Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 10:43 am Assunto: mame |
|
|
aee pessoal, estou curioso em saber a tecnica para se criar um mame, alguem teria um texto que pudesse mandar ou ate dar uma explicadinha rapida por aqui??
Grato
Rodrigo |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 6:01 am Assunto: mame |
|
|
gago,
Exite uma diferença entre mame e mini-bonsai. Os mame são plantados em vasos muito pequenos, do tamenho de xícaras de café, enquanto os mini são plantados em vasos de + ou - do tamanhos de xícaras de chá (conclusão minha)
Tenho mames de azaléa e serissa fétida.
Os cuidados foram os mesmos dos de um bonsai maior: Trabalhar a planta em ecorredor até atingir formato por podas e desenvolvimento do tronco desejados. Como substrato utilizei granulação fina até 2 mm composto por tijolo triturado (1/3), areia de rio lavada (1/3) e carvão triturado (1/3) também. Na hora do replante segui o mesmo ritual dos outros bonsai: retirar a terra, lavar e podar as raízes, colocar tela no fundo do vaso, colocar substrato, colocar a muda, amarrá-la com arame, completar com substrato, regar e manter à meia sombra durante um mês.
[]s
Jackson
[/u] |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 7:08 pm Assunto: |
|
|
obrigado aee vizinho hehehe e ao jackson, deu uma luz valeuu |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 8:00 pm Assunto: Re: mame |
|
|
gago escreveu: | aee pessoal, estou curioso em saber a tecnica para se criar um mame, alguem teria um texto que pudesse mandar ou ate dar uma explicadinha rapida por aqui??
Grato
Rodrigo |
Oi Rodrirgo !!!!!!!!!!!
Pouco nos falamos hj, que pena !!!!!!
Tinha em algum lugar do meu computador textos sobre mamê. É algo fantástico o MAMÊ, mas muuuuuuiiiittttooo difícil de se fazer e de manter !!!!! Tenho alguns, gostaria de me dedicar somente a mamê,
Voltaremos a conversar sobre este tema.
Beijos
Angela |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 10:13 pm Assunto: |
|
|
fala Angela!!!
poxa gostei muito de conhecer o pessoal la hoje, o espaço la é muito bom e sem contar na grande experiencia que tive hoje
quanto aos textos se pudesse me enviar por mail eu agradeceria muito e as fotos la do evento quando as receber
Obrigado
Rodrigo |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 12:44 pm Assunto: |
|
|
Ae Rodrigo...
Acho que num tem ninguem melhor pra ter dar umas dicas do que a Cissa... Ela manja muito do assunto... Ela ta sempre ae no forum, bate um papo com ela que ela é muito gente boa tambem
Abraços _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 10:16 pm Assunto: |
|
|
valeuu Baduuu
ja estou tentando fazer contato com ela..
e como o jackson disse é o mesmo ritual, so que seria um pouco mais "radical" na poda ne? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 11:27 pm Assunto: Re: mame |
|
|
jackson escreveu: | gago,
Exite uma diferença entre mame e mini-bonsai. Os mame são plantados em vasos muito pequenos, do tamenho de xícaras de café, enquanto os mini são plantados em vasos de + ou - do tamanhos de xícaras de chá (conclusão minha)
Tenho mames de azaléa e serissa fétida.
Os cuidados foram os mesmos dos de um bonsai maior: Trabalhar a planta em ecorredor até atingir formato por podas e desenvolvimento do tronco desejados. Como substrato utilizei granulação fina até 2 mm composto por tijolo triturado (1/3), areia de rio lavada (1/3) e carvão triturado (1/3) também. Na hora do replante segui o mesmo ritual dos outros bonsai: retirar a terra, lavar e podar as raízes, colocar tela no fundo do vaso, colocar substrato, colocar a muda, amarrá-la com arame, completar com substrato, regar e manter à meia sombra durante um mês.
[]s
Jackson
[/u] |
Perdoe-me mas sua definição sobre MAMÊ não é exata, sou apenas aprendiz, mas MAMÊ é BONSAI DE PORTE PEQUENO, existem alguns de 18 cm´s, 15 cm´s. O exemplo da xícara não é real. Possuo alguns MAMÊ, o meu preferido é de um ficus nerifolia que o LANDO fotografou.
Me desculpe, mas acho que poderíamos aki discutir melhor sobre MAMÊ que é fantástico.
Abraços
Angela |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 11:31 pm Assunto: Mamê |
|
|
gago escreveu: | fala Angela!!!
poxa gostei muito de conhecer o pessoal la hoje, o espaço la é muito bom e sem contar na grande experiencia que tive hoje
quanto aos textos se pudesse me enviar por mail eu agradeceria muito e as fotos la do evento quando as receber
Obrigado
Rodrigo |
Oi Rodrigo !!!
Pena que vc chegou quietinho e foi embora tb quietinho. Após o evento o Lando veio aki para casa e conversamos muito.
Pretendo sábado dar um pulinho lá no espaço.
Telefone e quem sabe vamos juntos.
Beijos
Angela  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Mar 08, 2005 5:59 am Assunto: |
|
|
Ângela,
Vc. deve ter razão, sobre a definição, somente concluí, pelo que converso com os demais que praticam essa técnica. Independentemente da definição vamos por as mãos à obra e trabalhar nossas plantas. Sejam elas mames, minis, "micros", ou qualquer coisa assim. Não é a definição que vai alterar nossos sentimentos sobre a arte.
[]s
Jackson |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Ter Mar 08, 2005 11:27 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
concordo plenamente com o Jackson, acho que independente do tamanho, temos que fazer o bonsai do jeito que agrade aos nosso olhos.
A definição de padrão de tamanho é importante apenas para exposições e concursos.
E para quem ainda não sabe, eu estou fazendo uma pesquisa a nivel nacional, com todos o grandes bonsaistas e Associações de bonsai, sobre os padrões de tamanhos que eles utilizam, sendo que até agora, por quase unanimidade o resultado está sendo:
Shohin - abaixo de 25cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mini-bonsai - entre 7 a 10 cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mame - 7 cm ou menos da borda do vaso ao topo da árvore
Angela, será que você é a pessoa que o De Bem havia me comentado??? Da SBBO??? Ele falou com você????
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 3:19 am Assunto: |
|
|
Hehehe...
A Cissa vê mame en tudo!