FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

OUTONO
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2005 1:18 pm    Assunto: OUTONO Responder com citação

Começou hoje (20.03.05 - 09:34h)

Um abraço a todos,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2005 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí!
Valeu a lembrança Lando.
É hora de diminuir a adubação em algumas espécies, em outras dar um tempo...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Fala Felipe !

Amigo, na verdade é hora de adubar antes da chegada do inverno, falou ?
Também é hora de desfolhar algumas espécies !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio, quer dizer que posso continuar normalmente, com toda força?
Tenho diminuido nessa época... Em todas as espécies?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Eu diria que sim, pois depois que passamos pelo calor intenso é que recolocamos o adubo e também é a hora de fazermos as desfolhas em algumas espécies de plantas, entende ?
Veja, os meus Acer tridente ficaram com as folhas velhas e sei que no inverno eles não vão cair as folhas......Então eu desfolho e adubo para prepara-los para o inverno onde os mesmo vão baixar o metabolismo e não vão precisar do adubo. È uma espécie caduca e é por isso que devemos tomar este procedimento, levando em consideração neste caso a modelagem e não o comportamento natural deste espécie. A desfolha é realizada mais para o final do inverno início da primavera, pois como o inverno do Rio não é rigoroso estaríamos “ajudando” a planta com a queda total das suas folhas. Então a desfolha de verão/outono seria apenas para acelerarmos os trabalhos de modelagem, ok ?
Eu na verdade vejo minhas plantas como um termômetro, onde mesmo sabendo que algumas espécies podem ser desfolhadas no verão, espero que elas me mostrem as folhas envelhecidas primeiro para depois fazer as desfolhas, respeitando o limite das estações. Então como eu sei que muitas se desenvolvem mais no verão, como no caso dos Ficus emitindo folhagem novas nessa estação, espero que estas folhas envelhecem e queimem para depois fazer tudo de uma só vez. Também pelo fato de estarmos mexendo com bonsai, onde temos que sempre compactar, ou seja, no pico de verão não adubamos, pois se adubássemos eles iriam emitir além das folhas grandes uma folhagem mais tenra .....fácil de serem queimadas. Isso acontece também pelo fato de aumentarmos as regas no verão, entende ?
Não adubo as espécies de plantas que estão com flores e frutos !


Grande abraço,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Oi Cláudio,

Agora entendi... na verdade é tanta opinião contraditória que a gente acaba vendo na Net, que às vezes a gente faz até bobagem.... como o caso da desfolha no verão. Em relação as folhas maiores provenientes dessa desfolha fora de estação, isso eu vi acontecer.
Um outro exemplo são bonsaístas que diminuem a dubação no Outono e suspendem no Inverno... Você diria que existe mais de um caminho, ou isso é mesmo um erro?
Mas em relação à suspender a adubação no pico do verão, você sugere suspender até os adubos sólidos como o seu?
O clima anda um pouco complicado, ano passado o frio chegou tarde e demorou a se afastar. Aqui o calor ainda está muito forte e parece que não vai embora tão cedo...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

No meu caso eu só adubo com o orgânico.....claro !
Eu adubo normalmente, com a quantidade necessária a planta em questão respeitando a dosagem deste. Então adubo no outono e retiro o adubo no inverno, pois as plantas baixam o metabolismo não absorvendo o adubo orgânico sólido. Como o meu adubo é de liberação lenta e também dependendo da espécie em questão, o mesmo dura para ser absorvido ........as vezes, em algumas espécies que tenho, chego a adubar uma só vez no outono.
No pico de verão é bom suspender devido ao que escrevi anteriormente, mas você pode adubar no início de verão sim, ok ?
Quanto ao clima estar meio maluco, é simples quando enxergamos as nossas plantas como termômetro.................é uma questão de sermos mais observadores, entende ?
Elas com certeza iram nos mostrar o que fazer....pode crer tenho aprendido muito com elas !

Enxergue então por esse prisma que você vai longe meu amigo !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 7:20 am    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado !!!

Ratto, eu ía lhe fazer essas mesmas perguntas sobre o uso de seu adubo no Outono/Inverno, e pronto... vc já respondeu !!!

Lando, Felipe e Cláudio... valeu amigos!!!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 9:38 am    Assunto: Responder com citação

cara, vc me deu grandes esclarecimentos.
como sempre nota 10 ratto.
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 3:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, isso é o que falta de vez em quando... esclarecimento aonde existe a ação e a consequência.

Valeu Cláudio.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Gente,

Para mim é um grande prazer desfrutar com vocês todas essas questões. Assim que comecei no bonsai tinha uma gana muito forte por saber de tudo ao mesmo tempo. Diversas opiniões eu ouvia, mas por ser biólogo e um pesquisador muito curioso, ou mesmo pelo o tempo que tenho no bonsai, foi que me trouxe o bom senso. O que eu mais gosto é poder compartilhar tudo isso com vocês, ok ?
Do que adiantaria se nós levássemos tudo isso para o buraco, não é mesmo ?
Aprendi muito com os poucos mestres que conheci, onde eles sempre mantinham um nível de amizade muito forte para aqueles que realmente estavam interessados................era só fazermos as perguntas e eles simplesmente respondiam o que achavam daquilo. Tudo na maior humildade .......tudo muito simples mesmo e sem medo de ser feliz.

Fiquem com Deus !

Abraços a todos,
Voltar ao topo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Por cá comercializa-se um produto chamado "ALgreen-95" da Greendel, que eu utilizo no Outono c/ NPK 0:56:56 (quimico).

Não me recordo se consta do site:
http://www.greendel.com/es/product.htm

Combate e previne as carências destes nutrientes, estimula as defesas naturais contra fungos, estimula o bom desenvolvimento radicular e evita a crise invernal.
Para estimular a floração e frutificação pode ser aplicado, durante a época de crescimento, pode ser aplicado na rega, nas folhas ou em simultaneo.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Castro...

Não achei o produto...


Outono tb é hora de dar uma reforçada com farinha de osso (fósforo) em plantas que florescem...
Durante o inverno elas vão manter uma concentração maior desse elemento em suas raízes para usa-lo na próxima primavera.

E nos presentear com mais flores!!! Razz
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 5:15 pm    Assunto: Re: OUTONO Responder com citação

Lando, o que me surpreende na atividade do Fórum é isto: porque o Outono começou as perguntas surgiram. Acho fantástica esta possibilidade de que, após uma informação corriqueira tenhamos, como tivemos, tantas questões importantes e pertinentes.
Outono.....sim senhor!

Lando escreveu:
Começou hoje (20.03.05 - 09:34h)

Um abraço a todos,

Orlando (Lando)

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Mário, pessoal,

Acho muito interessante as postagens sobre a estação do ano; o que se deve fazer ou não naquele período correspondente - como relativo aos cuidados em geral: adubação, rega, podas de raízes e galhos; se estamos ou não num período bom para yamadoris, etc.

É esclarecedor e fundamental para quem inicia.

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil