FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CASTANHA DO MARANHÃO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 12:08 am    Assunto: CASTANHA DO MARANHÃO Responder com citação

"Bombacopsis glabra"
Variedade brasileira que por sua tendência extremamente apical dificulta a obtenção de galhos mas que, nem por isso, deixa de mostrar uma beleza bastante particular. Iniciei-me na Arte Bonsai através desta espécie.
Esta árvore dei o nome de "Trombeta do Senhor". A planta de acento é também uma castanha do maranhão com aproximados 5 anos. Nela estou conseguindo galhos.

Pequenas florestas, se é que se pode chamar assim, ficam encantadoras.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 8:25 am    Assunto: Re: CASTANHA DO MARANHÃO Responder com citação

Oi Mario...

Muito interessante essa planta.... O tronco tem um afunilamento supreendente!
Como voce conseguiu os galhos na pequena? Podando o tronco?
Se voce pretende galhos na maior, poderia fazer o mesmo que fez na menor?
Nunca havia visto esta planta antes....

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 9:07 am    Assunto: Re: CASTANHA DO MARANHÃO Responder com citação

Charles, esta é a "bombacopsis glabra", o tronco não mantém uma uniformidade. É bastante característico. Somente deixando crescer se consegue.
Os galhos na pequena apareceram devido a poda. Faço estas podas nas grandes mas é difícil conseguir a emissão de outros galhos. Tenho algumas poucas.
Ela é parente da "Paineira"

Charles escreveu:
Oi Mario...

Muito interessante essa planta.... O tronco tem um afunilamento supreendente!
Como voce conseguiu os galhos na pequena? Podando o tronco?
Se voce pretende galhos na maior, poderia fazer o mesmo que fez na menor?
Nunca havia visto esta planta antes....

Abraço,
Charles

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Mário, bem interessante esta espécie!
Será que aquela técnica de tracionar o ápice para baixo (como foi mostrado em framboyant) não funcionaria ? Já tentou ?

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre, ainda não tentei. Pode ser que funcione!
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 1:15 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Realmente bem interessante essa espécie e o seu trabalho.........Gostei !
Tenta com a tração, para ver se consegue mais galhos como o Alexandre escreveu, mas lembre-se de que a margem do galho tem que ficar apontada para baixo, ok ?
Caso não consiga de imediato apontar para baixo, vai tracionando aos poucos de tempos e tempos até que a gema apical fique apontado para chão.

Plantas e mesinhas também muito legais........parabéns !

Abração,
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio, conheço a técnica de emissão de galhos há muitos anos. Usei esta técnica em uma aroeira salsa, "schinus molle", que fica em meu viveiro pois precisava de galhos em determinado lugar. Na realidade não é o dobrar que faz a árvore emitir brotação e sim fazer daquele determinado lugar o ponto mais alto (Entendido pela planta como o ponto mais alto: ápice). Neste momento as gemas mais ativas se movimentarão.
Quanto ao tracionamento dos galhos, como você viu, pode não ser preciso usar. Proteja a terra do vaso com um saco plástico e deite o vaso deixando para cima o lado onde se quer a emissão de galhos. É muito provável a emissão de galhos usando esta maneira.

As mesinhas foram feitas por mim. Preciso arranjar tempo para desenvolver mais algumas. Além de tudo é muito agradável vê-las prontas.
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Tenho certeza de que você sabe como se faz, pois desde que me dei por gente, você já fazia bonsai..... Bem, como consegui em flamboiant a emissão de novos brotos a partir da tração de um ou mais galhos, passei várias informações para muitos bonsaistas e esses gostaram dos resultados e por isso que o Alexandre sugeriu...........
Também creio que você não tenha entendido direito como funciona a tração então vou repetir a técnica, ok ?
O simples fato de tracionarmos os galhos, faz com que o hormônio de crescimento se concentre mais na parte superior, pois ele está também relacionado ao foto-período ou simplesmente a luminosidade que vai entrar nessa parte da planta......o dorso desse galho tracionado. Então a gema apical desse galho seca e cai, mostrando indiretamente que o hormônio de crescimento está concentrado no dorso e não mais na gema apical. Com isso conseguimos menos cicatrizes e obviamente a dicotomia tanto pretendida sem muitos esforços de termos que ensacar ou reenvasar a planta em questão.
Desse jeito que você falou, envolvendo com saco plástico para a terra não cair, acho mais trabalhoso e o que eu faço é plantar em outra posição, pois as regas ficam mais fáceis, não ?
Mais a técnica da tração tem funcionado muito bem em diversas plantas e quase que não faço mais o re-posicionamento das plantas no vaso, me facilitando muito o trabalho por aqui. Outra coisa também a ser considerada com relação as técnicas para emissão de novos brotos, é envolvermos com saco plástico a copa da planta, pois propicia um aumento da umidade nessa região, facilitando o surgimento de novas gemas....
Acho legal estarmos questionando tudo isso, pois só vem a somar todas as nossas experiências com as diferentes espécies com as quais trabalhamos. Essa que você mostrou eu nunca fiz um bonsai, por exemplo..........Então acho que não custa nada tentar !

[]ão
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Caro Cláudio, minha colocação se reporta as condições onde você precise emitir galhos em um tronco e, que este tronco, não tenha a maleabilidade pretendida. Deitar a planta é uma provável solução. Não garantia!
Não tenho dúvidas da facilidade na torção do galho.
Grande abraço.
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olha,

Para acrescentar então, uma das espécies que gostam dessa técnica é uma espécie de Cedro que tenho aqui... plantados à partir da semente, devem ter entre 1 ou 2 anos... não tracionei propriamente, mas exerci uma pressão igual com arame, podei o ápice e o resto das folhas. Impressionante como surgiram brotos nesse ponto e em quase todo o tronco.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 7:13 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mario, ganhei Laughing 5 mudas e 4 sementes de uma planta que acho que é a castanha do Maranhão. A arvore que foi tirada as sementes não tem as folhas muito parecida com os da sua foto mas as mudas são iguais.
As sementes são mais ou menos do tamanho de uma moeda de 25 centavos marrom clara (bege) com vários riscos brancos. Será que é a mesma? Como é a poda desta espécie?

Rildo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Rildo, estas são as características da semente da castanha do maranhão mas, não posso afirmar que a sua seja a mesma visto que podem existir outras espécies com o mesmo tipo de semente. A castanha vem sempre com 7 ou 8 sementes.
Vamos aguardar. No Fórum Central, no tópico OUTONO, coloquei uma castanha pequena a qual mostra as folhas mais de perto. Verifique!
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Mário, consegui fotografar a árvore e a muda, só que a máquina esta um pouco "gasta" e a foto não fica legal mas da para ver.

Rildo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo, parece ser! Uma das caracterísiticas do tronco é a cor verde. A Castanha do maranhão não produz madeira propriamente dita ou seja, com a aparência de lenha.
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Mário, realmente é esta.......
O tronco da árvore é verde.
Agora preciso de dicas de poda para estas mudas, quando e o que podar?

Rildo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: