FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Oiti
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EduNit



Registrado: 12/12/06
Mensagens: 16
Localização: Niteroi - RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 24, 2006 10:11 am    Assunto: Oiti Responder com citação

Alguém já tentou fazer bonsai de Oiti (Licania tomentosa)?

Tem várias nas ruas daqui de Niterói e do Rio também. Pra mim ela parece uma mangueira, mas com folhas e frutos bem menores. Aliás, acho que apenas a fauna urbana de pássaros, morcegos e saguis comem isso, porque é praticamente só um caroção com pequena polpa ao redor.

Ontem peguei 4 na calçada aqui perto de casa, descarocei e plantei. Será que nasce?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Dez 24, 2006 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Edunit,


este fórum é para você colocar as informações sobre a planta. No caso de seu tópico ele devia estar, ao meu ver, no variedades ou sou principiante.

Sobre o oiti, estou com um pé em treinamento. Plantei semente este ano e já cresceu muito rápido. Já fiz uma poda drástica apesar de ser novo. REspondeu com muita brotação. Vou dando os resultados quando houver alguma coisa para postar.

Com sua licença, gostaria de mover o tópico para o local apropriado. Pode ser o fórum variedades, já que não estamos tratando de bonsai e sim de uma espécie para ser tentada.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EduNit



Registrado: 12/12/06
Mensagens: 16
Localização: Niteroi - RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 24, 2006 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Ok...espero ir me acostumando ao fórum. Como a pergunta era sobre uma espécie específica, achei q seria lá mesmo.

Imaginei que esta árvore aceitasse bem poda drástica, porque vejo isso acontecendo nas ruas. Mas como não achei nenhum tópico sobre ela aqui no fórum nem infos sobre bonsais de oiti, achei melhor perguntar.

Aproveitando, como você plantou a sua? Eu descarnei a fruta toda com as mãos mesmo (aliás, um pedaço de casca entrou debaixo da unha e tá doendo pacas...rs) e plantei num pote com terra. Tem que fazer algo antes com a semente? Deveria ter enterrado o fruto todo? Esperado secar a semente?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Dez 24, 2006 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Edunit,


a fruta eu colhi do chão, já sem polpa. Estava seca sozinha, pelo tempo seco. Enterrei toda na areia, só areia mesmo. Depois que germinou e já mostrava alguma raíz mais forte removi para um pote desses pretos de floricultura. Ela cresceu muito até dar a primeira folha. Assim que atingiuum tamanho que não me agradou, cerca de uns 15cm, podei a uns 8cm. Daí nasceram vários brotos na base. Agora ela está mais para tronco triplo com raíz exposta. Vou ver se tiro umas fotos depois.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Dom Dez 24, 2006 5:24 pm    Assunto: oiti Responder com citação

AMIGO,Ja tive um a anos atras! Naquele tempo quem tentasse fazer bonsai de nativas era considerado, MALUCO! Voce encontrara boas mudas no VIVEIRO DO JARDIM BOTANICO DO RIO DE JANEIRO! Por um preco esandaloso,RS 6,00! Fantastica planta! ATT> LUCIANO.
Voltar ao topo
EduNit



Registrado: 12/12/06
Mensagens: 16
Localização: Niteroi - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 25, 2006 11:51 am    Assunto: ebreo Responder com citação

O que aconteceu com o teu??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Seg Dez 25, 2006 12:54 pm    Assunto: oiti Responder com citação

VENDI, a oito anos atras, para JORGE HENRIQUES , do JH BONSAI. Foi obtido atraves de RAIZ, numa obra da antiga TELERJ, no ESTACIO. Ainda seta vivo! E uma das poucas arvores que voce tem que fazer um curso para mata-la. As vezes voce vende umas plantas , que depois voce fica chorar! E a vida! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil