FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 12, 13, 14, 15, 16  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2007 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Valentini meu caro,muito obrigado pelas dicas.Esse foi realmente um dos tópicos mais instrutivos que já encontrei em foruns.Seria muito bom ter lido algo semelhante há alguns anos atrasNo mais ,quero tb parbenizar o Luciano por ter trazido você ao nosso Forum.
Um grande abraço,
Leo
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm    Assunto: adubação Responder com citação

Valeu Léo,
estamos aqui para tentar ajudar naquilo que já aprendemos e dominamos.
O que ainda virá, só o todo poderoso sabe, mas de uma coisa tenho certeza, aprendemos a cada dia, a natureza é muito sábia, não passa tudo de uma vez, nos dá a oportunidade de observar e respeitar o seu ciclo.
Abraços
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2007 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Valentini, quero aproveitar para saber se vc conhece a argila vulcânica que é usada em aquários para plantio de plantas naturais, acabei de adquirir 02 kg e estou pensando e utilizar nos bonsais. Outra coisa, pode me informar se a BIOKTIS ainda fabrica o Hormônio enraizador concentrado(o que vc usa uma gota para um litro), não tenho conseguido encontrar no mercado, apenas o comum (40gotas para 01 litro). Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Mar 24, 2007 10:16 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Glauco, que tal fotografar esse substrato vulcânico e mostrar em fotos aqui no forum, para que todos possamos estar conhecendo? Very Happy

Um material usado em aquario, que tenho feito uso, é a LATERITA, com minério de ferro. Seu aporte visa combater a CLOROSE FÉRRICA, que ataca as plantas, amarelando suas folhas. Em consequencia desse ataque, ocorre gradativamente a morte da planta. Sad
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2007 2:14 pm    Assunto: adubação Responder com citação

Olá Glauco,
se este material vulcanico não apresentar nenhuma composição que venha adicionar ao meio alguma propriedade que acidifique, creio que somente com a experiencia é que realmente saberá, principalmente se tiver mais de uma planta da mesma especie, então poderá comparar o comportamento, brotação e reação da planta. O ideal é utilizar apenas em uma planta a aguardar. por não conter matéria orgânica, atente para a adubação, afinal este tópico é pra se falar sobre nutrição de plantas e seus meios cultivares.
Aqui em Minas Gerais, temos utilizado com enorme sucesso a caqueira de tijolo/telha moídos, para todas as especies, umas com mais outras com menos quantidade de matéria inorgânica e tem funcionado muito bem, toda opção é válida. boa sorte e depois nos dê o caminho das pedras, onde encontrou e onde tem mais.
Abraço
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 4:28 pm    Assunto: Re: adubaç Responder com citação

valentini escreveu:
Caro André,
Eu trabalho na Industria Biokits que produz e comercializa a linha de produtos BIOFERT, e a pouco mais de 2 anos lançamos um produto que se chama Biofert Floração, que tem o seu NPK em 04-14-08 e contém ainda mais 10 nutrientes sendo 1% de Enxofre que utilizado via áerea combate ácaros e ainda propicia a planta uma boa formação radicular.
Pois bem, sua intenção é fertilizar diariamente suas plantas. Todo nutriente para ser absorvido é levado às plantas pelo Nitrogênio que funciona como "cavalo" para levar os demais nutrientes.
Se vc tem uma planta nova, para crescer, teoricamente vc precisa de uma mistura mais rica em matéria orgânica no vaso, além de ser desejável uma adubação complementar com foliar mais rico em nutrientes com o Nitrogênio mais alto. Se vc já tem uma planta desenvolvida e quer apenas proporcionar sua manutenção, utilize fertilizante com NPK equilibrado, tipo 09-09-09 ou 20-20-20, sendo o primeiro o BIOFERT PLUS que é fabricado aqui na Biokits. Experimente e veja se te agrada, caso não agrade, procure produtos no mercado que sejam fabricados a base de sais minerais. O que importa é que voce seja regular na periodicidade, se começar diariamente voce acostumará suas plantas assim, se for semanal as plantas assimilarão e "dançarão" conforme a música..
Abraço
Valentini


Olá Valentini,

Existe embalagem de 1 litro do 4-14-8 floração ?
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 4:56 pm    Assunto: adubaçao Responder com citação

Ainda não temos. Estamos aguardando aprovação da embalagem pelo Ministério da Agricultura, pode demorar um mês, como pode demorar tres, assim que tivermos avisarei aqui no forum.
Obrigado pelo interesse. Este produto é terror do Luciano de Teresopolis, pois ele usou lá e segundo ele os "matinhos" se multiplicaram.
Abraço
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 7:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Valentini, alguns bonsaistas japoneses estão aplicando em suas plantas produtos contendo N3-P6-K5 e N6-P5-K2. Agora o João Porto questiona sobre um produto com essa outra composição, 4-14-8. Adubações com essas concentrações realmente favorecem uma maior floração? Shocked

Eu observei ainda que eles (japoneses), dão especial predileção pelo Biogold (www.biogold.co.jp), principalmente para coniferas. Usei esse adubo certa vez, mas como foi apenas uma aplicação, não pude perceber nenhuma grande vantagem com sua aplicação. Sua empresa fabrica algo semelhante? Qual seria a concentração ou distribuição NPK de um produto como esse? Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Estou tentanto comprar farinha de sangue , alguem sabe de alguma empresa que vende através da net ?
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 11:28 am    Assunto: adubaçao Responder com citação

Ola Nicky e João
Estes adubos japoneses com baixo NPK faz parte da cultura deles. E isso é inquestionável.
O Biogold é um mix de organicos peletizados, ou seja, um montão de materias organicas, já devidamente curtidas e devidamente "formatado" ou seja , com equilibrio dos materiais utilizados, que não apresentam uma quantidade muito expressiva de Nitrogênio-N-, acho, que já abordei aqui, o quesito de excesso de -N- , que ele é o "cavalo" para os demais nutrientes, portanto fundamental em qualquer formulação e é ele que leva os nutrientes para a Planta. O excesso de -N- causa o estiolamento(afina e fica mais comprida) das folhas, causa um maior espaçamento dos entrenós(espaço da brotação das folhas), sendo que o normal em uma jabuticaba por exemplo é de aproximadamente 01 cm de um casal de folhas para o outro, se este espaço estiver com mais de 02 cm, a adubação está ligeiramente mais nitrogenada(excesso), se estiver ainda maior, aí sim, está por demais nitrogenada. É assim que vamos controlando a quantidade de matéria orgânica. E o Biogold já é um produto bem estabilizado e equilibrado(só tem um defeito, é caro). Volto a ratificar, o que importa é a regularidade na adubação e não quantidade de adubação, o que importa é o equilibrio dos adubos utilizados. Toda experiencia é super válida, eu experimento tudo que me cai em mãos.
João, o sangue calcinado não deve ser tocado sem luvas, voce pode encontrar em frigorificos que têm fornos para isso, tanto bovino, quanto suíno, ou então "porquino", 100 gramas é suficiente para 20 quilos de massa pronta ( mistura), mais que isso, dá excesso de Ferro(Fe), e não é conveniente.
Abraço
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Valentini, pelas informações e não deixe de avisar aqui no forum quando tiver disponivel a embalagem economica do floração 4-14-8 , me responda outra coisa, o biofert raiz é vendido em várias concentrações ou não ?

obrigado
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 1:53 pm    Assunto: adubaçao Responder com citação

joaoporto escreveu:
Obrigado Valentini, pelas informações e não deixe de avisar aqui no forum quando tiver disponivel a embalagem economica do floração 4-14-8 , me responda outra coisa, o biofert raiz é vendido em várias concentrações ou não ?

obrigado

Olá João,
Assim que lançarmos o produto avisarei aqui no item - adubação-
Em breve não muito perto estaremos lançando produtos novos, e certamente, será pensando no bonsai e nas orquideas. Te agradeço o interesse e espero sinceramente que indique nossos produtos 100% nacional para seus amigos e conhecidos. continue ajudando a prestigiar a industria brasileira, continue ajudando a gerar empregos aqui no Brasil.
Forte abraço
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:09 pm    Assunto: produto nacional Responder com citação

Valentini, Eu tenho falado e recomendado a maioria das pessoas os teus produtos. Sabes que eles substituem , ate com ganho, o Dynogrow e outras coisas importadas! O 4-14-8, e fenomenal, e deve ser usado em todas as floriferas e frutiferas! Quanto ao terror , e porque meu substrato nao e esterilizado! Att. Luciano.
Voltar ao topo
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Como diz o Luciano, FELOMENAL este tópico, anotei tudo o que não sabia e vou botar em prática. Wink
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos

Gostaria de agradecer por subirem este tópico, q coisa maravilhosa!

Estou há algumas horas lendo e n consegui parar até terminar, como aprendi!

Obrigado à todos e quem sabe aprenderemos muito mais, subindo ele de novo!

Grande abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 12, 13, 14, 15, 16  Próximo
Página 13 de 16

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil