|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlinhos Alberto
|
Enviada: Ter Mar 22, 2005 2:04 am Assunto: Madeira de Lei |
|
|
Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste? |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Mar 22, 2005 7:39 am Assunto: Re: Madeira de Lei |
|
|
Carlinhos, com certeza é possível. Sergivaldo ou Bergson, que são da região, provavelmente terão informações complementares para você.
Jacarandá, Pau-brasil, Ipê e tantas outras são viáveis. As necessidades são as mesmas com as variações específicas para algumas espécies. Acredito que qualquer uma delas se desenvolva muito bem em sua região.
Carlinhos Alberto escreveu: | Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste? |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qua Mar 30, 2005 1:57 pm Assunto: |
|
|
Pelo que me informei a pitanga tb é madeira de lei. Essa informação procede?
Quanto aos ipês, alguém ai tem ou sabe quem tem um bonsai de ipê roxo? to com uma muda aqui, num vaso de treinamento que pretendo evoluir para um bonsai um dia, mas tá dificil imaginar como. Agora que desenvolveu notei que este possui folhas grandes, talvez até demais, para um bonsai.... Bem diferente do ipê amarelo.
abraço
Marco |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 30, 2005 7:28 pm Assunto: Re: Madeira de Lei |
|
|
Carlinhos Alberto escreveu: | Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste? |
Carlinhos,
Apesar de não ter nenhuma experiência com essas espécies, creio que seja possível cultivá-las aqui no Nordeste, principalmente o Jacarandá, que ainda é encontrado em reservas florestais. O Mogno é muito cultivado na região Norte e acredito que não seja tarefa difícil adaptá-lo ao nosso clima.
Agora, se essas espécies são boas para o cultivo de bonsai, isto eu não tenho como dizer, pois ainda não tentei e também nunca vi nenhum bonsai delas.
Marco Antonio,
Pelo que sei, madeira de lei é um termo utilizado para as madeiras consideradas boas para construção civil e/ou que fiquem expostas às intempéries. Construir uma casa usando madeiras da pitangueiras não deve ser uma tarefa fácil, pois como sabemos essa frutífera é bastante ramificada, não cresce muito e, portanto, muito difícil de ser tranformada em madeira de lei. Ela dá muito bem para "bonsai de lei".
Aqui no Nordeste temos uma grande variedade de opções para fazermos nossos bonsai, além da pitangueira, temos a jabuticabeira, a bougainvíllea, ficus, calliandras, acerola, jurema, mata-fome (P. dulce), araçás, quixabeira, pau-mulato, batinga, murta, ubaia, murici, etc, etc, etc,....
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Mar 31, 2005 1:26 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, Sergivaldo,
Essa controvérsia MADEIRA DE LEI vs PITANGUEIRA ficou muito engraçada!
Rsss
Amigos, o Sergivaldo está certo. Madeira de Lei é madeira nobre, especial para construção de móveis, casas e etc.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qui Mar 31, 2005 2:41 pm Assunto: |
|
|
Sei que a madeira da pitangueira não é utilizada na construção... O que quero dizer é que ouvi dizer(portanto não tenho condições de afirmar categoricamente) que a madeira da pitangueira é nobre sim... Mas vai saber né, já ouvi tanta besteira... acho que acabei acreditando em uma delas. :  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|