FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

musgo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2004 5:49 am    Assunto: musgo Responder com citação

Olá pessoal

Alguém pode dizer como fazer para manter o musgo colocado sobre o substrato (composto por areia grossa, pedrisco e carvão moído) sempre verde? É verdade que os fertilizantes químicos o matam? Meu musgo fica escuro e acaba morrendo.
Abraços,

Jackson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2004 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Jackson,

A principal condição para que o musgo permaneça sempre verde é a umidade constante.

Resta saber se essa umidade não será prejudicial ao seu bonsai.

Outra coisa que devemos considerar é a estrutura do substrato. No seu caso, me parece uma mistura com excelente drenagem, o que que também é muito bom para o bonsai (prioridade nº 1) e não apropriado para os musgos, que preferem solos argilosos, justamente por reterem mais umidade.

Uma opção para manter o musgo neste tipo de substrato é colocar pequenas porções de argila na superfície do substrato e, sobre elas, aplicar o musgo.

Quanto à aplicação de fertilizantes químicos, creio que só irão prejudicar se forem aplicados em excesso ou se forem do tipo sólico, que podem queimar não só os musgos, mas também as raízes da planta.

Há de se considerar ainda o tipo de clima da sua região. Manter um musgo sempre verde em regiões quentes, como o Nordeste, por exemplo, não é uma tarefa nada fácil, pois a incidência direta e continuada do sol com certeza irá fazer secar o musgo.

Outra coisa, o musgo regenera facilmente logo que as condições ambientais forem restabelecidas. Não há com que se preocupar muito.

É isso aí,

Um grande abraço,

Sergivaldo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2004 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Jackson, conforme disse o "Sergivaldo", o facto do musgo estar seco, não quer dizer que esteja morto, tenho um Acer que veio com ele e conforme chegou o Verão secou, agorá começou novamente a aparecer, mas isso só quer dizer que provavelmente estou a elevar os niveis de humidade no bonsai.
Ter musgo é efectivamente mais bonito, mas nunca deve ser em prejuizo da arvore, esta humidade em excesso pode ser fatal Shocked .

Aqui vai um site com um artigo sobre a criação de musgo.

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php

Devo dizer que tentei fazer e não me correu bem, tal como tambem não é tarefa, para se levar a cabo numa varanda pequena. melhor sorte para voçês.

Já agora apreciem o resto do "site" que é bastante interessante, talvez dos que mais me interessou particularmente.

Cptos Very Happy ,

Castro
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 2:49 pm    Assunto: FIXAÇÃO DE MUSGO. Responder com citação

OLÁ PARA TODOS.

Tenho utilizado uma um técnica de fixação com excelente resultado.

Em uma vasilha ou bacia pequena coloque água na quantidade proporcional da vasilha acrescente um pouco de argila que pode ser encontrada em beira de barrancos,corregos ou fabrica de tijolos e vá misturando até formar uma especie de pasta tomando o cuidado para que não fique muito rala.

depois de formar a ''pasta'' vá aplicando sobre a terra do vaso em vollta da planta ou em pedras que estiver trabalhando para isso pode-se usar uma espatua,colher comum ou mesmo pincel pequeno e largo.

Em seguida retire ''um'' pouco da terra que esta no musgo e vá colocando-o sobre a pasta apertando com as mãos para ficar mais firme.

Com um palito de madeira faça alguns furos sobre o musgo para facilitar a rega e dar um acabamento mais perfeito.

Após algunas regas você vai notar que o musgo não saira com facilidade vai permanecer sempre verdinho além de ajudar a manter a úmidade dos vasos por mais tempo.

OBS: A argila é a melhor mas podemos também utilizar a terra vermelha muito encontrada em jardins ou floriculturas ou ainda o pó da terra de cupinzeiro depois de quebra-lá e peneirar,trazendo a excelente vantagem de podermos utilizar esta terra granulada para o plantio dos nossos bonsai.

Não recomendo cobrir todo o vaso com o musgo para não abafar a planta e prejudicar as raizes.

Pode esperimentar a técnica pois é muito eficaz, depois me conte.

Um abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério,

valeu pelas informações,

assim que puder vou tentar.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo e Antonio Castro,

desculpem-me, as suas respostas me passaram desapercebido, apesar de já fazer algum tempo,

mais uma vez, obrigado pela atenção.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Jackson !!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Excelente questionamento, parabéns !!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Gostei muito das aulas aqui postadas pelo Sergivaldo - miguinho-, Antonio Castro e Rogério, aprendi muito !!!! Surprised Surprised

Aqui em casa nunca consegui manter o musgo verdinho, ele fica marron e acaba MORRENDO e não se recupera nunca. Acho que o clima também não favorece em nada. Já fiz várias tentativas e "neca de pitibiriba".

Abraços

Angela Fernandes - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabiopl

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2005 12:09 pm    Assunto: Parabéns Rogério!! Responder com citação

Ae Rogério,

Como seu aluno, já aprendi e apliquei bastante do que me foi ensinado, inclusive a aplicação do musgo!

Abraço,

Fábio
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2005 3:08 pm    Assunto: FIXAÇÃO DE MUSGO. Responder com citação

Olá Fabio.

Vai falando assim que pega.Foi otimo o seu retorno.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: