FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

mame de acerola
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 5:52 pm    Assunto: mame de acerola Responder com citação

Ai pessoal, tenho uma acerolinha de 1 aninho só comigo (fora o tempo que esteve na casa de um colega meu que deve ser uns 6 meses). E ela parecia um Y. Mas como foi minha primeira muda, não sabia escolher direito e como meu colega me deu ela (cavalo dado não se olha os dentes) pensei que ela fosse crescer o tronco também, mas com o tempo a realidade veio a tona rs e vi que não ia crescer o tronco. Com algumas desfolhas, comecei a observar que nasciam em posições diferentes e que ficavam cada vez menores etc... (testando é que se aprende), ela foi tomando forma e as folhas ficaram pequenininhas mas em compensação a árvore ficou estagnada não desenvolvia mais. Li que se eu parace de pinçar ela iria se desenvolver e engroçar os troncos e galhos e foi exatamente o que fiz, só que as folhas que nasciam começaram a ficar grandes demais. Seu tronco engroçou um pouco (groçura de um cigarro)e os galhinhos também (ele esta menor do que duas caixas de fosforo e com tronco bem sinuoso) sua copa ainda não esta definida apesar de ter bastante folhas. A questão é ainda não fiz poda de raiz e queria coloca-la na mamadeira pra engroçar mais (vai ficar uma torinha) ela ja ta com cara de árvore em miniatura. Adubava com 6-8-6 e queria saber se posso adubar agora com 4-14-8. e quanto a questão do substrato do escorredor e qual a medida de adubo eu coloco, qual o tempo minimo e maximo eu deixo na mamadeira e com questão aos frutos, ainda não frutificou por ser muito novinha. Ah antes que eu me esqueça, não tenho fotos e me desculpem se eu escrevi demais, é que eu sou que nem pai quando vai ao médico, descreve tudo rs... Espero respostas...
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Willian, como vai?

Você pode fazer a desfolha quando necessária, pois aumenta a brotação e nessa espécie, ao meu ver, isso é desejável, pois caso contrário ela fica muito simétrica.
Se você apenas fizer essa desfolha e deixar ele quieta o resto do ano, ela cresce bem rapidamente. Mesmo para um ame, o interessante seria deixar desenvolver os galhos, para ficarem em conformidade estética com o tronco.
Porque você não usa a torta de mamona e farinha de osso? Nessa espécie vai muito bem.
Com certeza ainda vai demorar um tempinho para frutificar.
No escorredor, uma boa drenagem e depois bastante sol e água.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Felipe, o que você quiz dizer com conformidade? Quando comecei a pinçar as folhas os entre-nós ficaram bem curtinhos. Se eu fizer a desfolha, qual é a melhor época do ano? E quando você diz desfolha, quer dizer tirar todas as folhas grandes e deixar as pequenas ou tirar tudo?
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

Imagine o seu mame de acerola, com o tronco já grosso e com galhos bem fininhos... Quero dizer harmonia, entende?
Bom, da acerola você pode até tirar todas com tranquilidade nessa época...
Recentemente tive uma acerola doente, fiz pequenas podas nas extremidades dos galhos, tratei com cobre e quando surgiram os primeiros brotos, desfolhei todas as folhas antigas e em 7 dias ela estava cheia novamente.
É uma espécie suscetível à pragas, etc. Mas por outro lado responde muito bem.


Se você quiser ver as fotos (fiz 4) desse processo que acabei de te falar, me passe seu endereço de eMail por MP. Não posto aqui pois meu espaço no Hospedeiro acabou.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 2:03 am    Assunto: Responder com citação

Ao colega... Os galhos principais já estão proporcionais, só não estão ainda com a copa definida, coloquei uns pesos nos dois galhos principais e agora estão como um T mas todo tortuoso acho que isso ajudou a engroçar um pouco. E a todos, com relação aos entre-nós se eu desfolhar eles diminuem? Ja que as gemas ficam logo acima das folhas... como fica a história dos entre-nós?
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil