FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Kakemono 2
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> KUSAMONO - KAKEMONO - BAMBU e TRABALHOS GERAIS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 1:17 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, ainda continuarei a me considerar um leigo nesse assunto, embora arrisque um palpite ou dois. Embarassed Embarassed

Creio que o redimensionamento ficou menos impactante, mas não sei se mais atrativo, se é que se pode compreender tal indecisão.... Shocked

De qualquer forma, temos em voce um ótimo artesão para moldar nossas idéias, mostrando para todos, com sua arte, uma nova visão dos nossos anseios em construir algo inusitado e surpreendente. Very Happy

Certamente, linhas e traços, quando bem executados, permitem construir algo que, tal como o bonsai, antes não passava de simples rabiscos. Juntar esses rabiscos e formar uma obra de arte não é tarefa para nós, leigos. Não aspiro a tanto, mas alegra-me poder ver, em sua arte, representados minhas pretensões bonsaisticas.... Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 1:34 am    Assunto: Responder com citação

É nick, também concordo. Tirar a árvore também não funcionou....
mas está longe do clima do primeiro, que por sinal fiz uma versão noturna que ficou ainda mais astral. O photoshop é fantástico neste aspecto. trabalha-se até não saber mais para onde ir, que é o caso aqui em questão.

Agora é dar tempo ao tempo para saber ao certo o que procede. Como sempre o simples nada tem de fácil e o vazio que enche e participa da imagem algo bem complexo de alcançar na pintura e nos bonsai.

Valeu imensamente por sua sinceridade e sensibilidade.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 2:23 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, naquele link que traz lindos desenhos de artistas japoneses, dos quais voce selecionou alguns para mostrar aqui no forum, há alguns que vislumbrei apenas traços, não sei se nanquim ou outro recurso, em que há apenas a insinuação de algo maior. Shocked

Talvez pudesse voce, com sua criatividade e excelencia em desenho, fazer algo parecido, ou até melhor, com esse desenho em particular. Apenas mostrando algo tracejado (não sei se esse o termo correto), ao invés de um desenho totalmente preenchido. Talvez dessa forma tivesse o vazio que citas, vez que, ao riscar os contornos, sem no entanto fechar o risco, poderias mostrar essa paisagem desnudada, mas ao mesmo tempo repleta, vez que os elementos principais estariam ali, ainda presentes, sem no entanto "roubarem" a cena entre eles. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 2:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, desculpe a continuação, sem esperar resposta, mas é que encontrei um novo site, sobre KAKEMONO e achei que talvez possa interessar ao nobre amigo:

http://lejardindekanojo.free.fr/kakemono/kakemono.php

Está em francês, mas não é lá um idioma tão complexo quanto nihon go (japonês) de maneira que creio voce não terá dificuldades em ler. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 2:55 am    Assunto: Responder com citação

que maravilha de site nicky, Shocked

Destaco este bonsai que é um dos mais belos que já vi (ou serão meus olhos leigos)




e que apresentação. Perfeição é a palavra. Até a graminha sob a árvore que parece separada dela ficou estranhamente perfeita.
Já ganhei a noite. O programa dos vasos que estava a revisar fica para depois. Vou passear...
Very Happy Very Happy
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Mar 25, 2007 4:04 am    Assunto: Responder com citação

Mas voltando, agora eu sem deixar tempo para sua resposta, para você entender. O meu primeiro kakemono tem um vazio mais oriental mesmo, o vazio é o branco do papel ou da seda, sob o qual entram manchas de nanquim, por vezes totalmente suaves, com um cinza bem claro. O belo kakemono do site que você indicou é deste tipo.



Neste meu outro, o deste tópico, queria algo mais ocidental, nacional, e por que não dizer, pessoal.
O Hiroshide, que com certeza você conhece, faz gravuras sobre madeira onde predominam as chapadas de cor que cobrem completamente o branco do papel. Não há a mesma leveza típica da mancha. Mas para conquistar esta leveza etérea da mancha não há necessariamente que usar o recurso de manter o branco do papel. Os ocidentais por vezes alcançam o etéreo de maneira totalmente diferente. O vazio é por vezes cheio de coisas. Para exemplificar isso deixo aqui um estudo de base totalmente preenchido e cheio de uma trama que acaba por formar uma espécie de vazio, de onde começam a aparecer duas montranhas.

Não é que partilhe do preconceito ocidental de ter de ser original, é só uma necessidade de entender a questão trabalhada por ambas culturas, em todos os seus aspectos e facetas (questão do vazio).
Agora, o oposto ao disforme e etéreo é a forma nítida e material. Este contraste dos opostos dá caráter e identidade aos combatentes - a forma e o disforme.
Pensei então em colocar uma árvore somente, nítida, trabalhada e com estilo determinado, de um lado e o vazio, seja lá qual for, de outro. Não queria perder o trabalho, que tenho gostado muito, de desenhar as árvores entende...
Divaguei né?
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> KUSAMONO - KAKEMONO - BAMBU e TRABALHOS GERAIS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil