FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiras Plantas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 11:23 pm    Assunto: Primeiras Plantas Responder com citação

Estas plantas representam o marco inicial em minha participação na Arte Bonsai, desde então tenho tentado aprender e evoluir, nunca o conhecimento é suficiente. Resolvi então manter estas plantas como as fiz à época, pois elas sempre me reportarão ao início, não deixarão esquecer de minhas deficiências e sempre manter a simplicidade e humildade como tônica de minha vida.

Foto 01 - Murta (1998 - hoje tem 16 anos) - Primeira Planta a partir de um arbusto com 1,00 m de altura (São João da Boa Vista).



Foto 02 - Ficus Bejamina (1998 - hoje tem 10 anos) - Segunda Planta a partir de uma árvore com 1,60 m de altura (Maceió).



[]s em todos.

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

showww hein bergson, espero daqui a sete anos tambem estar postando as fotos de um bonsai propriamente dito Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Aos poucos vamos descobrindo o anonimato das plantas e bonsaístas...

Já dá pra perceber que você é um bonsaísta de mão cheia!

Parabéns!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bergson, como vai?

Gostei das fotos.
Por falar em Murta, diga-me uma coisa, ela aceita poda drástica?
É por que me interessei em uma, mas ela tem quase 3 metros... a as raízes faz tempo que já saíram do saco (o saco afundou quase por completo) entrando no solo... por este motivo também, achei melhor esperar o inverno para trazer ela para casa.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Olá Bergson, como vai?

Gostei das fotos.
Por falar em Murta, diga-me uma coisa, ela aceita poda drástica?
É por que me interessei em uma, mas ela tem quase 3 metros... a as raízes faz tempo que já saíram do saco (o saco afundou quase por completo) entrando no solo... por este motivo também, achei melhor esperar o inverno para trazer ela para casa.

Abraços.



Amigo Bergson e Felipe,


Bergson nao novamente parabens, muito lindos os Bonsai, gostei muito do de Murta e como nao gostar do de Ficus (hahahaha), os vicios. Felipe pude presenciar grandes podas drasticas em Murtas aqui em Uberaba, em jardins, vasos e etc. E pelo q notei aqui aceitam e muito bem a poda drastica, agora época certa e tudo mais, nao sei lhe informar deixo para o amigo Bergson essa responsa. Eles tinham em torno de uns 2 metros,e foram podadas quase que praticamente no "talo", com cerca de uns 30 a 40cm de altura, e brotaram vigorosametne após isso, fechando completamente a copa, essa experiencia em um jardim, em vaso demora um poquinho mais, mais tambem brota rapidamente. T+ amigao!


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

OK Illex, obrigado.
Talvez seja melhor fazer em 2 etapas para garantir (poda parcial+nutirção+reforço no enraizamento capilar e depois a radical), mas era isso mesmo que eu desejava ouvir.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 7:37 pm    Assunto: Murta Responder com citação

Bergson, a murta está especialmente bonita. Pude vê-la desde o primeiro momento (1998 - Faz tempo meu amigo!) e posso dizer isto com tranquilidade. Com que altura está hoje?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Agradeço o elogio. A intenção em mostrar o que venho tentando fazer é na realidade para incentivar a todos que participam de nosso fórum, a que façam o mesmo. Precisamos ter uma noção de como anda os nossos bonsaístas, ver nossas evoluções e carências. Espero que as participações aumentem e que seja regra vermos as plantas uns dos outros.

Felipe,

É uma planta forte, resiste bem a podas. Tem uma recuperação satisfatoriamente rápida. Quanto a fazer o trabalho em duas etapas tudo bem, melhor prevenir do que perder a planta (embora acho que seja difícil a perder!!). Plantei algumas no chão, todas crias de minha primeira planta. Estou agora querendo as trabalhar. Assim que começar a fazer fotografo e coloco no fórum, é uma maneira de ajudar e corrigir minhas deficiências.

Mário,

O tempo realmente tem passado, mas minha sorte foi ter conseguido ao longo desse tempo um grande amigo, que não nega uma orientação ou conselho. Se hoje tenho conseguido desenvolver alguma planta é mérito de sua insistência e incentivo. Só para não esquecer a planta tem hoje 60 centímetros de altura, tenho lutado para a manter saudável, quando retirei gradativamente o solo original (argila pura) começou a definhar, amarelando e perdendo as folhas. Tentei mil fórmulas e a solução foi novamente a plantar em argila, recuperou o vigor e rebrotou com intensidade. Vai entender essas plantas??

Obrigado por sua amizade.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil