|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qua Mar 30, 2005 2:04 pm Assunto: Salgueiro Chorão |
|
|
Olá a todos!
Há algum tempo li que os salgueiros-chorão estavam em "fase de experimentação" na arte do bonsai. Resolvi então me aventurar. Comprei uma jovem muda, plantando-a em um vaso de bom tamanho. hoje, 10 meses depois, a jovem muda cresceu e engrossou visivelmente o tronco. Ela, com os galhos caídos está com, aproximadamente, 1 metro e erguendo os galhos passa de 1,70m.
Sei que ainda é uma planta jovem e que deve permanecer muito tempo em treinamento, mas gostaria de saber se é possivel desenvolve-la para um bonsai. quaisquer outras dicas também sao bem vindas!
obrigado
Marco |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qua Mar 30, 2005 5:58 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Você teria uma foto dela para a gente ver ?
Bem, por enquanto te digo que existem outras espécies de salgueiro chorão, mas acredito que todas são boas para a prática do bonsai.......
A princípio você teria que podar todos esses galhos na margem e caso estes levantem depois de podados............. arame posicionando-os para baixo.......
Depois de uns 15 a 20 dias vão começar a surgir os novos brotos......futuros galhos e com repetidos cortes nas margens desses galhos, você estará criando ramificações..........criando a dicotomia necessária para que esta se comporte como uma árvore em miniatura. Uma adubação correta é de suma importância para a maioria das plantas que estamos utilizando para bonsai. Então sugiro que você leia os tópicos antigos que falam sobre adubação, ok ?
Estou escrevendo tudo isso sem contar com o visual que ela tem, mas com as suas descrições a mesma tinha que ser podada no tronco antes de fazermos os trabalhos de enchimento e compactação da copa, para conseguirmos uma compactação ainda maior deste exemplar. A parte radicular também tem que estar de acordo.....então são tantas coisas que temos que ir "corrigindo" para conseguirmos um bonsai que retrate com fidelidade o que ocorre na natureza que tem que ser por partes, ok ?
Continuemos a trocar idéias, pois tenho interesse, assim como os outros colegas, em vê-la futuramente e com isso poder te ajudar, falou ?
Coloque fotos !
Grande abraço, |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qui Mar 31, 2005 10:32 am Assunto: |
|
|
Como vai Claudio, tdo bom?
É verdade! existem varios tipos de chorão... Tinha me esquecido deste detalhe! Bom, ai vai uma foto que tenho dele, tirada no dia 5 deste mês. Ele cresceu um pouco mais mas, basicamente, está desta maneira:
Antes de colocá-lo neste vaso fiz uma poda leve nas raízes e podei parte da raiz principal, afim de evitar a formação de uma raiz muito profunda, o que dificultaria no futuro.
Sobre a adubação, estava adubando mensalmente com 10-10-10 mas reduzi a adubação nos últimos tempos...
Quanto a poda, sei que tenho que podar o tronco, mas meu receio é dificultar o engrossamento do mesmo. Imagino existir uma relação entre tamanho-peso-grossura do tronco. Por isso ainda não podei, afinal quanto maior ela ficar mais pesada ficará, e portanto engrossará a base para manter-se ereta. Mas não consultei se isso é válido. Está correto?
obrigado
abraço!
Marco |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 3:43 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos! Estou reavivando este tópico em busca de algumas dicas sobre o que fazer com meu querido chorão.
Espero que não se importem com minha insistência.
obrigado.
Marco |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 10:24 am Assunto: |
|
|
Fala Marco !
Quem não chora não mama..............hehehe !
Seu salgueiro é maneiro !
Quanto ao que se refere ao espessamento do tronco, é mais ou menos assim como você escreveu. Mas veja, se aplicarmos as técnicas de forma apropriada, digo em deixarmos somente as raízes laterais e podarmos os galhos, estaríamos estimulando uma melhor formação de todo o conjunto..........raiz, tronco, galhos e ramificações........
Para min você fez certo em podar as raízes que estão indo para baixo e caso queira esperar mais um pouco para ver se o tronco engrosse.....tudo bem, é melhor mesmo. Futuramente ou quando ele estiver da grossura desejada por você, pode-o drasticamente permanecendo no mesmo vaso até completa cicatrização. Você pode e deve anualmente trocar o vaso por um de maior tamanho, ir completando com solo novo até completa cicatrização. Nunca esqueça de adubar e troque esse seu adubo 101010 químico por um orgânico com baixas concentrações de NPK, ok ?
Isso é para que você consiga um melhor aproveitamento do substrato original, que só com a adubação orgânica consiguira......restaurando ...revitalizando o solo, coisa que a adubação química a gente não consegue, entende ?
Uma técnica interessante que desenvolvi por aqui, consiste em deixar por alguns meses as estacas de salgueiro em água.........Assim temos facilidades de observarmos as raízes se desenvolverem, facilitando as podas das mesmas e futuramente então planta-las em um vaso...... incrível isso, mas é real !!
Vamos ficar trocando informações até que consigamos ver esse seu salgueiro do jeito, falou ?
Grande abraço,
PS: Desculpe-me pela demora. |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qui Abr 07, 2005 11:47 am Assunto: |
|
|
Fala Cláudio!
Primeiro queria agradecer a atenção!
Entao, o tronco está com uma grossura de aproximadamente 1,5 cm. Pretendo obter um tronco de, no minimo uns 4 a 6 cm. Minha ideia original era dar a essa bela arvore a ideia de robustez, imponência, entende?
Minha dúvida, porém, é quanto à altura. Minha inexperiência está dificultando esta decisão. Vc tem alguma sugestão?
Ah, gostaria de agradecer também as explicações sobre a adubação. Muito interessante e vai ser muito util para mim, agora que sei mais estes detalhes sobre as diferenças resultantes destes dois tipos de adubos.
Vc não sabe como me deixou animado agora!!! Adorei saber que poderei fazer estacas do chorão. Sabe, cada vez que olho pra ele e penso em qdo vou podar meu coração fica apertado! Mas vai ser incrível poder tirar estacas de minha poda. Se fizer estacas mais grossas (aprox 1 cm) vão pegar tb?
Amarrei o galho principal dele naquela grade do fundo da foto, pois as folhas já estavam tocando no chão e queimando. Acho que o tronco vai ficar com um movimento interessante!
um abraço!
Marco |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Abr 09, 2005 10:51 pm Assunto: |
|
|
Marco Antonio Marques escreveu: | Fala Cláudio!
Minha dúvida, porém, é quanto à altura. Minha inexperiência está dificultando esta decisão. Vc tem alguma sugestão?
Se fizer estacas mais grossas (aprox 1 cm) vão pegar tb?
um abraço!
Marco |
Marco,
Respondendo a sua primeira pergunta, a escala mais apropriada com relação a altura é de 6 vezes o diâmetro da base do tronco, ou seja, assim que o seu salgueiro chorão estiver com 4cm de diâmetro você teria que projetar 24cm para cima e fazer um corte em diagonal, ok ?
Quanto ao diâmetro das estacas, como disse anteriormente, por aqui tenho colocado em um isopor com água estacas de mais de 6cm e todas desenvolveram raízes satisfatoriamente.
Atenciosamente, |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Dom Abr 10, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Cláudio,
obrigado pela sua ajuda, pode ter certeza que foi (e será de grande valia).
De posse dessas informações me sinto agora seguro no que fazer e quando fazer. Fico feliz e me sinto privilegiado em poder receber, de maneira tão fácil e clara informações importantes como essas.
Espero um dia poder também repassar conhecimento, pois esta é a melhor maneira de evoluir.
Ah, e qdo o chorão estiver maior posto novas fotos dele, ok?
abraço
Marco |
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Seg Abr 11, 2005 3:51 am Assunto: |
|
|
Ratto...
Me desculpa mas fiquei meio em dúvida...
Estacas de Salgueiro com 6 cm de diâmetro?
Nunca tentei nda com salgueiro pq acreditava demorar demais e tb nunca havia achado uma muda razoável...
Qual o comprimento da estaca?
Valeu! _________________ Abraço
Olavo |
|
|
 |
|
Enviada: Seg Abr 11, 2005 1:03 pm Assunto: |
|
|
Olavo,
Tenho estacas de até 1m de altura por uns 5cm de base que estão cheias de raízes.........
Porém antes de a colocarmos num vaso com solo, temos que mantê-las em água dentro de uma caixa de isopor......e olha que nunca fiz uso de enraizadores. Infelizmente ainda não tirei fotos disso, mas as tenho por mais de 5 meses assim e todas vão bem obrigado.
Como disse anteriormente para o Marco......Isso é incrível, porém real..........e esta espécie ajuuuuuda em muito.
Um abraço, |
|
|
 |
israelboff

Registrado: 29/09/10 Idade: 46 Mensagens: 38 Localização: Canoas-RS
|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 10:44 am Assunto: Ajuda para conseguir muda de chorão |
|
|
Pessoal, estou feito louco procurando umas mudas de chorão pra mim,,, Alguém sabe onde tem ou teria para me enviar? meu msn é caleu29@hotmail.com - se alguém quiser me adicionar para trocar algumas idéias, agradeceria muito!
Israel |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|