FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 14, 15, 16  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Meus caros amigos,

Quem tem Nicky como conselheiro que é realmente o CARA vai longe!!!! Laughing

Mas listando o que uso:

Estercos de:

1.Andorinha;
2.Cabra;
3.Boi
4.Cavalo (Esse tem bons resultados em palmeiras)

Outros:

5.Mistura de: Farinha de osso (7 partes) Torta de mamona (3 partes) Cinzas (01 parte) Vermiculita (1 parte - Para reter mais umidade no adubo);

6.Osmocote;

7.Supertrive;

8.Urina de Vaca (parida);

9.Biofértil;

10. E por idéia de meu amigo Sergivaldo, humus de abelha - basicamente resíduos sólidos + batume (argila e resina das plantas).

Coloco alternadamente, pois um serve de complemento ao outro, usando logicamente os que estiverem disponíveis.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 2:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lembrando aos amigos e colegas foristas que o nosso grande amigo Bergsom faz parte do quadro de demonstradores do próximo megaevento no Atelier, em maio/2007. Oportunidade única que teremos para ouvir ao vivo e a cores tudo que queremos saber sobre o uso desse material inusitado : humus de abelha. Wink
Bergsom, brincadeiras à parte, amigo velho, temos que nos favorecer da oportunidade única de termos contato com pessoas experientes, como voce, com larga vivencia, que aporta essas substancias em suas plantas, com merecido sucesso, e passa aqui, para nós, o resultado, para que possamos optar por uma gama maior de opções na hora de escolhermos o que usar como adubação. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nicky,

Sinto-me lisonjeado com suas palavras, mas o meu único objetivo é conseguir praticar a arte bonsai de maneira prazeirosa e com baixo custo, pois só assim é que conseguiremos que muitos que tem vontade possam participar desse mundo mágico.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 170
Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal
Só pra confirmar(aproveitando esse assunto legal)
Estercos guardados em latas por um ano ou mais conserva seus nutrientes?
Continua eficaz?

Um abraço
_________________
Foi uma satisfação nosso contato.

fariadjoy@ig.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 6:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bergsom, é sempre instrutivo saber que voce obtem resultados tão bons com uso de nutrientes tão diversos como os que elenca. Very Happy

Tenho certeza que todos, e não somente eu, lucramos em conhecer algo que voce, bonsaista experiente, vem usando há tanto tempo, com resultados mais que satisfatórios. Very Happy

O esterco ou adubo guardado em latas, desde que hermeticamente fechadas (tampadas), sem receber umidade e mantido em local escuro, bem acondicionado, não perde suas propriedades, vez que ficará bem mais curtido. Very Happy
]
Aliás, mesmo um pouco úmido, manterá ainda algumas propriedades. Digo por experiencia própria. Preparei a dobradinha tradicional (TM+FO), e guardei o excesso em recipiente plastico, tampado, por 11 meses, só voltando a usá-la agora. E as plantas responderam muito bem a isso. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 6:53 am    Assunto: Responder com citação

Claudio,

Já guardei por aproximadamente 10 meses e após uso as plantas continuaram a responder satisfatoriamente.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 6:56 am    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Nicky,

Será que tanta responsabilidade cabe em meus ombros????

Todos nós somos equivalentes, cada qual com seu dom em particular, uns em semear, outros em cultivar e alguns em colher, por isso que como grande família que formamos na arte bonsai nos completamos...
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!! Laughing Laughing Laughing

Atualmente só tenho utilizado o osmocote. Tentei utilizar a torta de mamona e farinha de osso, não deu certo porque possuo uma gatinha (muito safadinha) que ficava mexendo na terra dos bonsai.

Ela é tão terrível que meus ulmus e amoreiras precisam ficar num lugar na janela onde ela não consegue chegar. A bichinha adora comer as folhas destas 2 plantas.

Quando meus filhos eram crianças criei um coelho no APERtamento, as fezes eu deixava secar bastante e colocava nos antúrios e samambaias era fantástico. As plantas respondiam muito bem.

O esterco de galinha também é muito usado, pelo que sei, por acaso tem todo aquele proceso trabalhoso para secar ????

Inté cheia de curiosidades
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 11:11 am    Assunto: adubacao Responder com citação

AMIGOS Se alguem possuir numeros antigos da BONSAI TODAY, antigas tem varios artigos sobre adubacao. Especialmente um do bonsaista MICHAEL PERSIANO. Chamado SUPERFEEDIN, Sobre adubacao extrema. Falando sobre os beneficios e conducao desta tecnica de ALIMENTACAO , das plantas! Deve ja estar na net, porque e um topico muito antigo da revista. ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Dez 20, 2006 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Já estou a procura da revista, informação é sempre bom possuir.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 8:32 am    Assunto: adubação Responder com citação

Tá vendo Luciano,
é um assunto fantástico, idéias novas, produtos novos, opções interessantes. O esterco de coelho é riquíssimo e as plantas floríferas respondem que é uma beleza e de frango também, ambos precisam estar curtidos para não fermentarem na superfície do vaso, além de mal cheiro geram larvas, etc..
Abraços,
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 8:57 am    Assunto: adubacao Responder com citação

VALENTINI, Quem sou eu para duvidar e questionar teu conhecimento. Voce tem e que mandar brasa, e fazernos relembrar , aquela materia chata . Que todo mundo evita , no segundo grau, QUIMICA! Todo mundo pensa que nao vai ter utilidade futura. ATT.LUCIANO.
Voltar ao topo
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Interessante esse debate sobre adubação. Sempre estamos aprendendo. Com o Valentini participando a discussão se enriquece.
Como o Valentine afirmou, a temperatura é fundamental para o tempo de liberação do Osmocote.
Eu uso há 01 ano e estou muito satisfeito. Uso o 15.9.12 c/micronutrientes:
1% Mg, 2,3% S, 0,02% B, 0,05% Cu, 1% Fe, 0,1% Mn, 0,001% Mo, e 0,05% Zn.
Uso o de liberação 8 a 9 meses, porém em temperaturas próximas de 30 graus esse tempo é reduzido.
Nas plantas novas (mudas) dou uma reforçada com Biofert Plus, de vez em quando.

Abraços

PS.: Vou começar a contar os dias que faltam para o BONSAI 2007!!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Meus amigos,

Quando seriedade, responsabilidade e compromisso andam juntos só pode ocorrer boas coisas, são informações sérias e úteis para todos nós.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 8:43 pm    Assunto: curioso Responder com citação

AMIGOS, Hoje recebi uma visita de um amigo BONSAISTA e VETERINARIO. Enquanto falavamos da formula de dois adubos, BIO GOLD e BOKASHI. Ele me mostrou as formulas,PARECE FORMULA DE RACAO DE CACHORRO! A minha cadela atacou o pacote de BOKACHI! E papo de doido? Ou alguem ja notou que o BOKASHI, tem um cheiro de coisa comestivel? BIO GOLD, pra gata comer? ATT. LUCIANO. PS. O BOKASHI, e produzido pelo pessoal da IGREJA MESSIANICA! Possue varios farelos animais e vegetais e um complexo mineral, o BIO GOLD idem!
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 14, 15, 16  Próximo
Página 3 de 16

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil