Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
camilacs
Registrado: 12/02/05 Mensagens: 29 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 11:34 am Assunto: Azaléa! |
|
|
Peguei ontem uma muda de Azaléa, não sabia o que fazer então botei em um vaso improvisado. Gostaria de dicas do que eu devo fazer com ela.
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3995_2.jpg[img]
Obrigada pela ajuda
Abraços,
Camila CS[/img] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 12:31 pm Assunto: |
|
|
Camila,
Sua muda está sem um bom formato para dar início a um bonsai. Faça o seguinte: plante-a no chão ou na mamadeira para desenvolver mais rápido... Enquanto ela vai se desenvolvendo, você pode adquirir novas mudas e pode ler um pouco sobre bonsai em revistas e nos tópicos dos fóruns e sites especializados - existem muitas dicas e também passo-a-passo que irão esclarecer suas dúvidas. Eu apredi bastante.
Não se esqueça de postar fotos de sua azaléa no estágio de desenvolvimento para que possamos opinar.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
camilacs
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Lando, também to achando ela sem cara de bonsai, vou tentar bota-la na mamadeira para ver no que dá.
Abraços,
Camila CS |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:17 pm Assunto: |
|
|
corta o ápice dos ramos (só a pontinha) assim vai estimular as brotações laterais e com o tempo essas brotações vão acabar sendo novos galhos. O principal de tudo é a paciencia, coloca na mamadeira essa plata ai, e espere!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
camilacs
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:24 pm Assunto: |
|
|
Ops, desculpa Doolombo, mas não entendi onde você pediu pra mim cortar. Tu que dizer que é pra mim cortar o "topo" da planta onde tem mais folhas? |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 8:52 pm Assunto: azaléia |
|
|
Camila,
Vc. realmente mergulhou de cabeça na arte. Em poucos dias já enviou fotos de 3 plantas! Parabéns pela obstinação.
Qto. à azaléia e a última jaboticabeira, vc adquiriu apenas mudas, muito jovens, portanto levará, talvez, alguns anos para pegar forma. Para a jaboticabeira, na minha opinião, eu tentaria fazê-la brotar a uns 10 cm acima das raízes, cortando-a e protegendo com pasta cicatrizante. logo ela brotará. e passaria para o escorredor na "mamadeira".
Para a azaléia eu cortaria um centímetro acima da forquila mantondo o brotinho da esquerda e o mais comprido da direita, para auxiliar o desenvolvimento do tronco. Com o desenvolvimento da planta vc pode trabalhá-la de acordo com seu gosto.
Te aconselharia a adiquirir mudas mais antigas nos potes de floriculturas ou retirar do chão plantaas com o tronco mais grossos e sinuosos. Uma dica é procurar em casas que estejam renovando o jardim. Lá vc pode encontrar primaveras, buxinhos, caliandras, azaléias com , às vezes,mais de 20 anos. Depois é só reduzir seu tamanho através de podas. Mas aí vc vai ter que estudar um pouco nos sites voltados para o bonsai, ou pedir ajuda p/ o pessoal do fórum.
Abraços.
Jackson |
|
|
 |
camilacs
|
Enviada: Seg Fev 21, 2005 10:58 am Assunto: |
|
|
Obrigada Jackson pelas dicas.
É realmente estou apaixonada pelos bonsais.
Acabei plantando a Jaboticabeira e a Azaléa no escorredor, apenas a Pitangueira vou esperar no final do Inverno pra passar pro escorredor.
Mesmo a Jaboticabeira e a Azaléa estando no escorredor posso podar como tu disse?
Pelo que vocês me disseram vai demorar para elas se transformarem em um bonsai, mas vou tentar ter toda a paciencia do mundo, mesmo que dure anos um dia elas chegam la.
Abraços,
Camila CS |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Fev 21, 2005 12:59 pm Assunto: |
|
|
Camila, como vai?
Pode podar sim, mas se achar que realmente elas são muito pequenas, espere o inverno e plante no jardim/canteiro e deixe que elas cresçam livremente por uns anos... Aproveite e vá trabalhando em outras mudas.
Acabei de enviar as suas sementes.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
camilacs
|
Enviada: Seg Fev 21, 2005 1:28 pm Assunto: |
|
|
É acho que só vou podar a Azalea, a Jaboticabeira vou deixar no jardim mesmo e esperar no que vai dar.
Obrigada pelas sementes Felipe, ainda não tive oportunidade de trabalhar com sementes, a Romã vai ser a minha primeira .
Espero que de tudo certo!
Valeu pela ajuda e atenção de todos, de vez em quando vou continuar pedindo ajuda de vocês e mostrando o desenvolvimento das minhas mudas.
Abraços a todos,
Camila CS |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Fev 21, 2005 4:23 pm Assunto: |
|
|
OK Camila
Fique sempre atenta aos tópicos... até hoje os fóruns foram a melhor forma de aprendizado que já encontrei.
Abraços _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|