Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 10:17 am Assunto: Mesa Giratória |
|
|
Como Construir uma Mesa Giratória
Foto 01 - Vista Superior
Foto 02 - Vista Frontal
Foto 03 - Vista Inferior
Foto 04 - Disco inferior, com diâmetro de 20 cm e altura igual a 2,5 cm
Foto 05 - Barrote de ligação, 6,0 x 6,0 cm com altura de 11cm
Foto 06 - Disco superior, com diâmetro de 50 cm e altura de 1,5 cm.
Foto 07 - Disco de borracha com o mesmo diâmetro do disco superior. (Cortado de uma placa de piso de 50x50 cm)
Foto 08 - Utilizar um rodízio para carro de carga com trava (SCHIOPPA 312), 04 parafusos de cabeça chata com 20 mm com rosca e 02 parafusos para madeira com 45 mm.
Foto 09 - Colocar os dois parafusos para madeira no disco inferior sendo fixados no barrote
Foto 10 - Fazer o encaixe no barrote para ser instalado o rodízio antes de fixar o disco inferior.
Foto 11 - Fixar os 04 parafusos no disco superior para prender o rodízio
Foto 12 - Desmontar o rodízio e utilizar o parafuso do eixo para fixar o barrote
Foto 13 - Fixar o rodízio no disco superior
Foto 14 - Fixar o barrote no rodízio, antes ou depois de aparafusar o disco inferior.
Foto 15 - Após a montagem da mesa giratória, aplicar a borracha com cola de sapateiro .
O custo dessa Mesa fica em torno de R$ 65,00*
Rodízio R$ 23,00
Placa de borracha R$ 4,50
Parafusos R$ 2,00
Cola sapateiro R$ 5,50
Madeiras R$ 30,00
*Preços cotados em Maceió-AL, no mês de Fevereiro/2005
Qualquer dúvida : bergson@ofm.com.br
Editado pela última vez por bergson em Sáb Mar 05, 2005 7:21 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 5:29 pm Assunto: |
|
|
Bergson, tomara que muitos outros tópicos venham somar-se a este. Obrigado! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 02, 2005 2:44 pm Assunto: |
|
|
Olá Bergson,
Quando vi, pela primeira, a sua mesa achei-a simplesmente perfeita. Não imaginei que fosse tão simples fazê-la.
A sequência de fotos não nos deixa dúvidas quanto à confecção da mesma.
Agora conhecemos, graças a você, um método simples e eficiente de como construir uma mesa giratória.
Parabéns!!!
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Mar 02, 2005 4:28 pm Assunto: |
|
|
Bergson,
Essa chapa de borracha necessita de qual espessura? Existe muito desgaste.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 02, 2005 7:26 pm Assunto: |
|
|
Mário,
Não precisa agradecer, sempre estou disponível aos amigos. Outros tópicos virão.
Sergivaldo,
Todo bonsaísta de cientista e louco tem um pouco. Cientista para procurar, criar e adaptar o que necessitamos e louco pela teimosia em perseverar em meio a dificuldades. O mérito em divulgar o que fazemos é por direito de todos.
Felipe,
O desgaste é mínimo. Pois não ocorre grande abrasão dos vasos na placa de borracha, creio que 04 mm sejam mais do que suficientes.
[]s a todos
Bergson |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Mar 03, 2005 10:21 pm Assunto: |
|
|
Parabéns, Bergson!
Só estranhei a base da mesa... Me dá a impressão de que por um descuidado, um esbarrão, a mesa vai virar com a planta... Os circulos não poderiam ser do mesmo tamanho? E o eixo? ele não fica frouxo?
Um abraço.
Orlando (Lando) |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 10:48 am Assunto: |
|
|
Orlando,
Já uso esse modelo de mesa a algum tempo (02 anos), nunca ocorreu nenhum tipo de acidente, suporta bastante peso (esse rodízio é para 100 kg). Perceba que o vaso é colocado no centro da mesa exercendo seu peso sobre o eixo e tranferindo para a base inferior. Por uma questão estética não ficaria visulamente agradável os discos do mesmo tamanho, mas cada um deve adaptar a própria realidade.
Só uso um único parafuso para fixar o eixo, deve ser bem apertado. Se achar necessário, use dois. Lembre que o objetivo em produzir é buscar a praticidade e baixo custo.
[]s
bergson |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 11:10 am Assunto: |
|
|
Outro modelo de mesa giratória, utilizando como disco superior e disco inferior, uma bandeja para petiscos (Esta foi a primeira que fiz, tem mais de dois anos de uso contínuo),
[]s
bergson |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 15, 2005 5:30 am Assunto: |
|
|
Gostei muito dessa idéia de construir a própria mesa giratória, visto que as disponíveis no mercados estão custando na faixa de R$200,00. Nunca comprei uma porque sempre achei muito caro. Dessa vez espero construir a minha. Só não sei se levo muito jeito, mas vou tentar. Se conseguir coloco as fotos aqui depois.
Abração,
Fábio |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 8:28 am Assunto: |
|
|
Fábio,
Foi tentando que consegui fazer essa mesa. Pelo menos agora tem algumas dicas o que facilitará. Quando estiver pronta coloque uma foto no fórum.
[]s
Bergson |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 10:04 am Assunto: |
|
|
Bergson,
Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?
http://www.bonsaidream.com.br/por/index2.htm
Grande abraço e parabéns mais uma vez ! |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 10:08 am Assunto: |
|
|
Bergson,
Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?
Grande abraço e parabéns mais uma vez ! |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 12:04 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, posso dizer que é uma mesa excelente. Resistente e bonita. Prática e leve. Há alguns anos fui presenteado com uma por Cláudio.
Todas as vezes que a uso, vem a lembrança deste amigo que não conheço pessoalmente mas que, deu uma demonstração de amizade efetiva.
Obrigado mais uma vez! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 8:41 pm Assunto: |
|
|
Mário,
Não há de que amigo !
Gostaria de dizer, que para mim foi um prazer compartilhar com você esse invento.......
Me lembro ainda da sua primeira carta pedindo explicações sobre a mesma e quando finalmente pude te presentear me senti honrado.
Espero um dia te conhecer pessoalmente.........pode crer !
Grande abraço, |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2005 5:33 am Assunto: |
|
|
É fascinante como certas pessoas tem talentos múltiplos e consegeum separar bem cada atividade, executando-a com maestria...
O Cláudio com certeza é uma dessas pessoas.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|