FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A Árvore do Urso - Estudo de técnica
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2004 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mario, pessoal...........

Olhem esta seguência, está sendo usado cola Shocked .
Mario, com o crescimento das laterais (os troncos rachados) esta cola não irá quebrar (descolar) Question



Só deu uma dor no coração na foto do facão Sad

Favor comentarem

http://koi-z-are-us.20m.com/esc01.htm
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 1:00 am    Assunto: Trabalho Responder com citação

Rildo, acredito que o nosso amigo deva ter usado parafuso embora não citando especificamente. A própria degeneração da madeira morta, embora suficientemente protegida, acabará descolando por melhor que seja a cola. No meu trabalho usei massa plástica, esta usada para conserto de lataria de automóveis, depois usei pregos.

Rildo escreveu:
Olá Mario, pessoal...........

Olhem esta seguência, está sendo usado cola Shocked .
Mario, com o crescimento das laterais (os troncos rachados) esta cola não irá quebrar (descolar) Question



Só deu uma dor no coração na foto do facão Sad

Favor comentarem

http://koi-z-are-us.20m.com/esc01.htm

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Oi Mário... pessoal do forum.. tudo bem?

Esse assunto... tanuki/madeira arrastada tá me dando uma coceira....
Very Happy .... faz tempo que quero tentar.... quem sabe agora vai?...

Para os que já fazem, queria alguns esclarecimentos:

1- existe um líquido transparente (não sei o nome) à base de silicone, que se usa para impermeabilizar tijolos expostos, tipo de churrasqueiras. Será que funciona? Ele é transparente, sem brilho e com silicone, portanto, imagino que possa ser uma boa... Alguém conhece ou já usou?
Já usei calda sulfocáustica mas ela não resistiu na parte que fica na terra. Apodreceu como se nao estivesse protegida.

2- pregos ou parafusos não podem ser mantidos na planta "para sempre"? Por que teriam que ser retirados?

Mário, como vai a Árvore do Urso? Poste fotos quando houver novidades, ok?
Sergivaldo, voce deve ter madeira fantásticas para tanuki não???.. Com os yamadori que faz por aí, deve encontrar também muita madeira morta, não é?
Ratto, voce tem fotos do seu tanuki de junipero?

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Charles, este líquido conheço com o nome de silicone e é vendido em lojas de construção. Faz alguns anos apliquei nos tijolos aqui em casa. Não sei se funcionaria. Estou procurando um esmalte sem brilho que, acredito, dara uma durabilidade de muitos anos.

A repeito dos fixadores (pregos ou parafusos) penso que não haveria problema em deixá-los no local.

A árvore vai bem mas a madeira, embora bastante tratada com calda está pigmentando. Vou ter que rever esta parte.

Ratto, já somos dois pedindo coloque seu trabalho para termos idéia.

Charles escreveu:
Oi Mário... pessoal do forum.. tudo bem?

Esse assunto... tanuki/madeira arrastada tá me dando uma coceira....
Very Happy .... faz tempo que quero tentar.... quem sabe agora vai?...

Para os que já fazem, queria alguns esclarecimentos:

1- existe um líquido transparente (não sei o nome) à base de silicone, que se usa para impermeabilizar tijolos expostos, tipo de churrasqueiras. Será que funciona? Ele é transparente, sem brilho e com silicone, portanto, imagino que possa ser uma boa... Alguém conhece ou já usou?
Já usei calda sulfocáustica mas ela não resistiu na parte que fica na terra. Apodreceu como se nao estivesse protegida.

2- pregos ou parafusos não podem ser mantidos na planta "para sempre"? Por que teriam que ser retirados?

Mário, como vai a Árvore do Urso? Poste fotos quando houver novidades, ok?
Sergivaldo, voce deve ter madeira fantásticas para tanuki não???.. Com os yamadori que faz por aí, deve encontrar também muita madeira morta, não é?
Ratto, voce tem fotos do seu tanuki de junipero?

Abraços,
Charles

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 7:50 am    Assunto: Re: Fitilho Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, a árvore fixou-se naturalmente? Pois você não deixará o fitilho para sempre, não é mesmo!?

Cláudio C. Ratto escreveu:
Caro Mário,

Fiz um acoplamento aqui em casa com um Juniperus chinensis......
Não utilizei parafusos, pois a peça que tinha era da grossura de um dedo e sim fitilho plástico......
Quando faço esses tipos de trabalhos, procuro não coloca-lo logo em seguida em um vaso de bonsai e sim num vaso plástico fundo com bastante oferta de solo para recuperação da planta ....
Digo que de início fica feio, mas como o objetivo é estressar o menos possível o exemplar, creio que assim estejamos fazendo o mais correto.

Essas são minhas sugestões !

No mais te desejo todo o sucesso do mundo amigo !

Grande abraço,



Mário,

O fitilho sairá no próximo ano e usei epox para proteger a base da madeira morta.
Quanto a calda de enxofre com cal, passo depois que a planta está bem consolidada e protejo com um pano limpo todo o substrato, pois o mesmo pode matar a planta.

[]ão
Voltar ao topo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Apesar dessa técnica de acoplar uma árvore viva à outra, morta, não ser muito bem aceita pelos japoneses, acho-a bastante interessante.

Já tentei uma vez, com um Pithecellobium dulce, mas o resultado final não me agradou muito. Agora, como diz o Charles, que dá uma vontade danada de fazer, isso é verdade. Acho que vou tentar novamente.


"Sergivaldo, voce deve ter madeira fantásticas para tanuki não???.. Com os yamadori que faz por aí, deve encontrar também muita madeira morta, não é? "

(Charles)


Charles, de fato tenho facilidade em conseguir um bom material para tanuki. Estou com dois troncos partidos, que foram dois yamadori's mal sucedidos (infelizmente isto ocorre...), muito bonitos. Guardei-os, pois até hoje não me conformei em perdê-los. Mas, há muitos troncos secos que também dão uma excelente matéria prima para o tanuki. Vou começar a coletar também esse tipo de material.

Ah!, também gostaria de ver o trabalho do Ratto: agora somos três!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2004 1:23 am    Assunto: Tanuki Responder com citação

Não me esqueço quando em 1998, em Pelotas-RS, onde fui ministrar curso e levei Hidaka para demonstração com seus pinheiros, através da Ribeirão Preto Bonsai Kai, na tentativa de levar mais conhecimento por lugares mais distantes. A Associação não deu certo mas...o Evento foi bom. Depois do almoço, um dos alunos trouxe uma estrutura de árvore morta, bastante encorpada e pequena. Parecia ser uma "nana". Por alguma razão morreu e o aluno queria mostrar e falar do acontecido. Quando ele terminou de contar a "tragédia" com sua árvore eu perguntei:
- O que você vai fazer com esta estrutura?
- Nada - respondeu ele - Você quer para você?
- Quero - respondi.
- Então tá! É sua.

Fiquei olhando aquele estrutura de árvore bem modelada que deveria ter, pelo menos, uns 25 a 30 anos com uns 35 cm de altura. (Tenho comigo ainda hoje!).
Olhei novamente para a árvore morta e perguntei:

- É minha mesmo? Tem certeza?
Ele confirmou:
- Sim, é sua!

Neste momento, como sempre faço para chamar a atenção, estava falando mais alto. Muita gente já estava interessada na conversa. Então eu disse:
- Que bom, pois esta árvore está viva. Vá a Ribeirão Preto daqui a 6 meses e você comprovará.

Hidaka, que estava bem próximo e olhava atento.
Nisto, o aluno ficou olhando para mim e a sua volta sem entender nada. Eu....sorria. Bem, a árvore era minha agora.

Vamos deixar o resto da história para depois. Quero chegar ao Tanuki, razão do texto.

A partir deste momento, todas as vezes que Hidaka vinha falar comigo, começava assim

- Hái Tanuki San!

Isto foi a tarde toda do Sábado até que, acabamos os dois num restaurante para jantar e eu já não me aguentava mais para saber que "raio" de Tanuki era aquele. Então, finalmente, perguntei:

- Hidaka, o que é "Tanuki" afinal?

Ele deu aquele sorriso, tranquilo, deu um gole na cerveja e riu:

-Ah! Ah! Ah! árvore tá viva né, Tanuki San?! - E riu mais ainda.

Desde esta data, nunca mais me chamou de Mário. Recentemente, vi a relação quando descobri que se usa a expressão Tanuki para o trabalho de madeira arrastada que ele, naquele momento da conversa com o aluno, de imediato percebeu.

- Hái, Tanuki San!
- Hái Hidaka San!

-Hái para todos!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2004 6:44 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,

Não sei se você já conhece, mas o link abaixo é muito interessante e tráz um passo-a-passo de como fazer uma "madeira-arrastada".

http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm

Um abração,

Sergivaldo


Tanuki né?

Já tinha visto essa hp, Sergivaldo com o tempo e o engrosamento da muda o que aconte? a mdua vai envolver parte madeira morta?
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 9:44 am    Assunto: Responder com citação

No dia 16 de Outubro de 2004, mostrei a Árvore do Urso, experiência em madeira arrastada, "Tanuki bonsai", como queiram. Fiz uma poda na copa para mostar o urso melhor e para que a árvore se recomponha mais abaixo. Espero que isto aconteça.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil