FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ishizukie
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 8:10 pm    Assunto: Ishizukie Responder com citação

Olá pessoal, boa noite! Very Happy
Tenho a intenção de ter um bonsai estilo Ishizukie. Então, gostaria de saber se poderiam me dar algumas dicas de como fazê-lo?
Existem produtos prontos p/ este trabalho (rocha e substrato)? A rocha que procuro é aquela que já tem a(s) reentrância(s) e os furos na base. Ou eu mesma tenho que fazer? Neste caso, que tipo de pedra devo usar, já que será meu primeiro trabalho.
Desde já, muito obrigada! Very Happy
Um abraço,
Liana
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 9:56 pm    Assunto: Re: Ishizukie Responder com citação

Liana, o estilo plantado-sobre-a-rocha é muito bonito e consegue-se resultados bastante atraentes. A preocupação inicial é encontrar uma pedra que tenha características adequadas para este trabalho. O ideal é que você ache este material já com alguma reentrância para acomodar a sua árvore ou suas árvores. Você pode também trabalhar uma pedra ou rocha, como queira mas, seguramente, terá mais trabalho. Não há necessidade de furo na base mesmo porque dependendo do tamanho da pedra torna-se até inviável este serviço. Você aprenderá a molhar sua árvore e ela ficará muito bem, mesmo sem uma drenagem preparada. Não existe um rocha específica e sim, a rocha (pedra) ideal. Depois de encontrá-la, procure pelas árvores. Depende da rocha, de seu tamanho, a escolha da árvore. É um garimpo, uma diversão. Às vezes demorada mas sempre compensadora.
Você poderá usá-la neste estilo ou, transforá-la em um penjing, alojando-a dentro de um suiban com água tranformado-a em uma ilha.
Como você pode ver, muitos são os caminhos para a Arte Bonsai e, é no caminho que temos as alegrias e os percalsos, a procura do ideal. É no caminho também que encontramos as ferramentas que nos farão crescer.
Boa sorte no seu caminho

Liana Dolniak escreveu:
Olá pessoal, boa noite! Very Happy
Tenho a intenção de ter um bonsai estilo Ishizukie. Então, gostaria de saber se poderiam me dar algumas dicas de como fazê-lo?
Existem produtos prontos p/ este trabalho (rocha e substrato)? A rocha que procuro é aquela que já tem a(s) reentrância(s) e os furos na base. Ou eu mesma tenho que fazer? Neste caso, que tipo de pedra devo usar, já que será meu primeiro trabalho.
Desde já, muito obrigada! Very Happy
Um abraço,
Liana

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 9:25 am    Assunto: Ishizukie Responder com citação

Bom dia Sr. Mário, tudo bem? Very Happy
Muito obrigada pelas dicas!
Um abraço,
Liana
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Liana, tudo bem! Vá nos contando as novidades sobre este seu projeto.
Boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 9:05 pm    Assunto: Liana Responder com citação

Olá td bem, realmente eu concordo com o mario sobre o garimpo pra se conseguir um equilibrio no ishizuke eu tenho uma glicinia que esta plantada sobre rocha e espero que na próxima estação consiga uma floração abundante, bem uma dica para conseguir um ishizuke saudavel é o inicio de td primeiro vc prescisa de uma planta com raizes fortes e uma rocha(com dimenções do tamanho que fique proporcianal com o tamanho do futuro bonsai) eu usei uma caixa de madeira vertical como pescoço do vaso( era uma armação bem resistente se olhada de cima tinha 20x20cm e na vertical 50cm) ela era sem fundo e montada de forma que a cada dois meses eu poderia retirar um pedaço dela de cima para baixo de forma a expor a pedra e as raizes forçando a planta a buscar alimento mais ao fundo, como vaso principal eu usei uma bacia grande quase um metro de diametro com varios furos.
vamos a montagem pega-se a planta e limpa-se a raiz tomando cuidado de colocar a planta num recipiente com agua e hormonio enraizante para evitar desidratação da raiz, limpar a pedra e posicionar a planta tomando o cuidado de fixar a raiz com uma fita elastica não apertando muito pois a raiz vai crescer, fazemos uma mistura de pedrisco e esterco animal e colocamos na bacia,colocamos o falso vaso na bacia fazendo que o mesmo fique parcialmente enterrado no substrato, colocamos a planta no falso vaso e vamos preenchendo com o substrato mais indicado para a especie escolida de forma a cobrir toda a raiz da planta, regamos com a solução de enraizante e colocamos a planta bem situada para receber somente sol matutino e posteriormente o periodo de sol adequado para a especie.
espero ter ajudado e ter sido suficientemente claro, um abraço a todos Twisted Evil
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 3:35 pm    Assunto: Olá! Responder com citação

Olá mago, tudo bem? Smile
Muito obrigada pela ajuda!
Bem, eu achei uma rocha bem do jeitinho que estava procurando. Ela é bem rústica e já tem uma reentrância profunda feita à máquina, então ela serviria até como um vaso. Acho que terei que fazer um furo no fundo para escorrer a água da rega (vou desobedecer um pouquinho o mestre Mário Laughing ), porque não vou deixar nenhuma raiz exposta. A planta irá toda p/ dentro da reentrância da rocha. Depois pretendo colocá-la num vaso raso com pedriscos. A rocha ficará parecendo uma ilha e o bonsai como se estivesse nascido de dentro dela. Pelo que tenho visto em fotos, é uma paisagem muito bonita e espero acertar ao fazê-la, já que sou principiante!
Pretendo usar um Junipero, por ser uma espécie resistente.
Vc teria alguma outra sugestão de planta que eu poderia usar?

Um abraço,

Liana
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 8:03 pm    Assunto: Re: Olá! Responder com citação

Liana, como existe esta reentrância "profunda" poderá haver acúmulo de água. Será necessário fazer o furo de drenagem.

Liana Dolniak escreveu:
Olá mago, tudo bem? Smile
Muito obrigada pela ajuda!
Bem, eu achei uma rocha bem do jeitinho que estava procurando. Ela é bem rústica e já tem uma reentrância profunda feita à máquina, então ela serviria até como um vaso. Acho que terei que fazer um furo no fundo para escorrer a água da rega (vou desobedecer um pouquinho o mestre Mário Laughing ), porque não vou deixar nenhuma raiz exposta. A planta irá toda p/ dentro da reentrância da rocha. Depois pretendo colocá-la num vaso raso com pedriscos. A rocha ficará parecendo uma ilha e o bonsai como se estivesse nascido de dentro dela. Pelo que tenho visto em fotos, é uma paisagem muito bonita e espero acertar ao fazê-la, já que sou principiante!
Pretendo usar um Junipero, por ser uma espécie resistente.
Vc teria alguma outra sugestão de planta que eu poderia usar?

Um abraço,

Liana

Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 8:11 pm    Assunto: sei sim Responder com citação

Ola liana eu conheço sim plantas ótimas para isso,vc pode usar acer-carmona-cedro-pinus-serissa-ulmus-todos os prunus(pessego cerejeiras e ameixas) piracanta-azalea!
Mãos a obra liana depois vê se esquece de mandar uma foto pra nós Very Happy
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 12:09 pm    Assunto: sei sim Responder com citação

Oi mago! Very Happy
Obrigada pelas dicas!
Vou começar a procurar uma planta bem legal e assim que estiver pronto eu mando uma foto, tá!
Um abraço,

Liana
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 12:12 pm    Assunto: Olá Responder com citação

Olá mestre Mário, como vai? Very Happy
Hoje a tarde vou começar a trabalhar no bonsai e espero acertar!
Um abraço,

Liana
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Liana, com certeza, ficará ótimo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: