Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcioportilho
Registrado: 11/08/04 Mensagens: 13 Localização: Itumbiara Goiás
|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 10:29 am Assunto: fazendo uma estufa |
|
|
olá a todos!!!
alguém poderia me ajudar numa duvida que tenho....
é o seguinte..
eu estou pensando em comprar uma daquelas telas pra fazer estufa e gostaria de saber com quanto por cento de insolação deveria ter essa tela, eu achei aqui com 70% de retenção de insolação, mas não sei se é adequada.
a incidencia do sol nos bonsai vai das 13h em diante, sendo as plantas na maior parte da nossa região mesmo,,, como o flamboyant, citrus, jabuticaba, pitanga, jatobá, goiabeira,cássia, ypê,angico, e figo.
agradeço desde já, pois sempre encontrei auxílio nesse fórum,,,
muito obrigado![/b] |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 9:41 pm Assunto: Re: fazendo uma estufa |
|
|
marcioportilho escreveu: | olá a todos!!!
é o seguinte..
eu estou pensando em comprar uma daquelas telas pra fazer estufa e gostaria de saber com quanto por cento de insolação deveria ter essa tela, eu achei aqui com 70% de retenção de insolação, mas não sei se é adequada.
a incidencia do sol nos bonsai vai das 13h em diante, sendo as plantas na maior parte da nossa região mesmo,,, como o flamboyant, citrus, jabuticaba, pitanga, jatobá, goiabeira,cássia, ypê,angico, e figo.
muito obrigado![/b] |
Olá Márcio,
Eu utilizo, aqui no Nordeste, uma malha com 80% de retenção. Dependendo da região (não sei onde você está), esse percentual pode varia de até, pelo menos, 50%..
Na verdade, essa telas não funcionam como estufa, servem para atenuar a incidência dos raios solares. Nas estufas são utilizadas em regiões de clima frio ou então para proteger e acelerar a germinação de mudas e plantas doentes ou recém-transplantadas. Nesses casos, a cobertura é feita com filmes plásticos.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 10:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Márcio, como vai?
Esse é um dos casos em que seria fundamental que o pessoal soubesse a sua localização...
Aqui na Região dos Lagos RJ, para poucas plantas eu utilizo 80% também.
Quando tiver um tempinho, clica em perfil e completa a sua ficha.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 12:23 am Assunto: |
|
|
Concordo com os colegas, sem saber onde, fica impossível ajudar.
Aqui em Sampa, usamos 50%, mas só para as espécies mais sensíveis. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 2:28 pm Assunto: Re: fazendo uma estufa |
|
|
marcioportilho escreveu: | olá a todos!!!
é o seguinte..
muito obrigado![/b] |
Caro Márcio, como você pode observar pelas respostas é interessante que você entre em PERFIL e onde esta escrito LOCALIZAÇÃO, coloque o nome de sua cidade e sigla de seu estado.
Aliás, seria interessante QUE TODOS colocassem o nome de cidade e estado pois facilita a analise de clima/planta.
Obrigado pela colaboração! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 6:33 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Para quem interessar, esta é uma das formas de aproveitar materiais, que por vezes estão á mão e vão directo para o lixo, de resto é a melhor das funções que se pode atribuir a um telemóvel.
No meu caso superou em muito, outras comerciais que adquiri da "Ubbink" e actualmente alberga Aceres Tridente e Ginala e Sequoias Gigantes.
Espero que se consiga ver
[ ]s
Castro |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 9:43 pm Assunto: |
|
|
Castro, só agora que entendi qual a foto que você mencionou...
A caixa do telemóvel. Ótima idéia essa de aproveitar esse material.
A sua falta de espaço acaba lhe tornando cada vez mais sábio e engenhoso.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|