FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Madeira de Lei
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlinhos Alberto

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 2:04 am    Assunto: Madeira de Lei Responder com citação

Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 7:39 am    Assunto: Re: Madeira de Lei Responder com citação

Carlinhos, com certeza é possível. Sergivaldo ou Bergson, que são da região, provavelmente terão informações complementares para você.
Jacarandá, Pau-brasil, Ipê e tantas outras são viáveis. As necessidades são as mesmas com as variações específicas para algumas espécies. Acredito que qualquer uma delas se desenvolva muito bem em sua região.

Carlinhos Alberto escreveu:
Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Antonio Marques

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo que me informei a pitanga tb é madeira de lei. Essa informação procede?

Quanto aos ipês, alguém ai tem ou sabe quem tem um bonsai de ipê roxo? to com uma muda aqui, num vaso de treinamento que pretendo evoluir para um bonsai um dia, mas tá dificil imaginar como. Agora que desenvolveu notei que este possui folhas grandes, talvez até demais, para um bonsai.... Bem diferente do ipê amarelo.

abraço
Marco
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 7:28 pm    Assunto: Re: Madeira de Lei Responder com citação

Carlinhos Alberto escreveu:

Carlinhos,

Apesar de não ter nenhuma experiência com essas espécies, creio que seja possível cultivá-las aqui no Nordeste, principalmente o Jacarandá, que ainda é encontrado em reservas florestais. O Mogno é muito cultivado na região Norte e acredito que não seja tarefa difícil adaptá-lo ao nosso clima.

Agora, se essas espécies são boas para o cultivo de bonsai, isto eu não tenho como dizer, pois ainda não tentei e também nunca vi nenhum bonsai delas.

Marco Antonio,

Pelo que sei, madeira de lei é um termo utilizado para as madeiras consideradas boas para construção civil e/ou que fiquem expostas às intempéries. Construir uma casa usando madeiras da pitangueiras não deve ser uma tarefa fácil, pois como sabemos essa frutífera é bastante ramificada, não cresce muito e, portanto, muito difícil de ser tranformada em madeira de lei. Ela dá muito bem para "bonsai de lei".

Aqui no Nordeste temos uma grande variedade de opções para fazermos nossos bonsai, além da pitangueira, temos a jabuticabeira, a bougainvíllea, ficus, calliandras, acerola, jurema, mata-fome (P. dulce), araçás, quixabeira, pau-mulato, batinga, murta, ubaia, murici, etc, etc, etc,....

Um abração,

Sergivaldo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, Sergivaldo,

Essa controvérsia MADEIRA DE LEI vs PITANGUEIRA ficou muito engraçada!

Rsss

Amigos, o Sergivaldo está certo. Madeira de Lei é madeira nobre, especial para construção de móveis, casas e etc.

Até mais,

Orlando (Lando)
Marco Antonio Marques

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Sei que a madeira da pitangueira não é utilizada na construção... O que quero dizer é que ouvi dizer(portanto não tenho condições de afirmar categoricamente) que a madeira da pitangueira é nobre sim... Mas vai saber né, já ouvi tanta besteira... acho que acabei acreditando em uma delas. : Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: