obrigada Jackson pelas dicas.

É realmente estou apaixonada pelos bonsais.

Acabei plantando a Jaboticabeira e a Azaléa no escorredor, apenas a Pitangueira vou esperar no final do Inverno pra passar pro escorredor.

Mesmo a Jaboticabeira e a Azaléa estando no escorredor posso podar como tu disse?

Pelo que vocês me disseram vai demorar para elas se transformarem em um bonsai, mas vou tentar ter toda a paciencia do mundo, mesmo que dure anos um dia elas chegam la.

Very Happy

Abraços,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, como vai?

Pode podar sim, mas se achar que realmente elas são muito pequenas, espere o inverno e plante no jardim/canteiro e deixe que elas cresçam livremente por uns anos... Aproveite e vá trabalhando em outras mudas.

Acabei de enviar as suas sementes.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

É acho que só vou podar a Azalea, a Jaboticabeira vou deixar no jardim mesmo e esperar no que vai dar.

Obrigada pelas sementes Felipe, ainda não tive oportunidade de trabalhar com sementes, a Romã vai ser a minha primeira Razz .

Espero que de tudo certo!

Valeu pela ajuda e atenção de todos, de vez em quando vou continuar pedindo ajuda de vocês e mostrando o desenvolvimento das minhas mudas.

Abraços a todos,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

OK Camila

Fique sempre atenta aos tópicos... até hoje os fóruns foram a melhor forma de aprendizado que já encontrei.

Abraços
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil