FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola - me deem dicas e críticas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 11:16 am    Assunto: Acerola - me deem dicas e críticas Responder com citação

Pessooal, eu podei essa acerola ontem (nao sei se devia ter feito isso nessa época?!) bom eu tb fiz uma alporquia pq aquele galho iria ser cortado pela metade, daí resolvi fazer o alporque. bom estou aberto pra sugestoes e criticas.


_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 3:38 pm    Assunto: Re: Acerola - me deem dicas e críticas Responder com citação

Oi Fernando, tudo bem?

Acabamos de entrar no outono e, em geral, a partir de agora as alporquias não são recomendadas.
Por outro lado, as alporquias em acerolas enraizam rapidamente e acho que não haverá problema. Se tudo correr bem, talvez em menos de 2 meses voce possa retirar esse galho já enraizado.

Outra coisa.... ao se fazer uma alporquia, preferencialmente mantenha a planta enfolhada, pois o fluxo de seiva se mantém mais intenso, facilitando o enraizamento. O fato de voce ter mantido as folhas do galho "alporquiado" deve amenizar esta questão.

Voce usou esfagno na alporquia? Como o "volume" do alporque me pareceu pequeno, apenas te sugiro atenção para manter o "substrato" do alporque sempre úmido. Se secar totalmente o resultado estará comprometido.

Quanto ao estilo... voce aramou a planta mantendo o tronco bem reto. Se é essa sua intenção, ok. Caso contrário, pelo porte da planta, me parece que ela aceitaria uma aramação mais forte, promovendo um movimento no tronco.... Mas isso fica a seu critério.

Por coincidência, fiz uma alporquia numa acerola pequena em janeiro e retirei 40 dias depois. Após a retirada, desfolhei a planta-mãe para aramação da estrutura. A parte retirada já está brotando e pretendo tranformá-lo num shohin, e a planta-mãe já está enfolhando bem....

Posso tirar fotos prá te mostrar os resultados.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Caramba....

Depois de umas dicas dessa, essa planta vai ficar boa...
Bom saber sobre essas coisas de alporquia, eu acho que eu estava fazendo errado tambem Razz

Obrigado
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 12:48 am    Assunto: Responder com citação

charles...
obrigado pelas dicas!
eu usei sfagno sim no alporque, o galho "alporqueado" tem aproximadamente 1 cm. eu deixei as folhas no ramo alporqueado justamente para o fluxo de seiva, mas nao sabia q era preciso ter folhas em toda a planta, valew pelo toque, da proxima vez nao faço essa desfolha.

eu pretendo deixar o tronco reto sim!

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil