FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Flamboyant
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2005 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Também adoro flamboyant. Mostro aqui o nebari da planta que estou estilizando. Ainda estou no início, este é o segundo processo de secções basais... Consegui dar um aspecto de envelhecimento nessa planta fazendo riscos em toda sua extensão - até a coloração da casca mudou; era acinzentado, e passou para marrom. Ficou interessante!



E aqui são as brotações naturais dando origens a galhos. Reparem no ápice e nas axilas dos pecíolos - pequenos brotos surgindo:



Não tive sucesso ainda com o surgimento de brotos por tração. Estou tentando em outra planta e ainda nada! Ratto, da-me uma luz.

Em contra partida, fui bem sucedido com a brotação de diversos galhos com um método que experimentei em uma outra planta. Só que esse método, o qual apelidei de "KAMIKASE", estraçalha a planta toda! Por extensão ao significado da palavra... É um verdadeiro "furacão"... Rsss

Até mais!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Seg Mar 07, 2005 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

O lando,

Esses riscos que você fez em todo tronco foi bem superficial ou chegou a passar a periderme ?
Me descreva em detalhes como você fez a tração ?
Por favor, explique para todos aqui esse novo método "kamikase" criado por você, falou ?
Acho que seria de grande valia.

Aguardo o seu retorno !

Um abraço,
Voltar ao topo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Ratto,

Fiz duas experiências com esses riscos... Obtive ótimos resultados. Na primeira experiência, que foi com a cobaia a qual apliquei minha técnica "kamikase", os riscos foram bem profundos (intraderme), ou seja, foram incisões em toda a extensão do tronco. O que ocorreu? Como nas incisões basais, o tecido da flamboyant cresceu, exdendeu. Mas esse tecido não ficou protuberante como se costuma ver saltando na base, ele esticou, e por conseguinte, o resultado não poderia ter sido outro que o engrossamento do tronco. Na segunda experiência, que foi com o exemplar da foto acima (depois posto fotos com melhores detalhes), os riscos foram apenas superficiais - nesse caso, não houve o crescimento da derme, porém, ocasionou a mudança na coloraçao da casca - imagino que a razão disso se deve à desidratação da mesma, da epiderme. É como se eu tivesse antecipado a sua velhice.
Em breve, antes mesmo do término dessa estação, estarei riscando mais profundamente sobre os mesmos riscos dessa planta com o intuito de se obter nervuras - como daquelas árvores antigas, de casca grossa! Tenho certeza de que estou no caminho certo. Os resultados estão me mostrando isso...
Lembro-me bem de quantas críticas desagradáveis eu recebi no início, quando entrei num fórum. Mas fui paciente, dei a volta por cima, e hoje, com minha persistência nesses experimentos "malucos", estou descobrindo coisas interessantes...

Ratto, vou fazer uns desenhos explicando a maneira como fiz no procedimento para o kamikase; postarei também uma foto da planta e outra com o exemplo de como faço as trações.

Um abraço!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Citação:

Lembro-me bem de quantas críticas desagradáveis eu recebi no início, quando entrei num fórum. Mas fui paciente, dei a volta por cima, e hoje, com minha persistência nesses experimentos "malucos", estou descobrindo coisas interessantes...


Acho que com isso, todos saem ganhando... já não foi a primeira vez que exprimentei esse tipo de técnica e deu muito certo.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Legal Lando !

Fico contente em saber que tem gente como você melhorando ainda mais essa técnica das incisões. É por isso que digo, sempre estou aprendendo com a arte do bonsai, pois existem outros artistas, além da troca que temos com cada exemplar que trabalhamos. A flora em nosso planeta é grandiosa e sempre vai existir uma planta que ainda não conhecemos, ou mexemos, pois acredito ser impossível abraçarmos toda a biodiversidade, não é mesmo?
Cada um com seu talento e todos crescendo em prol de uma coisa só..........que é a arte do bonsai.........e sem medo de ser feliz !!
Mas me diga também como você fez a tração, ok ?
A troca de informações só vem a somar amigo !

Aguardo seus desenhos e fotos !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, Ratto,

Dando continuidade ao assunto, estou postando na seção "FAÇA VOCÊ MESMO!" a técnica que criei e apelidei KAMIKASE.

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 1:37 am    Assunto: Responder com citação



ai está a foto do meu flamboyant que plantei no chão.
eu fiz os cortes nas raizes que o Ratto disse pra fazer, e també fiz os cortes no tronco, igual o da técnica kamikaze que o lando disse.

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
itamarbl



Registrado: 05/03/05
Mensagens: 48
Localização: João Pessoa Paraíba

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal, conheço bem essa espécie e ela deve ter entre 8 a 9 anos.
E amigo quano a modelação etc e só ter um pouco de calma com essa espécie pois ela e muito sensivel e vc deve conduzir as folhas jovens com cuidado e com um fio bem fino e maleavel mas com calma pois para Bonsai o tempo não importa.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marileda



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 27
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Estou fazendo as dicas do Ratto e o meu Flam está ficando chocrível!!!!
Vou ver se consigo postar foto da tração dos galhos...

Olhem os brotinhos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil